O crédito consignado ganhou um grande espaço no mercado financeiro. Tanto, que alguns bancos se especializaram em oferecer apenas esta modalidade de crédito aos seus clientes. Mas há de se considerar muitos perigos envolvidos com este tipo de crédito, uma vez que ele não é as mil maravilhas que bancos e instituições financeiras pregam no mercado. Além disso, ele tem sido usado muito por golpistas como atrativo de possíveis vítimas. Vamos entender um pouco mais sobre o crédito consignado então.

Cuidados sobre o crédito consignado

Queremos botar isso em destaque porque muitos desavisados ainda caem em golpes de crédito consignado. Portanto, em qualquer negociação de crédito consignado, tenha em mente:

Não aceite a ajuda de pessoas que prometam acelerar o empréstimo;

  • Leia bem o contrato e se necessário, peça a ajuda de um advogado;
  • Pesquise as taxas de juros, comparando com outras instituições financeiras para saber exatamente o quanto a dívida vai pesar no bolso e negociando menores taxas;
  • Nunca forneça o cartão, a senha do banco, dados pessoas à outra pessoa sem que ela comprove que a instituição é idônea. Pesquise na rede e no PROCON antes de fechar um contrato.

Entendo o crédito consignado

Na teoria, ele é um crédito com menores juros porque oferece menores riscos para a instituição que oferece o crédito. Isso porque o valor das parcelas do crédito serão descontados diretamente na sua folha de pagamento e você não terá a opção de não pagar pelo empréstimo.

Em alguns casos, realmente os juros são menores. Já outros, basta você ir até uma instituição financeira mais próxima para comprovar que os juros mais baixos são mesmo é uma propaganda enganosa.

Propagandas enganosas

Com propagandas chamativas assim é que a maioria das empresas de empréstimo consignados conseguem atingir aos desesperados. Portanto, CUIDADO! (Foto: bolognaoslo.com)

Os perigos do crédito consignado

Já pesquisou sobre a instituição financeira? Se não, não feche negócio. Grande parte das instituições financeiras que oferecem o crédito consignado buscam os mais desavisados, desinformados e até inocentes como “vítimas”. Buscam oferecer um crédito rápido e fácil, com os menores juros. Mas se você for pesquisar, pode ver que há juros menores na praça ou até que a empresa faz parte de um grupo que usa a fachada do crédito consignado para golpes. Por isso, lembramos que você só deve fazer negócio com empresas que já estão firmes e consolidadas no mercado. Não se brinca com dinheiro.

Outro risco é que as propagandas do crédito consignado normalmente tem como alvo quem está com o nome sujo ou quem está desesperado por dinheiro. Em ambos os casos, dá pra ver que você não tem disciplina com suas finanças. E você ainda vai comprometer parte de seu salário com o pagamento de um empréstimo? Tem certeza absoluta disso? Boa parte das empresas de empréstimo consignado não está nem aí pros limites de recursos que oferecem à você, desde que possam descontar da sua folha de pagamento. E como sabemos, isso vai acabar virando uma bola de neve de dívida.

O que fazer quanto ao crédito consignado?

Independente dos juros mais baixos, só aceite a oferta para reais emergências, nunca para futilidades, como a compra de uma cama nova ou uma televisão. O correto seria nunca precisar de usar um empréstimo. Mas sabemos que está não é a realidade. Portanto pesquise bastante, compare, planeje suas finanças muito bem e encontre a melhor opção de empréstimo, consignado ou não, garantindo assim suas finanças mais saudáveis.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)