Como pegar empréstimo consignado
O que é o empréstimo consignado? O empréstimo consignado, chamado também de crédito consignado, é uma forma de empréstimo que pode ser feito por qualquer trabalhador sob o regime da CLT, de empresas públicas ou privadas, e também por aposentados e pensionistas do INSS. O empréstimo integral é realizado, e seu pagamento é feito diretamente no contracheque, onde é descontado do salário o valor das parcelas. O crédito consignado poderá ser solicitado em qualquer banco ou financeira, sendo que não há necessidade de ter conta no banco escolhido. O setor financeiro da sua empresa ficará responsável por repassar o dinheiro ao banco, enquanto este valor é descontado em seu contracheque, diminuindo o risco de inadimplência e de ter seu nome sujo no Serasa, pois o pagamento é realizado automaticamente.
Trabalhadores que desejam contratar o empréstimo consignado podem procurar a área de Recursos Humanos de sua empresa, ela fará a intermediação entre suas necessidades e o banco/financeira. Não há necessidade de procurar os bancos. Os aposentados e pensionistas são os únicos que devem procurar os bancos que realizam essa operação.
As regras da operação são as seguintes:
- Não é estipulado valor máximo para o empréstimo. Isso depende do salário e do prazo para pagamento.
- O valor das prestações não deve comprometer mais do que 30% do salário mensal do contratante do empréstimo.
- Não está estipulado o limite das prestações, mas elas geralmente variam entre 6 e 36 prestações.
- As prestações são mensais e com valor pré-estipulado.
- Os juros são negociáveis, mas estão geralmente entre 1,5% e 3,5%.
- O banco que realiza o empréstimo não precisa ser aquele no qual o trabalhador ou pensionista recebe o salário.
- O empréstimo consignado pode ser feito por pessoas com dívidas e nome sujo. Muitas pedem o empréstimo justamente para limparem o seu nome na praça.
Informações importantes e cuidados a tomar:
- Os juros são menores que os do cartão de crédito e do cheque especial. O empréstimo consignado pode ser usado para pagar dívidas destes.
- O empréstimo deve ser feito somente em caso de verdadeira necessidade. Lembre-se que será descontado um valor do seu salario por vários meses, e que as despesas continuarão as mesmas.
- Aposentados e pensionistas devem evitar fazer favor a terceiros pelo fato do empréstimo consignado ser de fácil obtenção.
- Compare as taxas de juros e veja se o empréstimo compensa fazendo a seguinte pergunta: qual o valor líquido que irei receber pagando R$100,00 em 24 meses? Você irá pagar R$ 2400,00, mas irá receber quanto?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Empréstimo consignado de empresa privada, como funciona?
Fazer empréstimo pela internet é seguro?
O que é prestação? Como funciona o cálculo?
Como conseguir empréstimo sem garantias?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.