Corretores de seguros desempenham um papel importante no sentido de ajudar as pessoas a encontrarem a cobertura de saúde acessível para elas, sejam elas um pai procurando o melhor valor para sua família ou um empregador procurando o plano ideal para seus empregados. Embora haja custos para a utilização de corretores, os corretores prestam serviços valiosos. Em alguns casos, os corretores também ajudam a educar seus clientes sobre iniciativas para expandir a cobertura e conseguir mais descontos. Em contraste com a noção de que os corretores apenas fazer o seguro mais caro, estes resultados sugerem corretores podem oferecer importantes benefícios para quem os contrata.

O papel dos corretores de planos de saúde

Corretores de planos de saúde são comuns.A maioria dos planos de saúde visualiza corretores como uma extensão de seus esforços de marketing. Seu papel, no entanto, muitas vezes não é claro para aqueles que estão fora do mercado de planos de saúde. Podemos ter uma melhor compreensão ao vê-los como tradutores entre o público e os diferentes serviços e produtos oferecidos pelos planos de saúde.

O custo da cobertura é um grande impedimento para a maioria das pessoas, inclusos os custos de comissão dos corretores. Porém, muitos deles reduzem as comissões para tornar os planos de saúde mais acessíveis ou, quando não o fazem, tornam o plano de saúde tão mais barato que a comissão se pagará em descontos em poucos meses.

Portanto, o corretor é um profissional que você contrata para que ele pesquise o melhor plano de saúde para o seu dinheiro de acordo com suas necessidades específicas, garantindo que você não saia no prejuízo.

Compreendendo as comissões cobradas pelos corretores de planos de saúde

Em mercados de seguros altamente competitivos, planos de saúde precisam dos corretores. Algumas empresas de planos de saúde dependem quase exclusivamente dos corretores para a distribuição de seus produtos no mercado. Mesmo em mercados menos competitivos, os corretores muitas vezes tem um papel significativo.

Normalmente, os corretores recebem comissões de planos de saúde em troca de venda de produtos de seguros. Planos geralmente consideram comissões como parte de custos administrativos fixos. Porém, ao contratar um corretor você tem que subsidiar o custo do serviço, quando parte será paga por você e parte pela empresa de plano de saúde com a qual você estabelecerá uma relação.

As comissões podem variar significativamente dentro de um mercado, refletindo diferentes estratégias de negócios e mudanças nas condições de mercado dos planos de saúde. Planos que tentam expandir a quota de mercado tendem a pagar taxas de comissão mais elevadas para incentivar referências, resultando em comissões mais baratas para o consumidor final. Nesse princípio, empresas mais agressivas e que estão entrando agora no mercado tem uma tendência a resultar em menores custos finais ao cliente que usa um corretor de planos de saúde.

Alguns planos de saúde acham que pagar comissões de corretagem não se encaixa em sua estratégia de negócios e podem estar fora das cotações caso você não acorde em pagar a comissão total mesmo se o plano for obtido de uma prestadora que não paga comissões aos corretores.

Na maior parte das vezes as comissões são tabeladas e até definidas pelo sindicato. Faça uma pesquisa para saber quais as comissões que você estará pagando antes de procurar um corretor.

Corretor para ajudar a escolher um plano de saúde

Com um bom corretor, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas e ter a certeza absoluta de que está escolhendo o plano de saúde certo. (Foto: www.strahovaniefaq.ru)

Benefícios e planos de saúde através de corretores

Corretores ajudam os empregadores a determinar a faixa de preço e benefícios desejados e obter cotações. Muitas vezes, os corretores vão reunir as diferentes opções para comparar e contrastar as taxas e os pacotes de benefícios. Uma vez que você selecionar um produto, a maioria dos corretores, em seguida, ajuda a explicar as opções de benefícios que você pode ter, o preenchimento de formulários de inscrição e garantir que todos envolvidos receberão a documentação necessária, como uma descrição dos benefícios e cartões de membros.

Serviços dos corretores muitas vezes continuam após a inscrição, como contatos sobre o atendimento, a oferta de promoções ou mais planos quando um empregador, por exemplo, contrata mais empregados ou abre uma filial. Os corretores também podem trabalhar oferecendo opções quando um dado plano começa a ficar caro demais.

A mudança de papel dos corretores de planos de saúde

Embora quase todos percebemos os corretores como pilares de mercados, os avanços na tecnologia da informação trouxeram mudanças, gerando uma maior concorrência e mais possibilidades para que os interessados possam pesquisar e comparar planos de saúde por conta própria. Isso levou o corretor a assumir um papel de filtrar os planos e possibilidades para seus clientes de forma a economizar trabalho e tempo para seu público alvo.

Entendendo a profissão dos corretores de saúde

Algumas perguntas e respostas te ajudam a entender melhor a carreira deste profissional e analisar se os serviços deles são uma necessidade ou até se esta é uma carreira apropriada para ser seguida.

O que é um corretor de saúde?

Corretores normalmente são agentes autônomos que recebem comissões de uma seguradora/fornecedora de planos de saúde para a venda de produtos de seguros. Corretores normalmente trabalham com várias seguradoras, enquanto que os agentes têm uma relação exclusiva com uma única seguradora.

Quem usa os corretores de saúde?

Embora os clientes dos corretores possam variar de indivíduos muito grandes empresas, corretores maioria das vezes trabalham com os empregadores que tenham dois a 50 funcionários.

Quanto custa para usar um corretor de plano de saúde?

Os planos de saúde pagam comissões dos corretores, com taxas que variam entre estados, planos de saúde e até entre diferentes corretores. Em alguns casos, as comissões são estabelecidas por lei. Em outros, o cliente paga parte da comissão e os planos de saúde outra parte.

Uma ajuda que cabe no seu bolso

Um corretor de planos de saúde irá indicar você para o melhor atendimento de saúde dentro das suas possibilidades financeiras. (Foto: www.informationrevolution.org)

O que procurar em um corretor de plano de saúde?

Se você está pensando em usar um corretor para ajudá-lo a encontrar um plano de saúde, você tem que ter algumas prioridades em mente

Forte reputação. Pergunte a todos que você conhece, incluindo os corretores que você usa para outros seguros, para referências. Pesquise também na internet. Para descobrir se alguma queixa foi apresentada contra um corretor, procure o PROCON de sua cidade e sites especializados online, até mesmo o sindicato dos corretores de seu estado.

Grande conhecimento. Mesmo que um corretor seja bem recomendado, faça algumas perguntas específicas. Descubra se ele ou ela pertence a uma organização profissional. Apesar de pertencer a um grupo não garantir que o corretor seja um gênio, é uma indicação de que ele ou ela leva o trabalho a sério e está interessado em estar por dentro de mudanças na indústria.

Faça boas perguntas. Ouça, também, para o que o corretor lhe pede. Corretores deve tentar identificar suas necessidades e desejos para a cobertura e descobrir o que você pode realmente pagar. Se um corretor tenta dirigi-lo a um plano caro, sem colocar para fora as opções em uma planilha comparativa, tenha muito cuidado com o seu conselho.

Apoio ao cliente. Alguns corretores irão até a sua casa ou escritório, outros vão reunir-se em seu escritório. A reunião inicial pode demorar uma hora ou mais, então você provavelmente vai querer que ele te visite. Idealmente, você quer um corretor que permanece atento às suas perguntas e não apenas antes de comprar um plano de saúde, mas depois de selar o negócio. Pergunte a um corretor potencial como ele lida com as queixas sobre um plano de saúde e como eles te orientarão depois de assinar o contrato.

Procure corretores certificados. Para se tornar um corretor de plano de saúde, o profissional deve passar por cursos e estar devidamente certificado em seu estado. Peça à ele por estas certificações como garantia de que ele tem todos os documentos em ordem.

Considerações Finais

E lembre-se, você sempre pode escolher um corretor e ele ou ela acabar por ser um fracasso. Você pode trocar de corretor ou até fazer o serviço de procura por conta própria. O poder é todo do cliente neste ponto e você deve pesar bem as possibilidades antes de fechar com um corretor ou fazer tudo por conta própria.

Se ficou alguma dúvida, não deixe de perguntar no espeço de comentários abaixo! Afinal, estamos aqui para ajudar.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)