Corretora de seguros, como escolher?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Quando você está no mercado para proteger sua propriedade, sua saúde, seu veículo, ou seus bens, não pode deixar seu investimento para qualquer pessoa. Encontrar um corretor de seguros qualificado e confiável pode ser a diferença entre sua propriedade ser suficientemente coberta durante uma perda catastrófica ou você ter de pagar uma conta pesada para reparar os danos.

O que é uma corretora de seguros?

Os corretores de seguros, ao contrário dos agentes de seguros, representam e trabalham para você, como cliente. Eles são independentes de uma seguradora e devem ser capazes de advogar em seu nome para encontrar a taxa de seguro mais competitiva para você. Muitos proprietários de condomínios preferem usar corretores de seguros porque eles têm um acesso muito mais amplo a diferentes opções de cobertura do que um agente de seguros tradicional que precisa “vender” apenas um punhado de apólices de certas empresas.

Mas quais as principais dicas para escolher uma corretora de seguros? Vamos dar as dicas então.

Peça referências e verifique as referências da corretagem de seguros

Este é um ótimo lugar para começar, especialmente se você não tiver um corretor de seguros preferido para trabalhar. Pergunte aos outros proprietários de seguros diversos quem eles usam e se estão satisfeitos com o serviço. Consultar as avaliações online e sites de reclamações também são ótimos recursos para filtrar os “não tão bons” corretores de seguros dos melhores em sua área. Mesmo que você localize um corretor de seguros online, peça-lhes que forneçam referências ou testemunhos de clientes. Um corretor de seguros experiente e de boa reputação não deve ter problemas em explicar seu histórico no setor e em ter evidências para prová-lo!

Determine a cobertura necessária para seu seguro

Depois de identificar alguns corretores de seguros para entrar em contato, dê um passo para trás e considere que tipo de cobertura você precisa. Tenha em mãos os detalhes do que você está procurando e informações importantes sobre a propriedade antes de ligar para agendar um horário. Você pode não estar 100% certo da cobertura exata de que precisa, mas tudo bem! Um corretor de seguros experiente poderá revisar suas informações e explicar o tipo de cobertura de que você precisa e a faixa de prêmios de seguro que você pode esperar.

Escolhendo o corretor de seguros

Um bom corretor de seguros atenderá às suas necessidades e demandas, da melhor forma possível, te ajudando a escolher os melhores seguros. (Imagem: Enterprise Crawling Solutions)

Saiba mais sobre sua experiência especializada dos corretores de seguros

Possuir um seguro específico pode precisar de diferentes experiências, e uma especialização diferente. Certifique-se de procurar um corretor de seguros especializado no tipo de seguros que você usa. Esse nicho de mercado possui nuances significativas que podem passar despercebidas por um corretor de seguros em geral. Como sempre, não tenha medo de pedir a experiência deles para o tipo de seguro específico que você precisa em sua área. Se sua experiência neste campo for limitada, considere encontrar um corretor de seguros com um histórico de trabalho mais estabelecido.

Compare o preço e atendimento dos corretores de seguros

A mesma abordagem que você pode adotar para selecionar um médico ou dentista pode ser transferida para a seleção de seu corretor de seguros. Você quer alguém que tenha um bom “comportamento de cabeceira”, por assim dizer. Seu corretor de seguros deve ser facilmente acessível e estar disposto a não apenas compartilhar informações com você, mas também ser capaz de tornar o tratamento do seu seguro muito mais fácil.

Tome nota, alguns corretores irão atolar você com longos papéis e requisitos. Tornar fácil trabalhar com corretores de seguros é definitivamente possível. Lembre-se de que o corretor de seguros trabalha para você, portanto, certifique-se de que se sinta confortável com ele.

Peça conselhos personalizados para seu corretor de seguros

Esse fator pode diferenciar os bons corretores de seguros dos grandes corretores de seguros. Um grande corretor de seguros fornecerá a você amplos recursos para mantê-lo a par de tudo relacionado à sua apólice de seguro e como você pode ser afetado. Um corretor de seguros de boa reputação está muito familiarizado com os diferentes tipos de coberturas e apólices do mercado, para que possa oferecer recomendações específicas com base em suas necessidades exclusiva. Além disso, eles terão informações privilegiadas sobre como maximizar a proteção e minimizar seus custos de seguro. Ao selecionar um corretor de seguros, se ele parecer um pouco reservado, considere encontrar um corretor que seja mais acessível e esteja disposto a compartilhar informações com você.

Estas são apenas algumas dicas que você pode usar se estiver procurando por um novo corretor de seguros. Lembre-se de que um bom corretor de seguros deve ser capaz de negociar a melhor tarifa para você e manter sua propriedade bem segurada. E se você ainda tiver dúvidas, deixe nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário