Contratar um corretor de seguros é uma boa idéia?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Se você estiver buscando no mercado para uma nova apólice de seguro, comprá-la através de um corretor é uma das melhores maneiras de obter a cobertura que você precisa a um preço que você pode pagar. Os corretores trabalham com muitas companhias de seguros, permitindo-lhes obter uma série de cotações para que os clientes facilmente comparar as políticas e escolher o melhor valor.

No geral, a contratação de um corretor de seguro traz muitas vantagens, sendo uma dela suma pesquisa de mercado que ele faz para você sobre as apólices e a especialização do mesmo para obter os melhores seguros para seu perfil. Ao contrário de um gerente de banco oferecendo um seguro, um corretor é especializado na área e não está defendendo os interesses de uma instituição, estará buscando o melhor produto para o seu perfil. É uma ajuda também na hora da burocracia da documentação, que fica na mão do corretor para resolver com toda tranquilidade para você. Sai um pouco mais cara a contratação do seguro em si, mas o valor a mais que será desembolsado compensa as dores de cabeça que você vai ter com a procura e organização dos documentos.

Praticidade na busca de uma apólice

O corretor de seguros traz praticidade para a vida de quem o contrata, poupando o consumidor de várias dores de cabeça na hora da procura da melhor apólice. (Foto: mundodastribos.com)

Algo importante também a salientar é a questão da empresa que estará provendo o seguro. Um corretor não é um representante direto da empresa. Por conta disso, você precisará esclarecer com eles todas as dúvidas quanto a cobertura do seguro, os possíveis problemas que poderá enfrentar, qual o renome da empresa no mercado, onde você pode encontrar indicações de segurados da empresa sobre os serviços prestados por eles.

Dependendo da cidade, de sua pesquisa de corretores e do seguro contratado, o serviço geral da busca de uma apólice de seguros pode sair entre 5% a 10% mais caro, dependendo do serviço. Porém, no longo prazo, o valor pode se pagar através de uma apólice mais barata que o corretor encontrou ou uma que tenha mais benefícios do que se você tivesse procurado sozinho.

Por fim, você tem que ver se em seu bolso o impacto vale a pena por um serviço de boa qualidade e que irá te poupar um bom tempo na procura do melhor seguro. Para donos de carros antigos ou outros casos especiais, esta seja talvez a única opção que tenham para encontrar uma apólice de seguros boa para seu caso. Portanto, avalie bem suas necessidades e compartilhe suas experiências conosco aqui no blog.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário