Um endosso de seguro é uma emenda ou adição a um contrato de seguro existente que altera os termos ou escopo da apólice original. Endossos também podem ser chamados de pilotos. Um endosso de seguro pode ser usado para adicionar, excluir, excluir ou alterar a cobertura. Um endosso de seguro pode ser emitido a médio prazo, no momento da compra ou na renovação. O endosso do seguro é uma emenda juridicamente vinculativa ao contrato de seguro.

Qual é o objetivo de um endosso de seguro?

O objetivo de um endosso é uma mudança de política. As companhias de seguros criam endossos para oferecer opções aos segurados para adicionar cobertura ou aumentar os limites de cobertura, mas as seguradoras também podem emitir endossos especiais para limitar ou restringir a cobertura. Endossos de seguros são usados ​​em seguros patrimoniais e de acidentes. Você pode ter endossos emitidos em apólices de seguro residencial, locatário, condomínio, automóvel e embarcação, entre outros.

Qual é a validade de um endosso de seguro?

Um endosso altera a política e se torna parte do seu contrato de seguro legal. Ele permanece em vigor até o término da apólice e pode ser renovado sob os mesmos termos e condições do restante da sua apólice. A exceção é se o endosso especifica um termo específico que o endosso é válido.

Um endosso que diz: “Fica entendido e acordado que a responsabilidade será estendida para um local adicional no endereço X de DATA X até DATA Y”. contém um período especificado para o endosso ou acordo com a alteração da política. Neste exemplo, o endosso especifica seu prazo; portanto, se a política expirar na DATA Y, o endosso não será necessariamente válido para todo o período do contrato, mas respeitará o termo especificado.

Um tipo de endosso comumente usado por um período limitado pode ser uma permissão de vaga ou uma casa em reforma. A apólice normalmente não cobriria esse tipo de risco por todo o período, mas se você informar à sua companhia de seguros a necessidade temporária, ela poderá conceder permissão por um período limitado, adicionando um endosso afirmando isso. Eles também podem optar por limitar as coberturas durante o período também.

Endosso de seguro

O endosso do seguro acrescenta proteções e outras questões em um seguro existente. (Foto: Hexaware)

Dois tipos de endossos de seguros

O endosso do seguro é o novo documento que você recebe após fazer uma alteração na política de seguros. Faz parte do seu contrato de seguro e você deve sempre manter uma cópia dele com os documentos originais da apólice.

Às vezes, pode-se afirmar que o endosso substitui a versão anterior do seu contrato, por exemplo, no caso de você mudar de endereço, o contrato de política anterior com o endereço antigo não é mais válido. Nesse caso, o endosso substitui o documento original do contrato.

Exemplo: João e Maria se divorciam e João assina a propriedade da casa e do carro para Maria. Como Maria agora é a única proprietária registrada e legal da propriedade, ela pode solicitar um endosso às suas apólices de seguro residencial e de carro, removendo o nome de João. Os documentos de apólice que ela recebe com as correções serão um endosso. O endosso agora mostrará Maria apenas como o segurado nomeado. Isso substitui a versão do contrato emitida anteriormente e os endossos agora representam o contrato de contrato de seguro revisado. Alterar o segurado nomeado é uma alteração importante da política, a política anterior com o nome de João é substituída pelo novo endosso.

O endosso do seguro também pode se referir a uma cláusula ou quando um endosso acrescenta cobertura à sua apólice, lista condições adicionais ao contrato, adiciona cobertura como um corretor de seguros ou adiciona restrições à cobertura ou limitações após a subscrição pela companhia de seguros, isso pode ser feito como um endosso. Todo o texto ou contrato da apólice não é afetado, apenas os novos termos especificados; portanto, o endosso se torna um complemento à apólice e deve ser mantido com o documento original.

Exemplo: Bete fica noiva e percebe que sua política tem um limite muito baixo de jóias, ela solicita um endosso adicionando um item: seu anel de noivado. O endosso descreverá a nova cobertura: jóias. Esse endosso não substitui de forma alguma a política, apenas adiciona cobertura na forma de um endossante.

Exemplo: Mário precisava de cobertura extra para o seu negócio em casa. Ele foi capaz de adicionar um endosso de seguro à apólice de seguro de seu atual proprietário para cobrir seus negócios.

Nos tipos de endosso, o endosso do seguro altera os termos e condições da sua apólice e se torna parte do seu contrato legal de seguro.

Um endosso de seguro é uma boa maneira de adicionar cobertura extra à sua apólice de seguro ou fazer uma alteração sem precisar solicitar uma apólice totalmente nova e pode fornecer outros benefícios para o tomador do seguro.

As recomendações de seguro podem ser usadas de várias maneiras para aprimorar uma apólice de seguro e fornecer uma cobertura mais completa e individual para os segurados.

Noções básicas de um endosso de seguro

Um endosso de seguro é uma alteração de política de seguro que:

  • Aumenta a cobertura de uma apólice de seguro
  • Limita ou exclui a cobertura de uma política
  • Adiciona ou exclui pessoas e locais em uma apólice de seguro
  • Pode ser adicionado a médio prazo
  • Os prêmios podem ser ajustados como resultado de um endosso de seguro
  • Sempre que a sua apólice de seguro mudar, você se informa de todas as implicações

As recomendações usadas nas apólices de seguro podem variar de acordo com a companhia de seguros e o tipo de seguro ao qual ela é aplicada.Se você receber um documento informando que é uma recomendação da sua apólice, certifique-se de compará-lo com a página de declaração da apólice original e veja o que mudou ou entre em contato com seu representante de seguros para entender as consequências do novo documento.

Quando um endosso de seguro reduz ou exclui a cobertura?

Se você receber um endosso pelo correio ou pela sua companhia de seguros e não souber do que se trata, ligue para o seu representante de seguros e descubra.

Os endossos também podem remover ou limitar a cobertura. Por exemplo, limitar a responsabilidade às instalações, excluir danos causados ​​pela água à sua propriedade ou aumentar sua franquia. Essas situações reduzem a cobertura e também podem ser emitidas como recomendações exigidas pela empresa, com base em preocupações de subscrição.

As recomendações de seguro podem fornecer vantagens ou limitações importantes à sua apólice; certifique-se de entender quais apólices estão disponíveis para uma apólice, além de como esse apoio pode alterar sua apólice de seguro atual, perguntando ao seu representante de seguros.

Exemplo: Eduardo decide ligar para seu representante de seguros para descobrir que tipo de recomendações podem estar disponíveis em sua apólice de seguro de carro. Seu agente diz que ele não tem cobertura de reembolso de aluguel de carro em sua apólice, e ele pode adicioná-lo como endosso ou aguardar até que sua apólice seja renovada em oito meses. Ele decide levar a cobertura imediatamente como um endosso. Três meses depois, seu carro foi danificado em um acidente. Como ele adicionou a cobertura de reembolso do carro alugado no meio do período através do endosso, ele conseguiu usar um carro alugado enquanto esperava o reparo do carro e a companhia de seguros pagava tudo. Se ele não tivesse o aval, ele ficaria sem carro por dias ou teria que pagar do próprio bolso. Ele ficou muito feliz por ter telefonado para saber mais sobre suas opções de cobertura adicionais e adicionado a cobertura a médio prazo através do endosso.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)