Conta vence no sábado, domingo ou feriado! Como pagar?

Escrito na categoria "Formas de pagamento" por André M. Coelho.

Você tem uma conta que vai vencer em um sábado, um domingo, ou talvez em um feriado. Como os bancos e instituições financeiras não funcionam nesses dias, fica a dúvida se você tem que pagar as contas que vencem nesses dias antecipadamente, se tem que pagar no dia de vencimento, ou se é pra pagar no dia útil seguinte. Vamos ver o que pode ser feito.

Publicidade

Publicidade

Boletos que vencem no sábado podem ser pagos na segunda? Boleto com vencimento no domingo pode ser pago na segunda?

Tanto os boletos com data de vencimento em um sábado ou domingo podem ser pagos no primeiro dia útil seguinte. Esse dia útil pode ser uma segunda feira, normalmente.

Se essa segunda feira for um feriado nacional, porém, o próximo dia útil será a terça feira.

Se segunda e terça forem feriados nacionais, o próximo dia útil será na quarta feira.

Se terça feira for feriado nacional, e segunda feira for recesso, a conta deve ser paga na segunda feira, pois recesso não é feriado.

Publicidade

Publicidade

Em nenhuma hipótese o boleto pode ser antecipado para o dia útil anterior ao sábado ou ao domingo. É lei.

Vencimento de contas em feriados e fins de semana

Quando uma conta vence em um sábado, domingo, ou feriado nacional, basta pagar no dia útil seguinte, sem juros e sem multa. (Foto: www.procon.pr.gov.br)

Contas que vencem em feriado nacional

Veja o que a Lei Federal 7.089/83 diz sobre contas que vencem em feriados nacionais, sábados, e domingos:

Publicidade

Isso vale também para contas de serviços públicos, tais como contas de água, condomínio, luz, telefone, gás, etc. As empresas que emitiram o boleto ou conta não podem exigir a antecipação do pagamento para o dia útil anterior ao feriado ou fim de semana. A data de pagamento, obrigatoriamente, tem que ser mudada para o dia útil seguinte ao feriado ou fim de semana.

Publicidade

Vencimento de boleto em feriado municipal e contas que vencem em feriado municipal

Feriados municipais não são como feriados nacionais, de acordo com a legislação vigente. nesses casos, o cliente é obrigado a pagar as contas no dia do feriado ou antecipar o pagamento, pois pagará juros e multa se resolver pagar no dia seguinte.

Onde pagar contas em feriados? E nos fins de semana?

Publicidade

Publicidade

Para quem não quer correr o risco de atrasar um pagamento de conta, ou quem quer sempre pagar as contas em dia, tem algumas possíveis soluções para o problema:

Outra opção é deixar suas contas e boletos no débito automático. Assim, você não precisa se preocupar mais com a data de vencimento, já que as contas serão debitadas diretamente.

Ficou alguma dúvida? Nossos comentários estão abertos às suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário