A atualização de boletos é uma forma para as instituições financeiras facilitarem a vida dos clientes que tinham alguma dificuldade na hora de fazer pagamentos, muitas vezes por falta de tempo ou ate mesmo por algum motivo financeiro em que os boletos eram atrasados e as instituições financeiras não recebiam o dinheiro devido.

Isso é um problema tanto para a instituição quanto para o cliente, que tinha de solicitar um novo boleto, gerando mais juros e uma perda de tempo completamente desnecessária. Com a internet, a atualização do boleto ficou mais fácil e tornou mais prático o processo de pagamentos por parte do cliente do banco.

Como funciona a atualização de boletos?

A atualização de boletos serve para atualizar um boleto para a data atual, uma vez que muitos caixas eletrônicos e até vias online de pagamento não aceitam o pagamento em atraso de boletos bancários. As grandes instituições financeiras brasileiras disponibilizam este serviço, bastando normalmente que o usuário digite a representação numérica do código de barras ou os dados de Agência/Código Cedente. É muito importante lembrar que serão incluídos no novo boleto os valores dos juros e multas incidentes por atraso,caso houver.

Exemplo de programa de reemisão

Na foto, exemplo de atualização de boleto vencido do banco HSBC. (Foto: mundodastribos.com)

Caso não tenha o boleto em mãos, será necessário entrar em contato com o estabelecimento onde você efetuou sua compra ou recebeu a prestação de um serviço e solicitar os dados necessários para obtenção da 2ª via.

Reemissão de boletos vencidos/Segunda via de boletos

Funciona mais ou menos da mesma forma que a atualização de boletos, sendo que você precisa acessar o site da loja ou instituição que emitiu o boleto para fazer a solicitação da nova ordem de pagamento ou segunda via de uma fatura. Normalmente, se houver algum tipo de juros incidente, ele já estará incluso na segunda via do boleto e só será necessário efetuar o pagamento no caixa eletrônico, internet banking ou na agência bancária mais próxima.

Cuidados

É importantíssimo lembrar que a atualização do boleto não tira do cliente do banco ou loja as responsabilidades para com juros e multas de atraso. Isto é, se sua fatura está vencida e você está a atualizando para a data atual, todas as taxas que incidem sobre atrasos e juros irão continuar incidindo, sendo necessário seu pagamento correto.

Portanto, tome cuidado, cadastre seus boletos e faturas em débito automático ou mantenha uma agenda muito organizada de todos os seus pagamentos, evitando surpresas e custos desnecessários ao final do mês.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)