Débito automático tem taxa? O banco cobra?

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

O cadastro de contas e o pagamento de serviços por débito automático evita que você deixe de pagar contas na data de vencimento e pague juros ou multas por isso. Praticamente todos os serviços e contas hoje disponibilizam este serviço, sendo necessário apenas o cadastro de um código que autoriza o débito automático em sua conta ou cartão de crédito.

Para fazer tal autorização, você pode ir direto a uma agência bancária, fazer o cadastro do débito automático pela internet ou pelas linhas de atendimento do banco, seja por telefone ou nos caixas automáticos. Ele pode ser suspenso ou cancelado a qualquer momento também.

Tudo isso é feito sem nenhum ônus ao consumidor, que tem tal serviço atrelado ao pacote de serviços de sua conta. Porém, caso o débito automático seja cadastrado ou vinculado ao seu cartão de crédito, pode ser cobrada uma taxa para a prestação deste serviço. Fique de olho nas taxas de seu cartão e utilize-o com muita responsabilidade!

O que é necessário para o cadastro de contas no débito automático é uma responsabilidade financeira muito boa e a garantia de que você tem os recursos financeiros para o pagamento das contas na data de débito destas, você terá menos dores de cabeça com filas de caixas eletrônicos ou de bancos, ou te de sempre estar digitando os longos códigos de barras no site de sua conta.

Serviço gratuito das instituições financeiras

O débito automático é um serviço gratuito disponibilizado pelas instituições financeiras para o agendamento do pagamento de contas através do cadastro destas e vínculo direto à sua conta corrente. (Foto: esbocandoideias.com)

Você pode também acompanhar os pagamentos no seu extrato, obtendo informações detalhadas sobre os lançamentos de suas contas em Débito Automático. São apresentados também os lançamentos futuros de Débito Automático, permitindo a você total controle e acompanhamento dos valores que serão debitados. O extrato permite também o acompanhamento dos lançamentos que não puderam ser efetuados devido a indisponibilidade de crédito em sua conta ou outros motivos que devem ser esclarecidos pelo banco.

Empresas também podem optar pelo uso do débito automático para suas contas, evitando assim que custos sejam acumulados, maximizando a efetividade dos pagamentos  e evitando perdas financeiras desnecessárias.

Para quem viaja muito, o débito automático também pode ser utilizado para evitar que você deixe de pagar as contas só porque está longe de casa.

As contas cadastradas em débito automático tanto podem estar em seu nome como em nome de outra pessoa. Mesmo assim, você continuará recebendo com antecedência as contas, para seu controle. Posteriormente, você verificará os débitos em seu extrato.

Usando com sabedoria e o planejamento certo, o débito automático pode salvar suas finanças e sua conta de dívidas desnecessárias. Fique de olho, acompanhe sempre seus débitos e faça bom proveito deste serviço!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

2 comentários para: “Débito automático tem taxa? O banco cobra?”

  • Taisa Kunkel

    Deixei pagar o INNS de um meio salario minimo de janeiro a abril 2006, como posso resolver isso agora?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Leia nosso artigohttps://www.creditooudebito.com.br/como-pagar-o-inss-em-atraso-retroativo-pode/ para saber como resolver.

      Responder

Deixe um comentário