Horário de funcionamento dos bancos: carnaval, feriados e normal!

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

Feriado chegando, viagem junto e o drama: preciso ir no banco e não sei se ele vai estar aberto. Pode ser um feriado emendado, um pré-feriado ou um pós-feriado: todo mundo já passou pelo drama de não encontrar o banco aberto. E muito pouca gente sabe que existe um horário de atendimento pré-estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional, inclusive para feriados.

Publicidade

Publicidade

Os bancos tem de funcionar pelo menos 5 horas ininterruptas. No caso da Quarta-Feira de Cinzas, no dia 24 de dezembro e casos excepcionais, como festividades locais ou eventos extraordinários. Nestes casos há um período mínimo de atendimento de 2 horas para o público. Mas você deve consultar sua agência para saber qual o horário de abertura e fechamento, prevenindo-se contra qualquer surpresa.

Em feriados, na segunda e terça-feira de Carnaval, no dia 2 de novembro e nos feriados de âmbito federal, estadual ou municipal, os bancos não abrem para o público. Portanto, prepare-se para fazer tudo que precisa pelo online banking, caixas eletrônicos ou só usando seu cartão de crédito/débito. Uma outra regra que surgiu em 2002 é que no último dia útil do ano não há atendimento ao público.

Publicidade

Publicidade

Feriados e horário de abertura dos bancos

O Conselho Monetário Nacional estabelece regras para o funcionamento dos bancos em feriados e datas especiais. Portanto, programe-se, caso precise de dinheiro para estas datas especiais. (Foto: jazida.com)

Mas afinal, no que isso tudo resulta para o consumidor brasileiro?

Publicidade

O consumidor brasileiro ainda não sabe que vários serviços utilizados por eles na agência bancária poderiam ser realizados em caixas eletrônicos ou online. Também poucos ainda optam por cartões ao invés do dinheiro em espécie. O resultado são filas quilométricas antes de feriados e um tempo de espera que coloca a paciência de qualquer um sob teste.

Publicidade

Se mesmo depois de considerar todas as opções você ter a certeza absoluta de que precisa ir ao banco, planeje-se para não ir na última hora. Vá uma semana antes do feriado. Lembre-se de que só existem leis municipais e estaduais sobre o tempo de espera para atendimento nos bancos, cabendo aos órgãos de defesa do consumidor a orientação para quaisquer problemas. E como bem sabemos, os bancos tendem a não solucionar bem seus problemas com filas. Mantenha uma agenda com todos os feriados,  e vá no banco em horários de menor movimento (normalmente entre 11 da manhã e 1 da tarde).

Lembre-se também que quando seu saque é maior do R$5 mil, você precisa ligar antes para o banco avisando e programando o saque, para que o dinheiro seja separado.

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário