Um código de barras nada mais é do que uma série de números traduzidos em listras pretas e brancas. Quando você precisa pagar alguma conta ou boleto que tenha um código de barras, basta ter esses números em mãos para conseguir efetuar o pagamento por um meio eletrônico, seja um caixa eletrônico, internet banking, telefone, ou aplicativo do seu banco.

Código de barras do boleto: onde conseguir?

Os serviços mais comuns pagos através de boletos são: telefonia celular e fixa, internet, TV a cabo ou satélite, energia elétrica, gás, condomínio, mensalidade da faculdade, escola, etc. Alguns boletos podem ser de compras feitas pela internet, e tem código de barras de um banco específico. Apesar disso, salvo raras exceções, esses boletos podem ser pagos em qualquer banco.

Para cada um desses serviços, há mais de uma forma de obter o código de barras. O número do código de barras, necessário para o pagamento, geralmente fica logo acima das barras ou na parte superior do boleto.

Quando você não tem o boleto em mãos, perdeu o boleto, ou ele não chegou antes da data de vencimento, é possível obter a segunda via do boleto ou mesmo o código de barras através de seu telefone, aplicativos da empresa que está prestando o serviço, ou pela internet.

Pagamento com código de barras

Em destaque, o local onde o código de barras está localizado em sua conta, caso seja necessário digitar para um pagamento. (Foto: www.atualizarboletos.com)

Código de barras do boleto: passo a passo

Obter o código de barras do seu boleto, se você não tem ele em mãos, é bem simples. Vamos explicar cada um dos meios para obter o código de barras.

Pelo telefone:

  1. Procure o telefone do SAC da empresa da qual você precisa do código de barras. Deixe ao seu lado papel e caneta.
  2. Ligue e espere ouvir a opção “pagamentos”, “código de barras da fatura/boleto”, ou “segunda via da fatura”. Tecle o número correspondente à opção.
  3. Na opção pagamentos, espere ouvir a opção código de barras.
  4. Forneça as informações solicitadas sobre a conta e anote o código de barras.

Pela internet:

  1. Pegue uma conta antiga do serviço do qual você precisa a fatura.
  2. Acesse oficial do serviço pela internet.
  3. Na página principal, provavelmente está disponível uma opção “segunda via de fatura” ou “área do cliente”. Clique em uma dessas opções.
  4. Entre com os dados do titular do serviço, incluindo número do consumidor. Em alguns casos, pode ser necessário fazer um cadastro na página, mas é bem simples. Se você entrou em “área do cliente”, basta procurar pela opção segunda via da fatura.
  5. Anote ou salve o arquivo da segunda via do boleto com o código de barras.

Por aplicativo para smartphones e tablets:

  1. Acesse a loja de aplicativos do sistema operacional de seu smartphone ou tablet: App Store para aparelhos da Apple, Play Store para aparelhos com Android, e Windows Store para aparelhos com Windows Phone.
  2. Pesquise por um aplicativo com o nome da empresa para a qual você precisa o código de barras. Baixe o aplicativo e instale.
  3. Separe um boleto antigo e abra o aplicativo. Insira as informações solicitadas, assim como estão no boleto sobre o titular da conta. Pode ser necessário fazer um cadastro, mas é bem simples e intuitivo.
  4. Procure pela opção “segunda via da fatura” ou “código de barras da fatura”. Toque nela. Salve o arquivo ou anote os números do código de barras.

Por SMS (disponível, geralmente, apenas para operadoras de telefonia móvel, mas nem todas tem essa opção):

  • TIM: disque *144# no seu smartphone ou tablet. No menu que vai aparecer, tecle na opção “1 – Cód Barras”. Selecione a conta desejada, e anote o código de barras.
  • Vivo: envie um SMS com a palavra CODIGO para o número 1058.
  • Claro: ligue para o número *1052#. Tecle o número para a opção “conta”. No menu seguinte, tecle o número para a opção “código de barras para pagamento”.

Atualizar boleto: Santander, Caixa, BB, Itaú, Bradesco…

Quando sua conta estiver atrasada, será necessário atualizar o boleto de pagamento antes de efetuar o pagamento. Alguns boletos é possível atualizar pela internet. É bem simples.

  1. Digite na página do Google “atualizar boleto XXXX”, substituindo XXXX pelo nome do seu banco. Em alguns bancos, a atualização do boleto tem a denominação reemissão de boleto vencido.
  2. Clique na página que o Google indicar nos primeiros resultados.
  3. Na página, há um campo que deve ser preenchido com as informações do boleto a ser atualizado. Insira as informações.
  4. Use o código de barras atualizado para efetuar o pagamento.

Veja abaixo um tutorial do pagamento em caixa eletrônico:

Pagar boleto com código de barras: Santander, Caixa, Itaú, Bradesco…

Com o código de barras em mãos, você pode efetuar o pagamento por um caixa eletrônico, pelo telefone, internet banking, ou aplicativos para smartphones e tablets.

Pelo caixa eletrônico:

  1. Vá até um caixa eletrônico de seu banco, com o código de barras em mãos.
  2. Acesse o caixa eletrônico usando seu cartão.
  3. No menu principal, procure pela opção “pagamentos”. Escolha ela, e procure pela opção “pagamento com código de barras”. Em alguns bancos, o tipo de conta pode ter que ser especificado (luz, água, etc).
  4. Insira os dados do código de barras e confirme o pagamento.

Pelo telefone:

  1. Ligue para o SAC de seu banco. O número pode ser encontrado impresso na parte traseira do cartão do seu banco.
  2. No menu que será lido para você, escolha a opção “pagamentos”. Nas opções seguintes, escolha “pagamento com código de barras”.
  3. Tecle o código de barras ou leia para o atendente, autorizando o pagamento.

Obs.: alguns bancos tem senhas específicas para o SAC, como é o caso do Banco do Brasil. Faça sua senha de atendimento antes de efetuar esse pagamento.

Pelo internet banking:

  1. Acesse o site de seu banco (geralmente no formato www.NOMEDOSEUBANCO.com.br). Confira se antes do endereço está um símbolo de cadeado ou “https”, que significa conexão segura.
  2. Entre com o número da sua conta e agência, fazendo login na sua conta.
  3. Já logado, procure pela opção “pagamentos”. No menu seguinte, procure “pagamentos com código de barras”.
  4. Insira o código de barras e confirme o pagamento.

Obs.: é necessário ter o acesso ao internet banking e senha para fazer esse procedimento. Alguns bancos permitem fazer todo esse procedimento online. Em outros, é necessário ir até uma agência para fazer uma senha com o gerente. Pode ser necessário também esperar um token ou cartão de segurança para poder confirmar transações pelo internet banking.

Por aplicativos para smartphones e tablets:

  1. Com o aplicativo do seu banco baixado e instalado no seu smartphone ou tablet, abra o aplicativo, abra o mesmo e vá até o menu “pagamentos”.
  2. Procure a opção “com código de barras” ou “inserir código de barras”.
  3. Insira os dados do código de barras e confirme o pagamento.

Obs.: assim como no caso do internet banking, pode ser necessário senha, token, e/ou cartão de segurança para confirmar o pagamento.

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