Sacado e cedente são termos muito usados no setor financeiro, principalmente em boletos bancários. Entender o que cada um deles significa ajuda a entender melhor o funcionamento do nosso sistema financeiro e também no preenchimento de alguns documentos. Vamos explicar em detalhes o significado de cada um.

Quem é sacado ou pagador?

O sacado ou pagador é a instituição financeira, cliente ou consumidor que realizará o pagamento da conta. O contrato com o emissor permite que o sacado ou pagador realize os pagamentos do boleto ou documento com a identificação apropriada.

O que é cedente ou beneficiário no boleto?

O cedente ou beneficiário no boleto é a instituição ou pessoa que estará recebendo o pagamento do boleto em si. A identificação é feita com o nome da empresa ou da pessoa física que estará recebendo o pagamento, e não com o nome da instituição que emite o boleto, salvo se a instituição for também a cedente ou beneficiária do pagamento.

Outros termos importantes nos boletos bancários

Além do sacado e do cedente, alguns termos também devem ser entendidos para que o boleto não levante quaisquer dúvidas.

Banco

Em um boleto, o banco ou instituição financeira funciona como um intermediário do pagamento entre o cedente e o sacado. O banco é o responsável pela cobrança, assim como o cálculo dos juros, multa, e outros encargos sobre os pagamentos do boleto. Após a cobrança ser realizada, o banco recebe o dinheiro e faz o crédito diretamente na conta bancária do cedente/beneficiário. Geralmente para poder emitir boletos de um banco ou instituição financeira específica, um beneficiário precisa ter conta no banco ou instituição financeira.

Sacado e cedente

Sacado e cedente são dois termos comuns no mundo financeiro e que é preciso compreender para evitar problemas. (Foto: Call Centre Helper)

Valor do documento

O valor é o total que deve ser pago pelo sacado ou pagador antes da data de vencimento. Caso a data de vencimento seja ultrapassada, geralmente o boleto deve ser atualizado para que o cálculo de juros e multa seja realizado. Em alguns casos, como boletos pagos na mesma instituição que os emitiu, o cálculo de juros e multa pode ser realizado automaticamente. Também pode ocorrer dos juros e multa só serem cobrados no mês seguinte.

Data de vencimento

A data de vencimento é a data limite para o pagamento do boleto. Em muitos casos, após a data limite, o boleto precisará de atualização para que seja realizado o pagamento corretamente, com os valores certos. Essa atualização pode ser realizada normalmente no site da instituição financeira que emitiu o boleto.

Código de barras

O código de barras é uma representação gráfica de uma série de números. Esses números representam todas as informações do boleto, desde o valor até o cedente e o sacado. O código de barras é usado por leitores especiais ou câmeras para ser lido e assim, inserindo as informações necessárias para o pagamento no sistema sendo utilizado. Os números do código de barras podem ser inseridos também manualmente no sistema para o pagamento.

Esperamos que não tenha ficado nenhuma dúvida sobre os boletos bancários. Caso você tenha ainda alguma pergunta, deixe nos comentários abaixo. Use também o espaço de comentários para deixar suas críticas, elogios, e sugestões para nosso blog. Sua participação contribui muito para que melhores nosso conteúdo e as informações que trazemos para vocês.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)