O que é sacado? E cedente?
Sacado e cedente são termos muito usados no setor financeiro, principalmente em boletos bancários. Entender o que cada um deles significa ajuda a entender melhor o funcionamento do nosso sistema financeiro e também no preenchimento de alguns documentos. Vamos explicar em detalhes o significado de cada um.
Quem é sacado ou pagador?
O sacado ou pagador é a instituição financeira, cliente ou consumidor que realizará o pagamento da conta. O contrato com o emissor permite que o sacado ou pagador realize os pagamentos do boleto ou documento com a identificação apropriada.
O cedente ou beneficiário no boleto é a instituição ou pessoa que estará recebendo o pagamento do boleto em si. A identificação é feita com o nome da empresa ou da pessoa física que estará recebendo o pagamento, e não com o nome da instituição que emite o boleto, salvo se a instituição for também a cedente ou beneficiária do pagamento.
Outros termos importantes nos boletos bancários
Além do sacado e do cedente, alguns termos também devem ser entendidos para que o boleto não levante quaisquer dúvidas.
Banco
Em um boleto, o banco ou instituição financeira funciona como um intermediário do pagamento entre o cedente e o sacado. O banco é o responsável pela cobrança, assim como o cálculo dos juros, multa, e outros encargos sobre os pagamentos do boleto. Após a cobrança ser realizada, o banco recebe o dinheiro e faz o crédito diretamente na conta bancária do cedente/beneficiário. Geralmente para poder emitir boletos de um banco ou instituição financeira específica, um beneficiário precisa ter conta no banco ou instituição financeira.
Valor do documento
O valor é o total que deve ser pago pelo sacado ou pagador antes da data de vencimento. Caso a data de vencimento seja ultrapassada, geralmente o boleto deve ser atualizado para que o cálculo de juros e multa seja realizado. Em alguns casos, como boletos pagos na mesma instituição que os emitiu, o cálculo de juros e multa pode ser realizado automaticamente. Também pode ocorrer dos juros e multa só serem cobrados no mês seguinte.
Data de vencimento
A data de vencimento é a data limite para o pagamento do boleto. Em muitos casos, após a data limite, o boleto precisará de atualização para que seja realizado o pagamento corretamente, com os valores certos. Essa atualização pode ser realizada normalmente no site da instituição financeira que emitiu o boleto.
Código de barras
O código de barras é uma representação gráfica de uma série de números. Esses números representam todas as informações do boleto, desde o valor até o cedente e o sacado. O código de barras é usado por leitores especiais ou câmeras para ser lido e assim, inserindo as informações necessárias para o pagamento no sistema sendo utilizado. Os números do código de barras podem ser inseridos também manualmente no sistema para o pagamento.
Esperamos que não tenha ficado nenhuma dúvida sobre os boletos bancários. Caso você tenha ainda alguma pergunta, deixe nos comentários abaixo. Use também o espaço de comentários para deixar suas críticas, elogios, e sugestões para nosso blog. Sua participação contribui muito para que melhores nosso conteúdo e as informações que trazemos para vocês.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Pessoa física pode emitir ou gerar boleto? Como?
Como gerar boleto atrasado do Imposto de Renda para a Receita Federal?
O que é praça de pagamento?
Como funciona o código de barras das contas?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.