Existem várias maneiras de realizar o pagamento de contas hoje em dia. Todas elas envolvem os bancos de alguma maneira, seja através do caixa eletrônico ou no site dos bancos na internet. Quando não é assim, você precisa ir a uma casa lotérica, que também nada mais é que um caixa de banco, mas com funções restritas e específicas, como apostar nas loterias.

Os bancos estão sempre procurando maneiras de ganhar dinheiro com o dinheiro. Funciona basicamente assim: o banco paga pouco ao tomar um empréstimo e cobra muito ao ceder um empréstimo. Quando você diz que quer pagar suas contas usando o cartão de crédito, alguém está lhe emprestando este dinheiro da conta até a data de vencimento da fatura, em que você irá restituir. Portanto, pagar contas no cartão de crédito significa pegar um empréstimo bancário no valor da conta e pagar juros por ele até a data em que sua fatura vence.

Alguns bancos simplesmente não oferecem esta comodidade. Outros cobram juros como 1,99% ao mês, sendo em que em alguns casos, nem é pró-rata. A idéia do bancos é que você pague pelos juros quando precisar, mas que o valor seja alto o suficiente para não incentivar o pagamento de contas no cartão de crédito para ganhar milhas.

A algum tempo atrás os bancos permitiam o seguinte: você podia por exemplo pagar sua conta de 1000 reais no cartão de crédito hoje e amanhã fazer um pagamento parcial da fatura no valor exato de 1000 reais. Se os juros fossem de 1,99% ao mês, você pagaria apenas 1,99/30 sobre os 1000 reais, ou seja, 1 dia de juros. Assim você estaria ganhando as milhas equivalentes aos 1000 reais por apenas R$ 0,66 centavos. Um negócio e tanto para quem quer juntar milhas mais rapidamente e os bancos logo perceberam e acabaram com a festa. Hoje o mais comum é pagar os juros cheios por qualquer conta paga no cartão de crédito.

Pagar contas no crédito

Compensa pagar contas no cartão de crédito?

Mas então? Compensa pagar as contas no cartão de crédito? Se você está sem dinheiro para pagar a conta que vence hoje e tem CERTEZA de que vai poder pagar a fatura do cartão, pode valer a pena. O que você precisa saber é se os juros somados à multa por atraso serão maiores que os juros cobrados pelo banco por lhe emprestar o dinheiro. Se a taxa cobrada pelo banco pelo pagamento da conta no cartão de crédito for MENOR que os juros e a multa por atraso até a data em que você terá o dinheiro, compensa fazer o pagamento da conta no cartão.

Porém, se você pagar a conta no cartão e depois não tiver o dinheiro para quitar integralmente a fatura você terá piorado o seu problema. Em geral as contas tem juros muito menores que o cartão de crédito e, se for pra ficar devendo, é melhor dever quem cobra juros menores. Claro que é também necessário considerar o tipo de conta que está sendo paga. Certas contas quando atrasadas implicam no corte de alguns serviços essenciais e o prejuízo pode ser bem maior que os juros do banco.

Espero que o exemplo tenha sido suficiente para explicar a situação. Se pensa agora em pagar uma conta no cartão de crédito, faça as contas com todos os juros e valores envolvidos antes de tomar a decisão!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)