Quando um boleto de pagamento está atrasado, não é preciso entrar em desespero. Você bem que já poderia ter colocado o boleto em débito automático. Mas já que não colocou, não saia tentando pagar o boleto de qualquer jeito porque você pode entrar pelo cano e acabar perdendo seu tempo de ir a uma agência ou utilizando o internet banking. Ainda por cima, pode acabar estressando a toa, culpando todo mundo pelo pagamento não estar funcionando, mas o errado acaba sendo você.

Mantendo a calma, leia seu boleto, que contém informações sobre o pagamento após o vencimento. Alguns vão dizer que o pagamento após o vencimento só é possível nas agências bancárias do banco emitente do boleto ou até um grupo específico e bancos. Outros, vão especificar que o pagamento após o vencimento pode ser feito em qualquer agência.

A maioria dos boletos de prestadoras de serviços, como operadoras de telefonia, companhias de água e luz e demais, podem ter seus boletos pagos a qualquer momento, em qualquer agência, sem a necessidade de que outro seja gerado. Isto porque as multas e encargos decorrentes do atraso irão cair apenas no mês seguinte ao pagamento do boleto em atraso. O mesmo é válido para faturas de cartões, com a qual você deve tomar mais cuidado ainda, pois os encargos são cruéis com quem atrasa o pagamento da fatura do cartão.

Boleto vencido

Ao atualizar um boleto vencido, o código de barras é atualizado para expressar o valor atualizado do mesmo, já com os encargos incidentes pelo atraso. (Foto: boletovencido.com)

Agora, existem boletos que precisam ser atualizados para que possam ser pagos após seu vencimento. Para fazer a atualização, basta seguir as instruções que já repassamos em nosso blog através deste link. Pode existir algum caso onde a emissão de um novo boleto seja necessário ou apenas o pagamento na agência emitente do boleto seja possível. Contudo, na maioria dos casos, a atualização do boleto possibilitará seu pagamento via internet banking, Central de Atendimento do seu banco ou pelos terminais de atendimento.

Esperamos ter esclarecido mais uma dúvida de nossos leitores e assim, contribuído para ma vida financeira mais saudável.

3 comentários para “Boleto atrasado? Como pagar ou gerar outro?”

  1. Henrique

    Otimo post sobre boletos

    Responder
  2. Isabel

    Os bancos estão em greve, tenho boletos para pagar em dinheiro não a fatura toda, e não consigo pagar na casa loterica porque venceu o prazo. Como faço. Gostaria que enviase o boleto

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Isabel, basta seguir as dicas do nosso artigo e atualizar o boleto, ou ligar para a empresa que emitiu o boleto e pedir uma atualização para uma nova data de pagamento.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)