10 dicas para cortar os gastos com as compras do mês
Salvar dinheiro em compras é uma maneira fácil de reduzir suas despesas domésticas. Ao contrário dos pagamentos fixos de financiamentos e hipoteca, o custo de alimentos tende a continuar subindo. Para economizar em sua conta mensal dos mantimentos, você só precisa fazer alguns ajustes simples.
Comprar produtos genéricos
Se uma opção de marca genérica ou loja está disponível, escolha sempre ela. Na maioria das vezes, os dois produtos utilizam a mesma receita e você está pagando mais dinheiro para o nome apenas.
Consiga descontos
Leia também
Vá através de jornais, folhetos e busque por descontos. Busque online por promoções especiais e descubra quais são os melhores dias da semana para conseguir mais descontos.
Procure nas prateleiras mais baixas
Compradores muitas vezes só vão comprar produtos encontrados ao nível dos olhos. O estoque mais barato é normalmente encontrado nas prateleiras inferiores em corredores de supermercado.
Coma antes de ir às compras
Você vai gastar menos dinheiro em um supermercado se você comprar quando você não está com fome e não está tentado a comprar mais alimentos.
Faça uma lista detalhada
Só compre itens que serão usados em receitas específicas que você pretende fazer.
Faça compras sozinho
Fique longe de crianças ou o seu cônjuge para o supermercado, pois eles vão fazer você gastar mais dinheiro com os itens que eles querem que não estão na sua lista.
Evite pegar qualquer produto na saída do mercado
Estes produtos são geralmente de alto custo e colocados para atrair os consumidores a fazer compras de última hora.
Não compre o que você não come
Não compre itens que você sente que você deve comer, mas não o faz. Se você odeia couve-flor, não se incomode em pagar por ela.
Com compras semanais, você poupa dinheiro porque compra nem mais, nem menos do que o suficiente para uma semana. E com isso, você também poupa mais por conseguir pegar mais promoções.
Pesquise
Associações de donas de casa de sua cidade tem em mãos pesquisas de preços detalhadas para vários dos principais produtos para uma família. Consiga o contato dessa associação e obtenha a lista de produtos e mercados onde eles estão mais baratos.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
11 dicas para gastar de forma mais inteligente!
Como economizar dinheiro no dia a dia?
Economize onde você nunca imaginou!
Ganhe descontos ao pesquisar preços e deixar produtos no carrinho!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.