Traders participam dos mercados financeiros comprando e vendendo ações, moedas, commodities e outros títulos, além de fechar posições com a intenção de fazer ganhos pequenos e frequentes. Assim como existem muitos tipos de investidores, os traders variam do pequeno e independente que trabalha de um escritório doméstico até o trader institucional que move dezenas ou centenas de milhões de dólares de ações e contratos de cada sessão de negociação. Porém, todos eles trabalham no mesmo mercado financeiro, convivendo com os mesmos riscos, ganhos, e oportunidades desse ambiente altamente competitivo.

Perceba que trader, comerciante trabalhador do mercado financeiro serão usados concomitantemente neste artigo, mas todos os termos se referem ao mesmo tipo de profissional.

Emprego no mercado financeiro: os tipos de traders

Os traders são ainda definidos pelo período em que eles abrem e fecham posições (o período de retenção) e o método pelo qual eles encontram oportunidades comerciais e enviam ordens para o mercado. Os traders discricionários se baseiam em decisões que examinam os mercados e colocam ordens manuais em resposta a informações disponíveis naquele momento. Os traders de sistema, por outro lado, usam algum nível de automação para implementar um conjunto objetivo de regras, permitindo que um computador explore oportunidades de negociação e controle todas as atividades de entrada de pedidos. Há mas estilos diferentes de negociação de acordo com o período de tempo e o método correspondente que o trader usa. E por causa dessa diversidade entre os traders, é difícil definir com clareza como é o trabalho no mercado financeiro, mas vamos dar uma olhada no que um dia pode ser para um trader no mercado financeiro.

Emprego no mercado financeiro: o trabalho no pré-mercado

Antes que os mercados abram as negociações, a maioria dos trabalhadores do mercado financeiro estão ocupados em recuperar qualquer evento que aconteceu durante a noite que poderia afetar a sessão de negociação desse dia. Isso envolve ler histórias de vários jornais e sites financeiros, além de ouvir atualizações de redes de notícias financeiras.

Os mercados de futuros, bem como os índices amplos de mercado, são notados como os comerciantes formam opiniões sobre a direção que eles esperam que o mercado apresente. Os comerciantes também reverão os calendários econômicos para descobrir quais relatórios financeiros em movimento de mercado, como o relatório semanal do status do petróleo, serão entregues num dado dia específico. Deve-se notar que muitos traders participam de mercados ininterruptos, como futuros e divisas, e esses comerciantes podem esperar aumento de volume antes do restante dos mercados abrirem.

Depois de ler sobre eventos e tomar nota do que os analistas estão dizendo, os comerciantes dirigem suas estações de trabalho, ativam seus computadores e monitores e abrem suas plataformas de análise e negociação. Muitas camadas de tecnologia estão no trabalho aqui, do computador, do teclado e do mouse do trader, até a Internet, plataforma de negociação, corretora e, finalmente, as próprias trocas. Como tal, os comerciantes gastam tempo certificando-se de que tudo está funcionando corretamente antes do início da negociação.

Se tudo está funcionando corretamente, os comerciantes começam a escanear os mercados para potenciais oportunidades comerciais. Alguns comerciantes trabalham apenas um ou dois mercados, e abrirá esses gráficos e aplicará indicadores técnicos selecionados para ver o que está acontecendo. Outros usam software de varredura de mercado para encontrar títulos que atendam às suas especificações exatas. Por exemplo, um comerciante pode pesquisar ações que estão negociando em baixa com tendência de alta para as próximas semanas, de acordo com previsões dos analistas financeiros. Uma vez que o computador compila uma lista de ações que atendem a esses critérios, o comerciante colocará esses avisos em sua lista de observação.

Mercado financeiro

Trabalhar no mercado financeiro pode garantir um futuro profissional promissor para aqueles que se mantém antenados nas notícias econômicas globais. (Foto: AFRICA ON THE RISE)

Emprego no mercado financeiro: o trabalho de negociação antecipada

A primeira meia hora de negociação geralmente é bastante volátil, muitos (mas certamente não todos) os comerciantes individuais observam para dar tempo ao mercado para se instalar e evitar ser instantaneamente colocado fora de uma posição.

Agora é um jogo de espera, enquanto os trabalhadores no mercado financeiro observam oportunidades de negociação que se baseiam em seus planos comerciais, experiência, intuição e atividade de mercado atual. Precisão e cronometria tornam-se cada vez mais importantes quanto menor for o período de retenção para o comércio e menor o objetivo de lucro. Uma vez que surge a oportunidade, o comerciante deve atuar rapidamente para identificar a configuração e atacar a venda, pois os segundos podem fazer a diferença entre uma troca vencedora e perdida.

O comerciante usa uma interface de entrada de pedidos para enviar pedidos ao mercado. Muitos comerciantes também enviarão pedidos simultâneos para metas de lucro e interromperão perdas para se proteger contra movimentos de preços adversos. Dependendo dos objetivos do comerciante, ele ou ela aguardarão que essa posição seja fechada antes de entrar em outra ou continuará digitalizando os mercados para oportunidades comerciais adicionais.

Muitos comerciantes também procuram oportunidades de reversão da manhã atrasada. Como o volume de negócios e a volatilidade diminuem à medida que o meio-dia se aproxima, a maioria dos comerciantes esperará que qualquer posição alcance seus objetivos de lucro antes do almoço. Caso contrário, as próximas duas horas podem ser bastante sem intercorrências, pois aqueles que tem dinheiro pararam para o almoço e os mercados diminuem o ritmo.

Emprego no mercado financeiro: o segundo turno

Uma vez que os comerciantes institucionais estão de volta do almoço e das reuniões, os mercados se recuperam, o volume e o movimento dos preços mais uma vez ganham vida. Os comerciantes aproveitam este segundo momento procurando oportunidades de negociação adicionais antes que os mercados fechem. Qualquer posição inserida durante a manhã e tomada agora terá que ser encerrada antes do final do dia, de modo que os comerciantes estão interessados ​​em entrar em negociações o mais rápido possível para atingir um objetivo de lucro antes do final da sessão.

Os comerciantes continuam a monitorar suas posições abertas e procurar mais oportunidades. Como os comerciantes do dia não ocupam suas posições da noite para a noite, muitos definem um limite de tempo após o qual eles não abrirão nenhuma posição adiciona. Isso ajuda a garantir que eles terão tempo suficiente para obter lucro antes de os mercados fecharem.

Quando o fechamento dos mercados se aproxima, o trader fecha todas as posições abertas e cancela quaisquer pedidos não preenchidos. Este é um passo importante, uma vez que os pedidos abertos podem ser preenchidos sem que o comerciante perceba, resultando em perdas potenciais. O comerciante fechará o dia com lucro, no ponto de equilíbrio ou em prejuízo.

Emprego no mercado financeiro: pós-mercado

Após o fechamento dos mercados, os comerciantes terminam o dia revisando seus negócios, tomando nota do que foi bem e do que poderia ter sido feito melhor. Muitos comerciantes discricionários usam um diário de negociação, um registro escrito de todos os negócios, incluindo o símbolo da posição, a configuração (por que a negociação foi retirada), preço de entrada, preço de saída, número de ações e notas sobre o comércio ou o que estava acontecendo no mercado que pode ter afetado o comércio. Se organizado e consistentemente usado, um diário comercial pode fornecer informações vitais para um comerciante que procura melhorar seu plano e desempenho. Muitos comerciantes retornarão a uma rede de notícias financeiras para obter uma recapitulação do dia e começar a fazer planos para a próxima sessão de negociação.

Considerações finais do trabalho no mercado financeiro

Fora do trabalho diário no mercado, o trader dedica muito tempo à pesquisa aprendendo sobre os mercados, experimentando indicadores técnicos e aperfeiçoando suas habilidades de entrada de pedidos usando plataformas de negociação simuladas. A maioria dos comerciantes provavelmente tem uma história sobre os erros e acertos de um dia de trabalho como trader. O importante a saber é que nesse mercado, estará em vantagem o trabalhador que se mantém atento a tudo que está acontecendo e monitora, com muita atenção, todas as oportunidades de curto, médio, e longo prazo.

Você já trabalha ou quer trabalhar no mercado financeiro? O que te atrai nessa área de atuação?

Marcadores:

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)