O que é e como operar no mini índice?

Em Educação financeira por André M. Coelho

O mini índice é um mini contrato de futuros, que acompanha índices como o S&P e Bovespa, e visam fazer um lucro sobre os investimentos feitos, mas em um valor mais acessível do que um contrato completo.

O que eles são? Micro e-mini futuros são basicamente versões menores dos populares contratos de futuros de índices, ficando em apenas uma parcela do tamanho.

Por que e como operar no mini índice?

Os contratos clássicos se tornaram muito caros para muitos comerciantes, efetivamente fechando-os do mercado de futuros líquidos e para os interessados em day trade ou no swing trade. Os micro contratos menores também fornecem mais flexibilidade dos comerciantes e lhes permitem ser mais precisos em como gerenciam seus riscos.

Você precisará ter uma conta em uma corretora que opere no mini índice, para começo de conversa. Cada corretora terá regras específicas para operar no mini índice, como valores mínimos, taxas, entre outros critérios. Pesquise, compare, e se informe antes de começar a investir no mini índice.

E então, precisará dar uma olhada mais de perto em alguns dos possíveis benefícios e riscos associados a esses contratos para sua carteira de investimentos.

Código mini índice: quais são?

Os códigos do mini índice começam com as letras WIN, tem uma letra correspondendo ao mês de vencimento, e dois números para o ano do vencimento. Para operar no mini índice, existem os códigos de negociação para cada mês:

Janeiro – F

Fevereiro – G

Março – H

Abril – J

Maio – K

Junho – M

Julho – N

Agosto – Q

Setembro – U

Outubro – V

Novembro – X

Dezembro – Z

Então se você tem um contrato de mini índice WINX21 significa que é um contrato que vencerá em novembro de 2021.

Mini índices nos investimentos

Mini índices são mini contratos que podem te ajudar a diversificar os investimentos correndo menores riscos. (Imagem: Emini.com)

Quais são as vantagens do mini índice?

O tamanho do mini contrato de índice traz uma variedade de benefícios potenciais para os comerciantes de varejo:

Diversificação de carteira por menos: com futuros, você pode assumir uma exposição longa ou curta a um índice inteiro de ações por muito menos dinheiro do que tomar para comprar ou curtas as mesmas ações ou até mesmo os fundos de rastreamento de índices associados.

Eficiência de capital: um dos principais conceitos de negociação de futuros é que, como investimentos alavancados, uma quantidade inicial relativamente pequena de capital é usada para controlar um valor de contrato muito maior. Com os mini contratos de índice a ligação de desempenho de um comerciante ou a margem – uma garantia financeira exigida de compradores e vendedores de contratos futuros para assegurar o cumprimento do contrato – poderão ser executado de apenas uma parcela  do valor nocional do contrato.

Gerenciamento de risco flexível: a venda de contratos de mini índice pode ajudar os investidores a gerenciar alguns dos riscos associados à alocação de ações em seus portfólios sem realmente perturbar suas carteiras de ações. E com a negociação disponível quase 24 horas por dia, seis dias por semana, os comerciantes podem responder a eventos em movimento no mercado, pois eles ocorrem em todo o mundo.

Quais são os riscos da operação em mini índice?

Tal como acontece com qualquer negociação de futuros, se um comércio for contra você, você pode perder mais dinheiro do que inicialmente investiu. De fato, qualquer movimento significativo contra sua posição antes da expiração poderia levar a uma chamada de margem para você se estabelecer.

Sob certas condições de mercado (raras), você também pode achar difícil – ou impossível – fechar uma posição. Essa situação pode ocorrer, por exemplo, quando um mercado atinge um limite de flutuação de preço diário (limite ou limite de limite) ou o disjuntor do mercado.

Além disso, as ordens de parada e de mercado não podem ser executadas ou perto do seu preço desejado durante os períodos de alta volatilidade ou baixo volume.

Finalmente, enquanto a negociação de quase 24 horas em alguns produtos pode ser uma vantagem, também poderia tentar comerciantes e investidores a fazer mais negócios do que podem lidar com razoavelmente, criando o potencial de maiores perdas. A negociação de futuros é um trabalho árduo e requer um investimento substancial de tempo e energia. Estudando gráficos, comentários de mercado de leitura, ficar em cima da notícia – pode ser muito para o trader mais experiente.

Como os contratos de mini índice funcionam?

O tamanho do contrato refere-se a um multiplicador de contrato. Como observado acima, contratos de mini índice são uma pequena parcela do tamanho de um contrato de mini índice equivalente. Isso significa que os comerciantes ganharão ou perderão um valor por ponto de mudança no contrato micro versus por ponto com o contrato.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário