Day trade é definido como a compra e venda de um título dentro de um único dia de negociação. Isso pode ocorrer em qualquer mercado, mas é mais comum no mercado cambial e no mercado de ações. Normalmente, os daytraders são bem educados e bem financiados. Eles utilizam grandes quantidades de alavancagem e estratégias de negociação de curto prazo para capitalizar sobre pequenos movimentos em preços em ações de alta liquidez ou moedas. Daytraders têm duas funções críticas no mercado: eles mantem os mercados funcionando de forma eficiente via arbitragem e fornecem grande parte da liquidez dos mercados (especialmente no mercado de ações). Este artigo vai dar uma olhada objetiva no day trade, quem o faz e como ele é feito.

As controvérsias

Pesquise “day trade” no Google e você vai ver porque há controvérsias! O potencial de lucro do day trade é talvez um dos temas mais debatidos (e incompreendidos) na bolsa Fraudes na Internet incontáveis ​​têm capitalizado sobre essa confusão, prometendo retornos enormes em um curto período. Enquanto isso, a mídia continua a promover este tipo de negociação como um esquema de enriquecimento rápido, que sempre funciona. A verdade está em algum lugar no meio disso tudo. Há aqueles que se dedicam a este tipo de negociação, sem conhecimento suficiente, ou alguns até mesmo reconhecidamente jogadores de alto risco. No entanto, há daytraders que são capazes de fazer uma vida bem sucedida com tranquilidade.

Muitos gestores de dinheiro profissionais e consultores financeiros se coíbem do day trade, argumentando que, na maioria dos casos, a recompensa não justifica o risco. Eles costumam citar que nenhum day trader é mundialmente conhecido, enquanto ícones como Warren Buffett e Peter Lynch são uma prova do sucesso que pode ser alcançado por formas mais tradicionais de investir. Por outro lado, aqueles que fazem day trade insistem que há lucro a ser feito. Eles dizem que a taxa de sucesso é inerentemente mais baixa, como resultado da maior complexidade e risco necessário do day trade, juntamente com todos os golpes relacionados.

No geral, os especialistas permanecem divididos sobre a questão. No mínimo, eles concordam que o day trade não é para todos e envolve riscos significativos. Além disso, exige uma compreensão aprofundada de como o mercado trabalho e várias estratégias para lucrar no curto prazo. Agora vamos dar uma olhada nos vários aspectos do day trade.

Características de um Day Trader

Este artigo incidirá sobre os Day Traders, isto é, aqueles para os quais o day trade é a vida, e não simplesmente como um hobby ou para um “jogo grande”. Estes day traders são tipicamente bem estabelecidos no campo e tem um conhecimento profundo do mercado. Aqui estão alguns dos pré-requisitos para o day trade:

  • Conhecimento e experiência no mercado: indivíduos que tentam o day trade sem uma compreensão dos fundamentos do mercado, muitas vezes acabam perdendo dinheiro;
  • Capital suficiente: não se pode esperar para fazer o day trade sem dinheiro. Day traders usam apenas o capital de risco, o que eles podem dar ao luxo de perder. Isso não só os protege da ruína financeira, mas também ajuda a eliminar a emoção de sua negociação. A grande quantidade de capital é muitas vezes necessária para capitalizar de forma eficaz sobre os movimentos de preços intra-day;
  • A estratégia: um day trader precisa de uma vantagem sobre o resto do mercado. Existem várias estratégias diferentes que utilizam os day traders, incluindo swing trading, arbitragem e negociação de notícias, entre outros. Estas estratégias são refinadas até que eles produzam lucros consistentes e efetivamente limitam as perdas;
  • Disciplina: uma estratégia rentável é inútil sem disciplina. Muitos Day Traders acabam perdendo um monte de dinheiro porque eles não conseguem fazer negócios que atendam seus próprios critérios. O sucesso é impossível sem disciplina.
Requisitos para o day trade

O day trade é basicamente um jogo dos altos escalões dos investidores. É preciso muito dinheiro e conhecimento para ser bem sucedido aqui. Porém, pode render frutos que realmente merecem grandes comemorações. (Foto: priceactiondaytrader.com)

Day Trade para uma vida

Há duas divisões principais de day traders profissionais: aqueles que trabalham sozinhos e/ou aqueles que trabalham para uma instituição maior. A maioria dos comerciantes que negociam no day trade como um trabalho de vida para uma grande instituição. O fato é que essas pessoas não têm acesso a coisas que comerciantes individuais só poderiam sonhar: uma linha direta para a mesa de negociação, grandes quantidades de capital e alavancagem, software analítico caro e muito mais. Estes comerciantes são tipicamente aqueles que procuram lucros fáceis que podem ser feitos a partir de oportunidades de arbitragem e eventos noticiosos. Os recursos a que têm acesso lhes permitem aproveitar essas operações day trade menos arriscadas antes de comerciantes individuais poderem reagir.

Os comerciantes individuais gerenciam muitas vezes o dinheiro de outras pessoas, ou simplesmente negociam com os seus próprios recursos. Poucos deles têm acesso a uma mesa de negociação, no entanto, muitas vezes têm fortes laços com uma corretora (devido às grandes quantidades de gastos em comissão) e acesso a outros recursos. O âmbito limitado desses recursos impede de competir diretamente com os day traders institucionais, em vez disso, eles são forçados a assumir mais riscos. Os comerciantes individuais tipicamente, utilizam a análise técnica e swing trades, combinados com alguma influência, para gerar lucros adequados sobre esses pequenos movimentos de preços em ações de alta liquidez.

Negociando

Day trade exige o acesso a alguns dos serviços e instrumentos financeiros mais complexos do mercado. Day Traders exigem:

  • O acesso ao Trading Desk: este é geralmente reservado para os comerciantes que trabalham para instituições maiores ou aqueles que gerenciam grandes quantidades de dinheiro. A mesa de negociação fornece a esses comerciantes com execuções ordem instantâneas, que podem tornar-se importantes, especialmente quando os movimentos de preços acentuado ocorrer. Por exemplo, quando uma aquisição é anunciada, os day traders olham para arbitragem de fusão pode obter as suas encomendas antes do resto do mercado, aproveitando a diferença de preço;
  • Múltiplas Fontes de Notícias: no filme “Wall Street” Gordon Gekko diz que “a informação é o bem mais importante commodity da negociação.” Notícias fornecem a maioria das oportunidades para day traders capitalizarem, por isso é imperativo ser o primeiro a saber quando algo grande acontece. A sala de negociação típica contém o acesso ao Dow Jones, NASDAQ, IBOVESPA, Nikkei, televisores mostrando agências de notícias, bem como o software que analisa constantemente várias outras fontes de notícias por histórias importantes;
  • Software de análise: software é uma necessidade cara para a maioria dos comerciantes do dia. Aqueles que dependem de indicadores técnicos ou swing trades confiam mais em softwares do que notícias. Estes softwares normalmente contém muitos recursos, incluindo reconhecimento automático padrão (programa de negociação identifica indicadores como bandeiras, canais e até mesmo indicadores mais complexos), aplicações genéticas e neurais (programas que utilizam redes neurais e algoritmos genéticos para sistemas de negociação perfeitos para fazer previsões mais precisas dos movimentos de preços futuros), integração com corretagem (interface diretamente com a corretora, que permite a execução instantânea e até mesmo automática de trades), testar possibilidades no passado (olhar como uma certa estratégia teria realizado no passado, a fim de prever com mais precisão como ele irá executar no futuro, embora o desempenho passado não é sempre indicativo de resultados futuros).

Combinadas, essas ferramentas fornecem aos comerciantes uma vantagem sobre o resto do mercado. É fácil ver por que, sem elas, muitos comerciantes inexperientes perdem dinheiro.

Considerações finais

Embora o Day Trade tornou-se um pouco de um fenômeno controverso, a sua prevalência é inegável. Day traders, tanto institucionais quanto individuais, desempenham um papel importante no mercado, mantendo os mercados líquido. Alguns argumentam que as pessoas devem ficar longe do Day Trade, enquanto outros argumentam que é um meio viável para o lucro. Embora esteja se tornando cada vez mais popular entre os comerciantes inexperientes, ele deve ser deixado principalmente para aqueles com as habilidades e os recursos necessários para ter sucesso.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)