Marcação a mercado é atualizar o valor dos fundos para o valor do dia o preço, ou seja, fazer refletir nas cotas do fundo os preços de mercado, o que pode facilitar para criar um padrão de comparação do fundo. Mesmo que sua debênture ou qualquer outro ativo de renda fixa tenha uma taxa determinara (pré ou pós-fixada), o valor estará atualizado em um caráter diário.

Os riscos que seu dinheiro sofre estão vinculados diretamente aos preços definidos pelo mercado. A partir destes preços e da definição do valor do título, em função das novas taxas em relação ao rendimento, o investidor por avaliar se o fundo ainda vale a pena o risco corrido ou se é melhor movimentá-lo para um outro tipo de investimento.

No fundo de investimentos, é importante tal marcação para a divisão dos valores dos papéis de acordo com o valor do dia, sendo isto importante tanto para aqueles que entram no fundo em uma data quanto aqueles que resgatam seus papéis, sendo justo, correto e transparente com os valores estabelecidos.

Definição de termos de economia

A técnica garante uma negociação de papéis e carteiras com um preço correto e justo para uma otimização da gestão de seus investimentos. (Foto: gesplan.com.br)

Marcação a mercado é um conceito muito mais apropriado e válido para negócios com fundos de investimentos e carteiras que seja administradas por empresas gestoras de finanças, dada a negociação frequente de títulos de acordo com necessidades de caixa ou seleção de novas modalidades de aplicação financeira para carteiras. Como sempre gostamos de falar aqui, é importante um acompanhamento quase que diário de suas finanças e investimentos, além dos indicadores financeiros, para saber onde será mais válida a alocação financeira. Ao ter uma gestão “terceirizada” e que valoriza a marcação a mercado, o risco de perder oportunidades ou fugir de um prejuízo ,cai consideravelmente.

O mercado para definir o valor de negociação em uma data, qualquer que seja ela, define então a taxa do momento que se forma a partir da taxa básica (sem risco) e do spread adicional definido por variáveis de risco que envolvem o título que está sendo negociado.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)