5 piores investimentos para iniciantes

Em Educação financeira por André M. Coelho

Esperando muito tempo, olhando para investir no barato, e negociar com muita frequência são alguns erros comuns de investimento que você pode facilmente evitar.

Mesmo os investidores experientes cometem erros às vezes. Mas quando você começa a investir, você é propenso a deixar suas emoções assumirem. Talvez você esteja animado quando o mercado de ações cresce e querer assumir mais risco – ou você entre em pânico quando mergulha e é tentado a se vender.

Não deixe suas emoções ficarem no caminho de tomar decisões racionais sobre o seu dinheiro.

Aqui estão 5 dos piores investimentos que iniciantes fazem.

1. O investimento para iniciantes do “momento certo”

Já te falaram do “momento certo” para investir. Mas para iniciantes, o momento certo é agora.

Se você está nervoso em investir, agora nunca vai parecer o momento certo para investir. O mercado de ações sempre parecerá caro ou muito volátil ou à beira de outro acidente. Ou talvez você ache que agora não é o momento certo para você investir porque você não tem muito renda descartável.

Há algumas situações em que se impedir no investimento faz sentido para suas finanças. Por exemplo, se você tiver dívida de cartão de crédito de altos juros, você deve pagá-la antes de investir para sua aposentadoria.

Mas no geral, atrasar é possivelmente o pior erro de investimento que você pode fazer. Um real investido em seus 20 anos vai muito além de um real investido em seus 30 anos.

Mais tempo no mercado tem uma melhor recompensa do que tentar tempo no mercado. Se você praticar a média do custo do real e investir apenas dinheiro que você não precisa nos próximos cinco ou 10 anos, as condições de mercado de curto prazo realmente não importam.

Erros de investimentos para iniciantes

Começando nos investimentos, é importante evitar investir errado, o que pode acabar com seu dinheiro rápido. (Imagem: divulgação)

2. Investimentos day trade para iniciantes

Com plataformas oferecendo transações em Day Trade baratas, é fácil ignorar os altos custos de negociação frequente. Mas a maioria dos investidores que compram e vendem frequentemente tem muito capital. Além disso, day traders perdem as taxas de imposto de ganhos de capital a longo prazo.

As flutuações de preço das ações de curto prazo são frequentemente impulsionadas pela emoção, em vez de valor real de uma ação. Negociação com base nestes altos e baixos é jogo, não investimentos. O mercado recompensa as empresas de qualidade de compra e qualidade para o longo prazo.

Saia do day trade, se você for um iniciante.

3. Investimento ações para iniciantes com base em notícias

No momento em que você ouve sobre uma ação vencedora na TV, você está atrasado para a festa. Ao saltar para dentro do barco, você provavelmente pagará preços inflados porque todo o hype está preparando o preço. Isso não significa necessariamente uma ação é um investimento ruim só porque todo mundo está falando sobre isso. Mas você certamente não vai encontrar nenhuma pechincha investindo no que todo mundo está investindo.

4. A ação barata para iniciantes

Ações baratas tendem a ser baratas por um motivo. Alguns preços que parecem uma barganha, mas normalmente refletem o fato de que as empresas emissoras são não comprovadas ou financeiramente perturbadas.

Lembre-se que é muito melhor comprar uma empresa maravilhosa a um preço justo do que uma empresa justa a um preço maravilhoso.

Vale a pena pagar mais para investir em ações emitidas por empresas com uma sólida história, uma vantagem competitiva e potencial para o crescimento. A compra de ações fracionárias pode ser uma opção acessível para novos investidores que buscam ações de alta qualidade.

5. O investimento que o iniciante saca antes da hora

Ninguém pensa que eles serão aquele que compram na alta e, em seguida, vendem na baixa em pânico. Mas, na realidade, acontece porque as pessoas são estimadores ruins de sua tolerância ao risco real.

Se você é novo para investir, é preciso que você se comprometa a ficar investido através das desacelerações. É ainda melhor se você estiver disposto a capitalizar em um mercado de urso e investir ainda mais.

Acidentes de mercado e correções são inevitáveis. Não é uma questão de “se”, mas sim “quando”. Embora seja assustador ver o valor do seu ninho, a maioria das desacelerações é de curta duração. A grande coisa sobre ser um novo investidor é que você provavelmente terá bastante tempo ao seu lado.

E claro, se precisar de ajuda, mande nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário