Durante anos, as pessoas diziam que você provavelmente tem coisas melhores para fazer com o seu dinheiro do que pagar antecipadamente um financiamento de baixos juros e dedutível, como uma hipoteca.

No entanto, algumas pessoas podem querer ter pago a hipoteca antes do tempo de se aposentar. Estamos aqui promovendo um padrão duplo para quitação de dívidas? Não é verdade. Estamos apenas reconhecendo a matemática, que favorece a quitação de uma hipoteca enquanto você estiver trabalhando e estar livre de dívidas quando você não estiver mais.

Mesmo que sinta fortemente a importância de estar livre de dívidas, ou se você está convencido de que você está ok carregando uma hipoteca até sua aposentadoria, você deve considerar os seguintes fatos.

Aposentadoria vem em primeiro lugar

Quanto mais você adiar a poupança para a aposentadoria, mais difícil de recuperar. Alguém que começa aos 25 deve economizar 13% de sua renda para se aposentar confortavelmente aos 65 anos. Se ela espera até 35 anos de idade, ela teria que economizar 20% de sua renda. Aos 45 anos, ela teria que economizar 29%.

Isso só reflete a realidade da composição: Quanto mais cedo você contribui para uma conta de aposentadoria, mais tempo você tem para ter retornos.

Existem outros incentivos para priorizar a poupança para a aposentadoria, incluindo incentivos fiscais e aproveitamento de qualquer  investimento de boa oportunidade. Portanto, verifique se você está no caminho certo para a aposentadoria antes de enfrentar outros objetivos, incluindo a quitação da hipoteca.

Outras dívidas têm prioridade

Empréstimos estudantis, empréstimos de carro, linhas de crédito pessoal, dívidas do cartão de crédito, financiamento do carro e outras dívidas geralmente têm taxas mais elevadas que muitas vezes são variáveis. Isso lhes dá uma prioridade maior do que pagar uma hipoteca que tem baixos juros.

Você precisa de um fundo de emergência

Se você perder seu emprego ou sofrer outro revés financeiro grande, uma conta poupança de emergência pode ajudá-lo a pagar as contas sem ir mais longe em dívida. Um fundo de emergência tem o equivalente a três meses de despesas, sendo este um mínimo que você deve ter antes de começar a pagar a sua hipoteca. Seis meses ou mais seria melhor.

Pagando o financiamento de uma casa

Mesmo que você não vá quitar seu financiamento, tente desenvolver estratégias para acelerar o processo. É o caminho certo para suas finanças. (Foto: www.dallasmortgageplanners.com)

Os fatos acima se aplicam a todos

O que poderia inclinar a balança a favor de manter uma hipoteca, pelo menos enquanto você está trabalhando, é o custo relativo do dinheiro que você pega emprestado. Quanto menor os juros e menor a hipoteca que você tem que pagar, mais devagar você poderá ir para pagar o empréstimo.

Planejando a quitação da hipoteca

Após ter certeza que quitar a hipoteca não atrapalhará seus investimentos, sua poupança para a aposentadoria e sua vida financeira do dia a dia. é hora de quitar a dívida do financiamento da sua casa. Há algumas maneiras de fazê-lo da melhor forma possível:

  • Pague a mais todos os meses: apenas certifique-se de que dinheiro adicional é aplicado a sua parcela principal, não apenas reserve para fazer o pagamento do próximo mês. Com isso, você vai cortando o valor das parcelas finais e aproximando o mês final do financiamento;
  • Corte custos em casa: não podemos deixar de fora o fato que cortar custos, resulta em mais dinheiro sobrando. Se aproximadamente 30% do seu dinheiro já estão indo para sua carteira de investimentos, todo o resto pode ir para outros fins, inclusive a quitação da sua hipoteca. Para isso, uma reorganização e disciplinamento financeiro são necessários. Você ficaria surpreso com o quanto consegue adiantar de seus pagamentos;
  • Use parte do décimo terceiro para pagar a hipoteca: perceba que não falamos para você usar todo seu décimo terceiro para isso. Dizemos isso porque é importante que o uso do décimo terceiro seja feito principalmente para investimentos. Isso só vale para pessoas que pouparam o ano inteiro para pagar seus impostos de início de ano, tais como IPTU e IPVA. Poupe mensalmente, incluindo parte do décimo terceiro, e você terá dinheiro suficiente para pagar parte da hipoteca e ainda investir.

Cuidado com investimentos e a taxa de juros da hipoteca

Se você está fazendo um investimento com uma taxa de retorno menor do que a hipoteca, você na verdade vai estar perdendo dinheiro. Geralmente, investimentos para a aposentadoria rendem mais do que os juros da hipoteca no longo prazo. Excluindo o fundo de emergência, que não deve ser considerado um investimento, qualquer investimento que tenha um rendimento menor do que a taxa de juros da hipoteca deve ser questionado se não seria melhor utilizado no pagamento da hipoteca. Lógico, nem todo caso significa necessariamente que você vai tirar o dinheiro do investimento para a hipoteca. Afinal, é mais importante garantir um recebimento durante a aposentadoria do que quitar logo sua hipoteca.

Com estes cuidados, você conseguirá quitar sua hipoteca com facilidade. Não fique ansioso, no entanto, para fazê-lo. Apenas planeje bem e prepare-se para manter sua estabilidade financeira.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)