Como saber que você poupou o suficiente para a aposentadoria?

Escrito na categoria "Aposentadoria" por André M. Coelho.

Muitas pessoas sonham com dia em que eles serão capazes de se aposentar e aproveita a vida com atividades de lazer. A aposentadoria oferecida pelas empresas onde você trabalhou durante a sua carreira através do INSS, no entanto, pode não ser suficiente para lhe fornecer a renda mensal para apoiar o estilo de vida que você gostaria de levar. Além disso, você pode querer deixar dinheiro para seus filhos e netos. Se guardar dinheiro para a aposentadoria, você pode complementar sua renda.

Publicidade

Publicidade

Um bom ponto de partida para a aposentadoria é determinar quanto dinheiro você vai precisar a cada ano quando se aposentar. Esta estimativa deve ter em conta os custos associados com atividades do dia a dia, os custos de viagem e de seguros de saúde.

Calcule quanto dinheiro você receberá a cada ano de sua aposentadoria. Esta será baseada tanto em seu salário quanto valores de contribuição, além de outros programas de previdência privada que você possa ter participado. A partir deste cálculo, você terá uma projeção de suas finanças mensais futuras para estimar quanto precisará poupar.

Publicidade

Publicidade

Determine então quanto dinheiro você precisa economizar para sua aposentadoria. Este será baseado na quantidade de dinheiro que você salvou até o dia de se aposentar, a taxa de retorno que você espera em suas economias e o valor de sua aposentadoria, quanto você pretende gastar depois de se aposentar e quanto tempo vai levar até que você aposentar. Com base em sua renda antecipada e despesas, você pode determinar quanto dinheiro você precisa economizar para ter uma situação tranquila quando se aposentar.

Poupando para aposentadoria

Com os cuidados certos, você consegue planejar seu memento de descanso e assim, aproveitar a aposentadoria sem se preocupar com dinheiro. (Foto: www.retirementplans.org)

Publicidade

Tire partido de opções de investimento de impostos diferidos de aposentadoria. Há vários tipos de investimentos e baixo risco que permitem investir o dinheiro antes de pagar impostos sobre ele, deixando-os crescer livre de impostos até que você os retire. Inclusive, quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado, menos impostos você paga. Se você é jovem, quanto mais cedo você buscar estes investimentos, menos impostos você pagará quando aposentado.

Publicidade

Salve qualquer dinheiro adicional que você precisa em investimentos tradicionais. Enquanto você deve pagar impostos sobre essas economias e os juros que eles ganham, você será capaz de acessar o dinheiro antes de se aposentar, se você precisar dele. Porém, é importante que alguma parte deste dinheiro seja diversificada em investimentos para longo prazo, diversificando sua carteira.

O que é mais importante para que você se aposente tranquilo é se conscientizar da importância dos investimentos e da poupança desde cedo. Assim, você maximiza seus ganhos e quando chegar em um momento futuro de sua vida, será capaz de poder trabalhar menos e mais tranquilo, se preparando para uma grande aposentadoria.

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário