Suas finanças , a sua capacidade de poupar e investir para o futuro e até mesmo seus objetivos pode mudar como você se move através da vida. É por isso que recomendamos uma abordagem com a estratégia certa de planejamento da aposentadoria de acordo com seu perfil. Porém, é também importante pensar que as pessoas são diferentes e vivem de forma diferente. Assim sendo, elas precisam saber qual a estratégia certa para elas não através de uma fórmula pronta, mas através de dicas e instruções que as ajudarão a encontrar a forma certa de investir em um futuro de tranquilidade financeira.

Então abaixo seguem elementos que fazem parte de toda estratégia de uma boa aposentadoria.

Começando cedo

Mesmo quando a aposentadoria parece estar a anos de distância, é importante poupar e investir para o futuro. Quanto mais cedo você começar, mais dinheiro que você investe irá crescer , especialmente quando protegido dos impostos em um plano de previdência privada ou investimentos seguros, como o Tesouro Direto. Ao começar mais cedo, você tem o potencial para uma maior poupança de aposentadoria e renda quando você parar de trabalhar.

Conheça seus objetivos

A chave para a preparação para a aposentadoria durante seus anos de trabalho é equilibrar com sucesso despesas e poupança. Mas primeiro você deve determinar o quanto você precisa para a aposentadoria. Isso significa ter objetivos firmes e saber quanto dinheiro será necessário para atingir esses objetivos.

Às vezes pode parecer difícil de encontrar um equilíbrio entre despesas e poupança. Esse é especialmente o caso quando você é mais jovem e tem consideráveis ​​compromissos financeiros como pagar uma hipoteca, criar os filhos e poupar para a educação das crianças. Além disso, há outras necessidades financeiras a considerar. Por exemplo, você salvou o suficiente para um fundo de emergência? Você está protegendo o seu rendimento contra deficiência ou doença a longo prazo, através de produtos de seguro adequados além do INSS?

Descontos progressivos à medida que envelhecemos

Enquanto você progride através de seus anos de trabalho, você deve ser capaz de pôr de lado mais dinheiro para a aposentadoria. Algumas despesas serão menores. Por exemplo, a sua hipoteca pode ser paga. E o seu salário deve subir, dando-lhe mais liberdade para colocar mais dinheiro de lado.

Se você tem um plano de pensão no local de trabalho, é fundamental para entender como ele irá contribuir para sua aposentadoria. Quanta renda o plano é capaz de proporcionar quando você se aposentar? Se você não tem um plano de previdência, poupança para a aposentadoria se torna ainda mais importante.

Comece com o crescimento

Em seus primeiros anos de trabalho, é um bom momento para se concentrar em investimentos em crescimento. Estes podem incluir ações, fundos mútuos que investem em ações e investimentos ligados ao mercado. Estes podem ajudar a construir a riqueza de aposentadoria mais rápido por causa de maiores retornos potenciais. E enquanto os investimentos de crescimento implica mais riscos do que outros investimentos conservadores, sua carteira terá tempo para se recuperar se encontrar volatilidade, de forma que você pode diversificar os investimentos mas colocando uma parcela maior dos recursos no moderado e/ou alto risco.

Conforme você envelhece, afaste-se do crescimento e se concentre em preservar um pouco da riqueza que você acumulou. Você pode fazer isso através da inclusão de investimentos, como fundos mútuos, Tesouro Direto e outros em seu portfólio. No entanto , o crescimento deve continuar a ser um componente importante da sua carteira ao longo de seus anos de trabalho .

Quando você começa a se imaginar na aposentadoria, deve tentar obter um ganho sobre o quanto você está disposto a gastar a cada mês. Isso permitirá a você começar a pensar sobre como melhor utilizar os seus fundos, pensões e outras fontes de renda de aposentadoria. Saiba como seus investimentos e outros rendimentos serão tributados na aposentadoria, o que irá influenciar quanto dinheiro estará disponível para você para uma consequente adaptação em seu estilo de vida.

Será que você tem o suficiente?

Parece-lhe que você vai ter a renda de aposentadoria suficiente para atender às suas necessidades? Se não, este é o momento de explorar outras opções. Você pode gerar renda de outras maneiras? Vai atrasar a aposentadoria e trabalhar por mais alguns anos?

Porque a aposentadoria está próxima, você vai precisar tomar uma abordagem mais cautelosa com sua carteira de investimentos. Este é o momento de avançar em direção a preservação do capital e reduzir os riscos associados aos investimentos de crescimento em sua carteira. Você trabalhou duro para construir a riqueza de aposentadoria, e você não quer investir em uma forma que poderia de repente reduzir significativamente o que você acumulou.

Preserve seu capital

A carteira voltada para a preservação de capital deve ter um foco maior em investimentos conservadores, menos voláteis. Estes incluem os fundos mútuos e títulos com rendimento fixo, preferencialmente com garantia de ganhos acima da inflação . No entanto, mantenha um elemento de crescimento em sua carteira para aproveitar as oportunidades do mercado de ações e garantir que o seu retorno de investimento supere a inflação. Se os retornos são abaixo da inflação, você perde poder de compra .

Planejando o futuro financeiro

Com as estratégias certas, você com certeza chegará àquela aposentadoria tranquila que você tanto sonhava. (Foto: Divulgação)

Contribuir com o teto do INSS

Certifique-se de continuar a contribuir com a sua máxima para o seu INSS. Se for possível, pague o INSS atrasado e complete o necessário para atingir o teto de contribuição. Assim, você garante também uma aposentadoria com mais recursos garantidos pelo governo, mesmo que você seja autônomo.

Faça seu dinheiro durar

Uma de suas maiores preocupações estará em fazer o seu dinheiro durar através da aposentadoria. Não importa o que a vida trazer, você precisa saber que você sempre terá renda suficiente. Seus investimentos e despesas devem ser geridos com isso em mente.

Quanto você gasta vai influenciar muito o tempo que o dinheiro dura. Até agora você deve ter uma imagem realista do que você pode razoavelmente esperar em termos de renda mensal e como gerenciar seus gastos de modo que a renda vai durar.

Foco na segurança

Isto é, quando você precisa se concentrar em segurança. Sua carteira de investimentos deve refletir o fato de que você poderia viver na aposentadoria de 20 a 30 anos ou mais. Isso significa um maior enfoque na geração de renda e preservação do capital. Isto é, quando você precisa se concentrar em manter o dinheiro que você acumulou e, ao mesmo tempo, usá-lo para gerar renda de aposentadoria. Ainda há lugar para investimentos em crescimento em sua carteira , mas estes devem representar uma proporção muito menor de seus investimentos globais do que durante seus anos de trabalho.

Considere alocar o portfólio em três principais categorias de investimento: ativos seguros para garantir um fluxo de renda; ativos que oferecem proteção de capital e que pode ser usado para gerar renda a médio prazo e bens para atender às necessidades de crescimento de longo prazo. Investimentos em crescimento podem proporcionar uma proteção contra a inflação. Mas porque estes são investimentos de alto risco, não exagere nesta fase da vida. Você pode não ter tempo para se recuperar de um sério declínio na sua carteira de investimentos em crescimento se encontrar volatilidade séria.

Conheça as suas opções de Renda

Investigue quais opções irão trabalhar melhor para você, quando faz sentido para encerrar seu Plano de Previdência e como proceder para fazer a conversão para outro investimento quando chegar a hora.

Quanto tempo você espera dependerá em certa medida, as suas outras fontes de renda de aposentadoria. Enquanto você viver na aposentadoria, você terá novas perguntas sobre como aproveitar ao máximo o seu dinheiro. Você também pode estar planejando deixar um legado quando você morrer. Isso significa que você terá o objetivo financeiro adicional de preservar alguns de seus ativos para seus filhos, netos, instituições de caridade ou outros herdeiros.

Suas escolhas importam

Sua vida pode até mesmo ir em novas direções. Por exemplo, você pode optar por se tornar um viajante e abandonar o inverno a cada ano. Você pode querer mudar para outro lugar no país para estar mais perto de seus entes queridos. Ou você pode optar por sair do país permanentemente.

Seus planos de deixar um legado ou qualquer mudança significativa no estilo de vida vão afetar o quanto você gasta, o quanto você investe e como você lida com outros ativos, como imóveis. Você também vai exigir um plano de sucessão e um testamento atualizado. O planejamento de propriedade pode ser complexo, por isso é uma boa ideia procurar aconselhamento profissional.

Preservação de capital é importante

Não importa quais são os seus planos, a preservação de capital deve ser um objetivo-chave de investimento. Concentre-se em bons investimentos conservadores que são projetados para proteger o capital. Assim, seu dinheiro estará sempre lá para financiar sua aposentadoria. Tesouro Direto, fundos mútuos, Poupança entre outros são os investimentos conservadores que oferecem proteção ao capital. Mesmo assim, não esqueça da importância da diversificação.

Invista para Geração de Renda

Seus investimentos devem fornecer um fluxo constante de renda durante a aposentadoria. Com a necessidade de renda, sua carteira deve ser flexível. Certifique-se de que você está ciente das datas de vencimento de seus investimentos para que você saiba quando o seu dinheiro vai estar acessível durante a aposentadoria. Vale também sempre monitorar a situação do mercado e verificar se é necessário a mudança do investimento para outro mais rentável.

Esperamos ter ajudado na construção de uma estratégia de aposentadoria sob medida para você. Mas se faltou alguma informação que você julgue importante, comente abaixo e nos ajude a tornar este artigo ainda mais completo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)