Quando se trata da aposentadoria, o tempo está do seu lado. Assim, se você ainda está muitos anos longe da aposentadoria você ainda tem tempo para construir o seu ninho de ouro. No entanto, se você está mais perto da aposentadoria e tem de aumentar a sua poupança, e não consegue, é hora de se preocupar e seguir alguns passos para solucionar o problema.

Avalie sua situação atual

Para saber se você está poupando o suficiente para a aposentadoria, você deve analisar sua situação financeira atual. Se você tem alguém ou um profissional que possa te orientar, agende uma reunião para discutir seu plano de aposentadoria. Você pode não estar em situação tão ruim quanto pensa. Por outro lado, você pode ter algum atraso a recuperar, tornando-se ainda mais importante fazer alterações no seu plano de aposentadoria o mais cedo possível.

Maximize suas contribuições

O primeiro passo para poupar o suficiente para a aposentadoria é estourar o limite de suas contribuições. Além disso, não deixe de conferir a cada ano como elas estão indo. O recomendado é que além da contribuição para a previdência social, você faça uma contribuição para um plano de previdência privada.

Atrase a Aposentadoria

Com a expectativa de vida  subindo a cada ano, está se tornando cada vez mais comum para os aposentados em potencial empurrar a aposentadoria akguns anos. Isto significa que você pode ficar na força de trabalho por mais tempo e aumentar a quantidade de tempo que você precisa para viver fora de sua renda de aposentadoria. Além disso, você será capaz de coletar mais benefícios para Previdência Social, o que pode ajudar a compensar a falta de poupança.

Poupar para aposentar

Se você não poupou o suficiente para sua aposentadoria, tenha um pouco de paciência e planeje um pouco mais: talvez aposentar um pouco mais tarde pode ser uma boa solução. (Foto: money.msn.com)

Aumente sua renda

Se você acha que você ainda precisa de poupar mais para garantir uma aposentadoria confortável, você pode aumentar sua renda. Trabalho de meio expediente é uma ótima maneira de ficar ocupado e complementar sua renda agora, assim você pode relaxar durante a aposentadoria mais tarde. Alternativamente, você pode optar por trabalhar a tempo parcial durante a aposentadoria para complementar sua renda de aposentadoria, reduzindo sua dependência de suas economias.

Equilibrar o risco e recompensa

Embora possa ser tentador investir suas economias da aposentadoria em ativos mais agressivos, não é uma boa ideia assumir um risco muito grande. Isto é especialmente verdadeiro se você já está atrás de poupança para aposentar. Você certamente não pode dar ao luxo de deixar que as perdas do mercado grandes corroam seus recursos ainda mais. Se você está pensando em mudar alocações sua carteira, você deve pesquisar bastante e diversificar o investimento de forma a ter a maior parte dos recursos alocados em investimentos moderados e de baixo risco.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)