Como saber quanto você vai receber de aposentadoria?

Em Aposentadoria por André M. Coelho

Já é possível saber quanto você vai receber de aposentadoria. Não estamos falando aqui de recursos provindos de programas de previdência privada. Estamos falando da previdência do governo, a aposentadoria tradicional. Existem vários simuladores disponíveis para ajudá-lo neste cálculo, importante para o planejamento financeiro de um futuro mais estável.

Especial (casos em que o contribuinte exercia atividade de perigo)

Por idade

Por invalidez

Por tempo de contribuição

O contribuinte deve ler com calma as informações presentes no site sobre os casos de aposentadoria para saber à quais direitos, tempo de carência, benefícios, entre outros, ele poderá obter quanto aposentado. De nada adiantará simular uma aposentadoria sem saber como irão funcionar seus recebimentos.

Simulador de aposentadoria oficial da Previdência Social para trabalhadores da iniciativa privada

A aposentadoria de trabalhadores da iniciativa privada funciona diferente da de funcionários públicos. Para trabalhadores da iniciativa privada, o site da previdência oferece dois tipos de simuladores:

Simulação da Contagem de Tempo de Contribuição

Simulação do Valor do Benefício de acordo com a Lei nº 9.876 de 29/11/99

Aposentadoria tranquila

Um futuro bem planejado é um futuro tranquilo e sem dores de cabeça para você e sua família. (Foto: www.maringaprevidencia.com.br)

Na primeira opção, você deve ter em mãos seu número de PIS/PASEP, presente na sua carteira de trabalho, para ter acesso ao simulador. Você terá de entrar alguns dados pessoais, além do período de vínculo com o INSS. Neste caso, você faz o cálculo por tempo de contribuição, sem incluir variáveis por leis específicas da sua profissão. Na segunda opção, o cálculo da renda mensal dos  contribuintes da Previdência Social é feito com base na alteração feira pela Lei n° 9876, de 29/11/1999, onde passaram a ser levados em consideração o tempo de contribuição, idade na aposentadoria e a expectativa de sobrevida do segurado na data de início do seu benefício, de acordo com a tabela de expectativa de sobrevida, divulgada pelo IBGE. Nesta simulação, é necessário o conhecimento de muito mais informações, além de que você terá de ter cumprido o mínimo de tempo de contribuição exigido para poder fazer uma simulação de sua aposentadoria, validando o simulador apenas para aqueles que estão prestes a se aposentar.

Simulador de aposentadoria oficial da Controladoria Geral da União para Servidores Públicos

A Controladoria Geral da União disponibiliza aos servidores públicos um simulador de aposentadoria para servidores públicos em seu site oficial. O interessado deverá incluir as informações requisitadas no simulador para poder ter acesso aos valores da simulação. Perceba que o simulador pede que você se classifique como servidor público “Geral”, “Professor Nível Fundamental/Médio”, “Professor Nível Superior” ou “Policial”, já que há legislação específicas para cada um deles.

Posso confiar nos simuladores de aposentadoria? 

Não. Em todos os simuladores que você encontrar, você vai ver em algum ponto o aviso de que o simulador deve ser usado apenas como referência. Um contador ou os profissionais da Previdência Social são mais qualificados para te dar valores exatos e mais confiáveis para sua aposentadoria. Mas é bom que você já tenha uma ideia para poder planejar melhor seu futuro e assim, conseguir a segurança financeira que precisamos em nossas vidas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

2 comentários para: “Como saber quanto você vai receber de aposentadoria?”

  • Mauricio Alves de Almeida

    Eu tinha direito de aposentadoria imtegral pois já tenho 65 anos e 35 de contribuição, sendo que o inss me concedeu aposentadoria por idade, como sou leigo no assunto acabei assinando e tive minha renda reduzida.
    Posso recorrer desta aposenntadoria.?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Mauricio, consulte um advogado para te ajudar nesse cálculo.

      Responder

Deixe um comentário