Como encerrar uma conta no banco?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Deixar seu banco pode ser uma tarefa assustadora. Muitos consideram mudar de banco, mas não o fazem por causa do incômodo, esforço e possíveis custos que podem estar envolvidos no processo. No entanto, com o planejamento certo é possível encerrar uma conta no banco com facilidade. Ao tomar as medidas certas ao mudar de banco, você pode garantir uma transição perfeita e se livrar de muitas dores de cabeça. Vamos então aos passos necessários para encerrar sua conta no banco.

Leia também

Cancelar a conta no banco é só depois de revisar e transferir as transações recorrentes

Como os bancos permitem que os clientes automatizem grande parte de suas finanças, os consumidores que querem deixar os bancos viram-se prejudicados pela tarefa de restabelecer o fluxo automático de dinheiro. Analise seus extratos bancários nos últimos seis a doze meses para identificar quais transações automatizadas precisam ser redirecionadas para seu novo banco. Essas transações podem incluir pagamentos de aluguel, pagamentos de contas, débitos automáticos e transferências automáticas de fundos. Você também pode encontrar pagamentos ou transferências de familiares/amigos que precisarão ser informados das mudanças.

Depois de descobrir estas transações automatizadas, reative as automatizações na sua conta nova. Espere uma a duas semanas para cancelar sua conta. Isso vai ter dar um tempo para corrigir possíveis problemas ou transações que esqueceu de colocar na lista, ou de algum desavisado que deposita ou transfere para a conta antiga sem querer.

Fechar conta no banco

Feche sua conta no banco corretamente para não ter problemas com dívidas depois. Lembre também de transferir seu dinheiro para uma nova conta. (Foto: This is Money)

E se eu tiver empréstimos e financiamentos no banco?

Se esse for se caso, você pode continuar com os empréstimos e financiamentos no banco onde está fechando a conta. Pode ser que você perca benefícios como juros mais baixos para quem tem relacionamento com o banco, portanto fique atento a isso. Outra opção é fazer a portabilidade bancária para transferir seu empréstimo e financiamento para o banco novo. Pesquise bem antes de fazer a transferência para não acabar com custos mais caros. Você não precisa ter um empréstimo e financiamento no mesmo banco que tem conta. Aproveite isso para poder buscar os menores juros do mercado.

Hora de fechar a conta transferindo o dinheiro do seu antigo banco para o seu novo banco

Depois de confirmar que as transações automáticas foram redirecionadas corretamente, você pode começar a transferir seu dinheiro para o novo banco. Você pode fazer isso sem informar ao banco antigo que planeja fechar suas contas. Esteja ciente de qualquer limite de retirada ou transferência se houver uma grande quantidade de dinheiro em suas contas antigas. Você pode também solicitar a portabilidade bancária, e esse processo será feito automaticamente.

Você também pode sacar o dinheiro no banco com seu gerente no momento do cancelamento, indo fazer o depósito no novo banco logo depois. Não recomendamos essa opção e mesmo se a transferência bancária tiver custos, vale a pena por conta da segurança que proporciona.

Faça o encerramento de conta e solicite um documento escrito

Agora, vá ao banco e peça que suas contas sejam fechadas. Se você não transferiu seu dinheiro, receberá os saldos em suas contas na forma de dinheiro.

Muitos consumidores se queixaram de contas “zumbis”, que ocorrem quando um banco reabre uma conta porque uma empresa tentou sacar dinheiro com isso. As contas fechadas foram frequentemente reativadas devido a erros de faturamento ou quando os clientes se esqueceram de um pagamento automático.

Portanto, é importante solicitar um documento escrito informando que suas contas estão fechadas caso você tenha que resolver quaisquer discrepâncias no futuro.

Com algum planejamento, mudar de banco não é uma experiência tão assustadora. Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário