Como fazer minha loja online mais confiável aos clientes?
Como toda relação humana, a venda online é também uma questão de confiança. Um problema simples que você tenha poderá afetar sua loja e levá-la ao fracasso, principalmente para quem está começando agora. Por sorte, muitos já fracassaram e corrigiram suas falhas, deixando também ótimos ensinamentos para quem quer tornar sua loja mais confiável ao seus clientes. Reunimos as dicas mais importantes neste artigo.
Por exemplo se você vender todos os tipos de produtos sem visar um nicho específico, você pode querer adotar um design simples e limpo para se adequar ao gosto do público em geral. Mas, se você vende produtos para bebês ou crianças, então você pode querer sua loja para parecer acolhedora, simpática e maternal.
Projeto personalizado pode ser um processo demorado e dispendioso . Para ajudar você a economizar mais tempo e dinheiro, muitos servidores e sites especializados vendem modelos prontos que podem ser modificados ao seu gosto.
Use um respeitável serviço de pagamento
Os compradores online não vão tolerar o risco, se tiverem uma única dúvida sobre a segurança dos meios de pagamento que você está usando para processar seu cartão de crédito ou detalhes de pagamento. Você quase pode ter certeza que você vai perdê-los como um cliente quase que instantaneamente. Afinal, seus concorrentes estão a apenas um clique de distância, sempre.
Inscreva-se um sistema de pagamento online confiável amplamente reconhecido por seus clientes-alvo. Se você está vendendo internacionalmente, use um serviço reconhecido no mundo inteiro, por exemplo, PayPal ou Worldpay. Se você está vendendo localmente, use quaisquer serviços que são bem conhecidos, confiáveis e conveniente, como PagSeguro, MoIP e MercadoPago.
Por último, não se esqueça de colocar o logo da forma de Pagamento relacionado em seu site, como logotipos de cartões de crédito, bancos e empresas pelas quais você recebe os pagamentos. Muitos deles também fornecem a verificação de segurança de seus clientes também, o que dará a você certificados e o reconhecimento de legitimidade.
Depoimentos de seus clientes
Nada bate depoimentos verdadeiros de seus clientes felizes ou melhor ainda, seus fãs. O que os outros dizem sobre você é facilmente 10 x mais poderoso e convincente do que o que você disser sobre si mesmo. Isso é um verdadeiro reflexo do poder do marketing boca a boca que você pode aplicar na sua loja de e-commerce.
Então, comece pedindo depoimentos de seus clientes felizes. Peça a ele para revisar o produto que compra em sua loja. Melhor se pode obter permissão para publicar a sua foto junto com seus produtos e ninguém vai duvidar do que você diz.
Sites como o Buscapé e MercadoLivre estão relacionados com sistemas de avaliação e verificação online da idoneidade da loja, o que pode ajudá-lo ainda mais a agregar ótimas avaliações. Não esqueça de sempre buscar por reclamações e postagens sobre loja para resolver o problema o mais rápido possível.
Instalação de um Blog Profissional sobre o seu negócio
Blog é provavelmente uma das criações mais interessantes da web. Um blog profissional pode fazer maravilhas para a construção de confiança, especialmente quando os temas que você escreve estão relacionados com os produtos ou serviços que oferece, principalmente quando você posta análises e vídeos do funcionamento do produto.
Este último elemento é extremamente importante pois uma grande insatisfação dos clientes vem de comprar produtos que não entregam o que eles esperam. Por isso, vale muito deixar bem claro o que o produto faz ou deixa de fazer.
Obtenha um certificado SSL ou de segurança digital
Na realidade, a maioria dos consumidores não se sentem completamente seguros ao comprar online, especialmente no momento da compra de pequenos comerciantes online que não têm uma marca forte e reconhecida.
Os consumidores online estão mais experientes com segurança do que nunca e eles sempre buscam pelo Certificado SSL, logotipos de empresas de certificação digital e indicadores convincentes dizendo-lhes que sua loja pode ser confiável. Em sites como MercadoLivre e Ebay, a avaliação de usuários também conta muito. Portanto, preze para sempre ter uma avaliação positiva.
Diga em detalhes sobre como conduzir os negócios
Quando se trata de compras online, os clientes têm um monte de perguntas em mente. É seguro comprar de você? Quando a mercadoria chega? O produto é genuíno? Como você vai enviar os produtos? Você fornece garantia do produto? Como você vai segurar o envio? Os conteúdos básicos abaixo são essenciais de estarem presentes em sua loja:
Sobre Nós: Quem está por trás da equipe? Qual é a sua filosofia de negócio? Qual é a sua história?
Segurança e Política de Privacidade: Como você lida com detalhes do cliente? Há qualquer garantia de segurança?
Política de transporte:Vocês enviam para todo o país? E internacionalmente? Quais são as taxas de envio?
Retorno e política de reembolso:Posso reembolsar os meus bens se eu não estou feliz com os produtos? O que devo fazer para o reembolso?
FAQs: Perguntas feitas frequentemente que você pode colocar em seu site já com as respostas completas.
Detalhes de Contato: Onde você está fisicamente localizado? Como os clientes entram em contato com você?
Fazendo todos esses detalhes disponíveis e facilmente acessíveis, você está fazendo ao seu cliente (e a você mesmo) um grande favor, reduzindo e-mails e perguntas desnecessárias. Além da confiança que você comunica, você economiza dinheiro e tempo enorme em lidar com os inquéritos dos clientes. Bônus ainda se você deixar claro ao cliente seus direitos como consumidor online e fazer com que estes direitos sejam sempre respeitados.
Liste sua loja em sites de comparação de preço
O Buscapé é apenas um destes sites, mas há mais de renome nacional e internacional. Todos os sites tem alguma forma de verificação da legitimidade das lojas, o que é excelente para dar mais uma camada de segurança aos seus clientes.
Otimize sua loja nos motores de pesquisa
Google , Yahoo, Bing, as grandes 3 gigantes de Pesquisa, tem um conjunto de diretrizes de qualidade para sites. Basta seguir as orientações quando se trata de preparar conteúdos para seus produtos ou seus esforços de marketing online para otimizar a sua loja e assim, direcionar os clientes que pesquisam produtos específicos diretamente para sua loja online.
Nossa recomendação é que você contrate alguém dedicado a isso, pois otimização é um processo diário para aumentar a visibilidade de seu site.
Diga aos seus clientes seu endereço e detalhes de contato
É incrível saber que um grande número de lojas online não listam os seus endereços postais e contatos. Pergunte a si mesmo, se você fosse o comprador da primeira vez, você daria ao trabalho de comprar de uma loja online que você não pode encontrar os detalhes de contato? E se algo der errado? Se os seus clientes potenciais não sabem como entrar em contato com você sem precisar preencher um formulário, eles vão apenas se afastar e fazer as suas encomendas em outro lugar.
Então por favor, não perca seu tempo adivinhando. Dê-lhes a garantia de que eles podem confiar em você, mostre-lhes de onde você toca o seu negócio e como você pode ser alcançado. Coloque sua loja nos mapas online e sites de pesquisa. Tudo vale para aumentar a visibilidade e confiança.
Responda a todos os emails e conecte seu site às redes sociais
Você ficará surpreso como as empresas tratam emails. Minha própria experiência, entrei em contato com alguns vendedores (todos com sites e emails , obtidos a partir de anúncios online) para uma cotação de preços e acho que apenas 1 lojista se incomodou tendo tempo para responder. É claro que eu fiz o negócio com ele.
Com a interação de redes sociais, você ainda possibilita o contato fácil e rápido em vários meios de comunicação para o usuário. Assim, deixa também ele mais seguro para todas as perguntas que precisa e você ainda reforça a visão de confiabilidade de sua loja.
Considerações Finais
Conquistar a confiança de seus clientes é um esforço diário. Não deixe que os desafios e percalços prejudiquem sua loja e faça de tudo um pouco para conquistar seus clientes. Com o tempo, você verá que vale muito a pena.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
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