Como comprar um carro nos leilões do DETRAN?
Quem está interessado em reformar um carro antigo ou comprar um carro mais novo por um valor menor do que o de mercado pode procurar os leilões do DETRAN como uma ótima opção para poupar dinheiro. Porém, algumas regras e pré-requisitos devem ser atendidos para a participação em tais leilões do DETRAN.
Como participar de um leilão do DETRAN?
- Cadastro prévio em uma unidade física do DETRAN (mesmo para participação em leilões online);
- Pessoa física: possuir RG, CPF, comprovante de residência e/ou procuração para arrematar em nome de terceiros;
- Pessoa jurídica: possuircópia autenticada do contrato social, cópia do CNPJ, comprovante de estabelecimento e procuração (no caso de não ser o representante legal);
- Dinheiro ou cheque em mãos para garantir a compra do produto na data do leilão (caução).
É importante lembrar que não há como parcelar a compra de um veículo em um leilão, salvo o caso em que você consiga um empréstimo pessoal e o parcele por sua conta. O não cumprimento do pagamento do lance no veículo resultará em sanções administrativas, multas e até punições penais. Portanto, planeje bem suas finanças antes de confirmar seu lance.
Por que participar de um leilão do DETRAN?
Em um leilão do DETRAN você poderá comprar um veículo com um valor muito abaixo do mercado, girando em torno de 30% abaixo, geralmente. O estado de conservação às vezes não é o melhor possível, mas o dinheiro poupado pode compensar os reparos necessários. Portanto, fazer uma vistoria minuciosa do veículo antes da compra é uma forma de evitar surpresas depois de confirmar seu lance.
Quanto custa um leilão do DETRAN?
Além do valor pelo qual o produto foi arrematado, deve ser acrescentado um valor de até 5% sobre o valor final do leilão, referido à parcela do leiloeiro responsável. Além disso, quando um veículo apreendido vai à leilão, normalmente isso acontece por falta de pagamento de multas, IPVA, utilização do mesmo em crimes ou até por sucateamento. Em alguns casos, os débitos são tantos que o veículo só poderá ser usado como sucata, ou seja, para utilização de suas peças. Em outros casos, o arrematante terá de arcar com as despesas pendentes, incluindo também os custos de armazenamento do veículo no pátio para o qual foi encaminhado. Caso queira parcelar a compra de um veículo do DETRAN, já que não é possível diretamente com o órgão, recomendamos que você busque um empréstimo do tipo CDC em seu banco ou instituição financeira, com boas taxas.
O que fazer antes de participar de um leilão do DETRAN?
Procure os editais online dos leilões, veja o ano e modelo dos veículos, assim com o lance inicial, compare o valor do mesmo com o valor de mercado (o que também vai te ajudar a limitar seu lance máximo) e vá até o local de estoque do veículo para fazer uma vistoria completa, preferencialmente com o mecânico. Mesmo carros 0 km nestes leilões não tem garantia de fábrica. Confirmado que o veículo é o certo para você, separe dinheiro suficiente para a comissão do leiloeiro e para o reboque do veículo, uma vez que a documentação não é emitida imediatamente após a compra do mesmo.
Lembre-se que a confirmação de seu lance é garantia de compra. Não honrar seu lance poderá resultar em graves punições.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como pagar o IPVA pelo site do banco?
Como fazer um financiamento sem pesar no seu bolso?
Vender o carro para pagar dívidas vale a pena?
O que precisa para financiar um veículo? Documentos, dinheiro, e outras exigências!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.