Quanto eu tenho que dar de lance para ter mais chances nos sorteios de um consórcio?

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

Durante um consórcio, você pode ser sorteado normalmente ou através de lances, quando você pode aumentar suas chances de ganhar. Lances podem ser livres, com qualquer valor, ou fixos, com um valor pré-estabelecido em assembléia do consórcio ou no contrato.

Publicidade

Publicidade

Na hora de fazer o lance, é feita uma relação entre o lance e o total ainda a ser quitado do consórcio. Você ofertará uma porcentagem do valor total que falta do consórcio. Quem quer ter mais chances deve fazer ofertas maiores.

Em consórcios com lance livre, todos que oferecem uma quantia maior do que 1% do valor do crédito além da parcela está aumentando suas chances. Porém, ele só ganhará se for, efetivamente, o consorciado a fazer o maior lance, algo muito impossível de acontecer com lance tão pequeno. Em lances fixos, o consorciado fica limitado a um valor fixo, que aumentará suas chances em sorteio. É possível também usar um tipo de lance facilitado, onde o consorciado dá o lance e “paga” com o próprio crédito do consórcio.

Publicidade

Publicidade

Ganhará o lance que a amortização total, ou seja, o percentual de pagamento do valor da compra foi maior em relação aos outros.

Lances em consórcios

Pegando este exemplo da imagem, podemos dizer que um lance de R$5 mil tem boas chances de ser contemplado, enquanto um lance de R$10 mil praticamente garantiria a contemplação. (Foto: www.jornalcash.com.br)

Publicidade

Quanto eu tenho que dar de lance para ter mais chances nos sorteios de um consórcio?

Publicidade

O valor que você tem que dar vai depender do perfil dos consorciados e o produto do consórcio. Por exemplo, conversando com funcionários da Honda, descobri que no consórcio da Transalp, uma moto de 700 cc, apenas lances com mais de 50% estão sendo contemplados, o que é um valor bem alto. Mas é algo que está de acordo com o perfil de quem compraria uma Transalp, que tem melhores condições financeiras. Já para consórcios de produtos voltados para classe média, os ditos “populares”, como carros mais básicos, motocicletas de baixa e média cilindrada, terrenos mais baratos, os lances variam muito.

Não podemos afirmar, mas podemos aconselhar que um lance de 30% te coloca em uma posição confortável. Já um lance de 50% te dá praticamente uma garantia de vitória no lance, dependendo também da sua sorte de alguém há mais tempo no consórcio não dar um lance equivalente ou maior. O que muitas pessoas fazem, principalmente quando tem um veículo ou outro produto à venda, é usar o valor da venda deste bem como lance. Mesmo que seja um lance menor, vale a pena usar e tentar a vitória, desde que corresponda às porcentagens que aqui colocamos.

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário