Precisa de cancelar um voo e quer certificar-se de que não perde dinheiro com a devolução da sua passagem. Então este é o guia que você está procurando para garantir não perder dinheiro nem ter um grande prejuízo com a troca da passagem.

Tem como cancelar passagem de avião?

Nem sempre você poderá cancelar sua passagem de avião. Isso depende de alguns fatores, tais como a classe da passagem, se você pagou a passagem com dinheiro ou comprou com milhas ou até a companhia aérea na qual você comprou suas passagens. Por exemplo, certas companhias não permitem cancelamentos (portanto, você não receberá um reembolso), apenas alterações nas passagens e, geralmente, com cobrança de tarifas por isso. No entanto, a maioria das companhias aéreas permite que você cancele seu voo por uma taxa e porcentagem do custo total.

Cancelamento de passagem aérea gratuito

Ao comprar sua passagem de avião, algumas companhias aéreas permitirão que você compre uma passagem “flexível” por um preço um pouco mais alto. Isso lhe garante flexibilidade em seu voo sem custos adicionais. Principalmente para quem ainda não tem um plano de viagem muito exato ou tem grandes chances de ter mudanças de planos para a viagem, é importante esse investimento para não ter uma passagem inteira perdida graças a imprevistos.

Posso receber um reembolso por um cancelamento?

Depende da companhia aérea. Porém, até 24 horas após a compra da passagem, o passageiro tem direito a cancelar a passagem, trocar a data ou pedir o reembolso, tendo que pagar a multa e eventuais tarifas para tal. As multas e tarifas não podem ser maiores do que o preço da passagem.

No caso de alterações feitas pela empresa aérea, a empresa tem até 72 horas antes da data do voo para avisar o passageiro. Voos domésticos podem ter alterações de até 30 minutos, e voos internacionais alterações de até 60 minutos nesse contexto. Caso as obrigações sejam descumpridas, a empresa deve oferecer alternativas ao passageiro com reembolso integral do bilhete e reacomodação em outro voo ou outro meio de transporte. Se respeitar às regras, a empresa pode continuar com seus planos de voo normalmente, e o passageiro só pode cancelar seguindo às regras normais de cancelamento vigente.

É importante salientar que cada empresa aérea tem regras específicas para o cancelamento. Acesse o site das diferentes companhias aéreas para conferir as regras e como você pode comprar uma passagem mais flexível.

Cancelamento de passagens

Aprenda como cancelar suas passagens da maneira correta evitando multas ou a perda do seu dinheiro. (Foto: samtrip.ru)

Como cancelar passagem aérea?

Vá até o site de onde você comprou a passagem aérea ou entre em contato com a companhia aérea via telefone. Deverá haver uma opção de cancelamento online ou pelo telefonema. Tenha em mãos os dados do seu voo e suas informações pessoais para poder realizar o cancelamento.

Entre em contato com seu seguro de viagem pois ele pode cobrir o cancelamento em certos casos. A maioria das companhias aéreas tem uma política tolerante se você cancelar com bastante antecedência. Ainda pode ser cobrada uma taxa, mas quanto mais próximo da data que você cancelar, mais você será cobrado.

Como posso receber estorno de passagem aérea?

Verifique as condições da sua passagem. Você pode ter comprado uma passagem com condições mais flexíveis. Geralmente, você pode encontrar as condições da sua passagem em seu e-mail ou conta online. Em alguns casos, você pode não ter direito ao estorno ou ter direito a um estorno parcial. Geralmente esse é o caso de passagens compradas com milhas aéreas. Portanto, tome cuidado ao escolher sua passagem e a data de viagem.

Vocês já tiveram problemas com cancelamento de passagens aéreas? Como foi? Receberam o dinheiro de volta?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)