Os bancos estão a todo momento buscando mais e mais formas de garantir a segurança dos usuários de nosso sistema financeiro. A mais recente inovação que está ganhando popularidade é a biometria.

O que é a biometria?

É uma forma de assinatura biológica e individual. Na maior parte das vezes, a biometria se traduz como um leitor de impressões digitais ou da palma da mão, mas existem também leitores biométricos até da íris dos olhos.

Quais os tipos de biometria usadas pelos bancos?

Atualmente existem dois tipos de biometria usada nos bancos brasileiros: o leitor da palma da mão e o leitor de impressões digitais.

Biometria é segura?

Na questão de fazer o acesso ao terminal do banco, a biometria é um dos meios – talvez o mais – seguro para garantir que seja você a acessar sua conta bancária. Porém, segurança envolve muito mais do que isso. Um exemplo é se você for vítima de sequestro relâmpago, o sequestrador provavelmente te forçará a usar a biometria para efetuar o roubo de sua conta. Para isso, o banco estabelece limites de saques e transferências, garantindo uma segunda linha de defesa para o usuário do sistema financeiro.

Biometria funciona?

Leitores biométricos são equipamentos delicados e de alta precisão. Funcionam, de certa forma, parecido com o leitor de código de barras do mercado. E assim como o leitor do código de barras, ele também pode falhar para “ler” sua impressão digital ou a palma da sua mão. Até a impressão digital de uma pessoa que acabou de usar o terminal pode influenciar na leitura, dado que a gordura da pele da pessoa ficará no leitor, sendo necessária uma limpeza. Além disso, periodicamente, os leitores devem ser “calibrados”, de forma a dar a leitura mais perfeita possível.

Uma resposta curta seria “sim, funciona”. Mas quero complementar com uma nota importante: “funciona, na maioria das vezes”. E para segurança contra roubos e assaltos, ainda vale o bom senso e sua própria auto proteção para evitar o problema.

Cadastrando biometria

Lembre sempre do dedo ou mão que você usou no cadastro. O erro pode ser causado simplesmente por você usar o dedo ou mão errados. (Foto: www.cnn.com)

Leitura biométrica não funciona. O que fazer?

Digamos que você está tentando acessar sua conta após ter cadastrado sua digital ou a palma da mão e o leitor biométrico dá erro todas as vezes. O que você deve fazer depende das opções disponíveis:

Use outro meio de verificação de segurança

Sabendo que o equipamento pode falhar, alguns bancos tem deixado a opção do cliente escolher qual meio de segurança usar para verificação. Basta recomeçar o processo no terminal ou clicar na tela para outra opção.

Use outro terminal sem biometria

Enquanto a biometria é ainda uma novidade, vão existir muitos terminais sem essa opção e usando outros meios de verificação, como senhas, siglas e perguntas sobre seus dados pessoais.

Faça um novo cadastro biométrico

Existe a opção de refazer o cadastro através do menu do seu banco ou através do seu gerente. Essa opção é válida quando você achar que o terminal onde fez o primeiro cadastro pudesse estar defeituoso, já que as biometrias depois só falharam.

Cancele a biometria

Caso queira, você pode cancelar o acesso biométrico através da Central de Atendimento do seu banco ou instituição financeira ou diretamente com seu gerente. Assim, passará a usar o sistema antigo de verificação de seu banco.

O mais importante é sempre garantir sua segurança e nunca deixar estranhos usarem seu cartão por você. Caso tenha qualquer problema com a biometria, ligue para a Central de Atendimento de seu banco, chame um atendente ou converse com seu gerente. Segurança é a palavra chave para mexer com seu dinheiro.

16 comentários para “Como cancelar a biometria no seu banco!”

  1. Gizelle

    Olá uso o cartão do meu pai e agora não estou achando nenhum caixa sem biometria aqui em vinhedo onde encontro um

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Gizelle, entre em contato com o SAC do banco, para saber como proceder.

      Responder
    • Luciene

      Mais tem caixas sem biometria?

      Responder
      • Equipe Crédito ou Débito

        Sim, muitos ainda, principalmente da rede 24 horas.

  2. Flávia

    Para cancelar o sistema biométrico eu preciso ir até a agência ou por telefone pode também?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Agência, Flávia.

      Responder
    • José João da Silva Filho

      Como posso cancelar a biometria

      Responder
      • Equipe Crédito ou Débito

        Jose, vá até sua agência e solicite ao gente que faça o cancelamento.

  3. Leide

    Recebo o pagamento da minha mãe no BB, e agora todos os caixas tem biometria, cadastrei meu dedo, mas gostaria de saber se posso cancelar e cadastrar a biometria da minha mãe? Desde agradeço!

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Leide, converse com o gerente da conta.

      Responder
  4. Simone

    Bom dia, no caso do banco Itaú, eles são obrigados por lei a cancelar a biometria, sendo que esta não funciona?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Simone, você pode solicitar o cancelamento da sua biometria no banco.

      Responder
  5. Eusiane Santos

    Olá! Eu uso bastante os cartões do meu esposo, e a biometria dele foi cadastrada, desde ai fico mais dificíl pra mim.
    Quero saber se posso cadastrar a minha também? Alem da dela?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Eusiane, para cada conta se cadastra a biometria do titular. No seu caso, talvez seja ideal descadastrar a biometria no banco. Seu marido pode fazer esta solicitação.

      Responder
  6. Marcelo

    Olá. Posso cancelar minha biometria pelo central de atendimento?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Marcelo, você terá que ir a agência para solicitar o cancelamento.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)