Esqueci minha senha do banco – O que faço?

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

Você foi pagar uma conta com seu cartão e então vem aquele branco. Vários números aparecem em sua cabeça mas aquela senha específica que você precisa desapareceu. O que fazer quando esquecemos a senha de nosso banco?

A primeira coisa é sempre estar preparado para este tipo de ocasião. Além de ter outras formas de pagamento sempre em mãos, mantenha em algum lugar seguro e longe de você, preferencialmente em casa, um papel ou caderno com suas senhas anotadas. Assim, você impede que seja pego de surpresa e precise de um processo mais longo para recuperar o acesso aos seus recursos.

Agora, se você não é prevenido e realmente esqueceu a senha e não tem um plano de backup, é hora de ligar para a Central de Relacionamentos de seu banco e falar com a atendente sobre seu caso. Você pode ter esquecido a senha do acesso online, do cartão ou do atendimento telefônico. Para a recuperação, alguns bancos já disponibilizam ferramentas online que mandam novas senhas por SMS, assim como o mesmo é feito através do atendimento telefônico.

Senha do banco e cuidados

Mantenha a senha de seu banco em um local seguro e que só você tenha acesso para não ter de esperar uma nova senha ou enfrentar constrangimentos com este problema. (Foto: blogtotaljovem.zip.net)

Em alguns casos, a senha antiga tem de ser anulada e uma nova senha tem de ser gerada. Este tipo de informação você consegue diretamente com a Central de Atendimento de seu banco. Neste caso, a nova senha pode ser enviada por SMS ou por carta, dependendo do banco. Converse com a Central e seu gerente para mais informações. e saber qual é o seu caso.

Algumas pessoas colocam suas senhas em arquivos escondidos no computador ou no celular. Mesmo com muitos avanços em segurança na internet, ainda é algo que não recomendamos, pois hackers sabem deste recurso e podem utilizá-lo contra você. E não se esqueça de NUNCA fornecer sua senha, dados pessoais ou dados de seu cartão por e-mail ou por qualquer ambiente online que não o ambiente de seu internet banking ou completamente seguro de uma loja.

Previna-se agora antes que seja tarde e evite constrangimentos e uma perda de tempo completamente desnecessária. Sua senha é muito importante e merece toda a atenção e cuidado para que casos de esquecê-la não aconteçam.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário