Vários bancos como Itaú, Banco do Brasil e Bradesco estão aderindo à sistemas biométricos para identificar seus clientes e facilitar as transações nos caixas automáticos. O objetivo dos bancos é aumentar a segurança e evitar o prejuízo causado pelas fraudes que, em última instância acabam sendo pagas pelas instituições bancárias. Este artigo é sobre a biometria do ponto de você dos clientes dos bancos e sobre o que ela representa para você no dia a dia.

A principal pergunta que recebo dos visitantes do site é se podem andar sem o cartão do banco após terem cadastrado a impressão digital na agência. Todos querem andar com o mínimo de documentos por comodidade e também por motivos de segurança. Há outras coisas a considerar ao pensar em parar de usar o cartão.

O primeiro detalhe é que as portas dos bancos precisam do cartão magnético para serem abertas fora do horário de expediente. Muitas agências exigem que você passe o cartão para abrir a porta. Já vi alguns casos em que a porta pode ser aberta com outro cartão magnético qualquer, mas não conte com isso sempre.

Outro problema é que os leitores biométricos dos caixas eletrônicos podem falhar, podem estar defeituosos e, nestes casos será sempre mais difícil resolver seus problemas se você não estiver com o seu cartão magnético.

As operações que você pode efetuar no caixa eletrônico sem usar cartão ou somente com a impressão digital variam de banco para banco. No caso do banco Itaú por exemplo, acontece o seguinte:

… os clientes que já tenham biometria cadastrada podem efetuar saques em caixas eletrônicos até um determinado valor sem uso do cartão da conta, somente usando a identificação biométrica.

… nas operações com cartão, o uso da biometria dá mais agilidade à operação no ATM . Com ela, o cartão  da conta é necessário somente na identificação inicial do cliente. Depois dela, todas as operações são validadas apenas com a biometria _ ou seja, a digital do cliente substitui a necessidade de digitar a senha.

Fica claro que o cartão continua sendo necessário para algumas operações. Em alguns casos você utiliza cartão + impressão digital e outros casos utiliza impressão digital apenas.

Biometria banco Bradesco, Itau, Banco do Brasil, Recadastramento

A biometria nos bancos já é uma realidade! Já se cadastrou?

Todas as vezes que utilizei a biometria para sacar dinheiro ou pagar contas no caixa eletrônico eu me senti um pouco mais no futuro. É bem interessante (quando funciona bem) e realmente agiliza os procedimentos no caixa eletrônico para quem tem familiaridade com tecnologia. Pude observar algumas pessoas com dificuldades de utilizar a biometria no caixa eletrônico, o que fez com que gastassem ainda mais tempo que com a senha.

O ponto mais controverso de ter a biometria cadastrada você nunca vai ouvir do seu gerente: agora só você pode ir ao caixa eletrônico mexer na sua conta. Acabou aquela coisa de pedir aos filhos, esposa ou parentes para sacar dinheiro pra você no intervalo do trabalho. Se você cadastrou a biometria não será mais possível “terceirizar” certas tarefas bancárias, especialmente aquelas que diminuem o saldo de sua conta. Isto pode ser um assunto preocupante para muita gente que saca dinheiro para os pais idosos ou que não sabem operar o caixa eletrônico por qualquer motivo. Se você conhece alguém que não deve se cadastrar, conte sobre este artigo e adie o cadastramento biométrico no banco o máximo possível. Não ceda à pressão do gerente para realizar o seu cadastro na próxima vez que for à agência.

Outra preocupação das pessoas é sobre os perigos de ladrões quererem pegar o seu dedo para sacarem dinheiro por você. Isto dificilmente irá acontecer. Primeiro porque a senha e o cartão ainda não necessários em várias operações. E segundo, porque de acordo com o Itaú:

Além da digital do cliente, o leitor verifica o padrão da circulação sanguínea para autenticar a operação.

Não se preocupe: com relação a roubos e sequestros relâmpago você está tão inseguro com a biometria quanto já está com seu cartão!

Claro que há ainda algumas coisas que você poderá fazer sem a biometria, mas ao que parece a adoção desta tecnologia tende a ser cada vez mais ampla pelas instituições financeiras. Se você não tem motivo para ficar de fora, cadastre sua impressão digital em seu banco. Será mais prático e seguro para você. Mesmo com os problemas de não reconhecer a sua impressão digital ou não poder mais mandar alguém com seu cartão para sacar dinheiro, a biometria vai acabar sendo a opção padrão no sistema bancário brasileiro. As urnas eletrônicas se mostraram bem robustas nas eleições de 2014, com a quantidade de erros estatisticamente aceitável para um projeto piloto. Nos anos seguintes deve melhorar muito o sistema. Os bancos tem ainda mais motivos (dinheiro, claro) para exigir que você use a biometria e certamente o farão.

33 comentários para “Biometria nos bancos! Tirar dinheiro sem senha e sem cartaõ?”

  1. Ariana

    Queria saber se alguém pode roubar nossa senha e letras e pegar o dinheiro da conta poupança e fazer transferência podem descobrir a nossa senha

    Responder
  2. Karen

    Posso sem cartão sacar dinheiro no caixa sem ser onde é minha agência ou só na minha própria agência

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Em qualquer agência, Karen.

      Responder
  3. Chirlei Ferreira da Silva

    Perdi meu cartão do banco Itaú mas a senha està comigo è possivel alguèm sacar meu dinheiro sem a senha?

    Responder
  4. Rafaelle

    Quam tem conta salário pode pegar o dinheiro pela biometria?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Pode, desde que tenha a biometria cadastrada.

      Responder
  5. Adriana da Rocha Ribeiro

    O pai do meu filho abriu uma conta no nome do meu filho no bradesco
    Para depositar a pensão alimenticia e ele e o titular e agora quando faço qualquer transação tem sempre um recado dizendo que tenho que fazer a biometria porque o cartão de segurança vai ser cancelado oq eu faço

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Adriana, converse com o pai do seu filho para saber como proceder, mesmo que seja te colocar como dependente da conta.

      Responder
      • Alvinar

        Gostaria de saber se é obrigatório fazer a biometria, só minha esposa que pega meu pagamento?

      • Equipe Crédito ou Débito

        Em breve provavelmente passará a ser Alvinar.

    • John Doe

      Adriana,

      Nenhuma instituição pode obrigar um cidadão a lhe dar este tipo de registro pessoal. É Preciso lembrar que senhas alfa-numéricas, quando roubadas, poderão sempre ser substituídas, ao contrário de nossa biometria. Portanto, se o banco de dados biométrico de um banco (ou qualquer outra instituição – financeira ou não) for invadido e roubado, como trocaremos nossas digitais, iris, voz, palma das mãos e demais registros biométricos que temos, e que são limitados?

      Não há qualquer diretiva sobre este tema no Banco Central. Portanto, não vejo como os bancos possam obrigar algo que não foi oficializado (e que dificilmente será).

      Responder
  6. Gabriela Junqueira

    Suo muito nas mãos e nem sempre consigo realizar a operação. Se eu estiver sem meu cartão e abiometria falhar eu consigo sacar digitando senha conta e agencia?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      O suor não é problema, basta secar o dedo e as mãos, Gabriela, ou usar um caixa que não tenha biometria.

      Responder
  7. Luciana Santos

    É possivel eu fazer um saque no caixa eletronico da CAIXA sem o cartão, somente com a senha e conta?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, em caixas onde já esta instalado o leitos biométrico.

      Responder
  8. Severina

    Posso sacar sem biometria e sem cartao

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não Severina.

      Responder
  9. Lucas da Silva

    Perdi meu cartão e bloquei minha senha consigo efetuãe saque usando minha biometria do banco do brasil?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Se ela estava cadastrada, é possível que sim Lucas.

      Responder
  10. Edielto Souza Oliveira

    Para mim cadastrar no sistema biometria eu preciso ter meu cartão em mãos. E posso cadastrar em qualquer agência.

    Responder
  11. Lucio

    Se a pessoa tiver minha senha e o cartão consegue fazer saque, mesmo que eu tenha o biometria cadastrado?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Só se for em um Caixa Eletrônico sem leitor biométrico, Lucio.

      Responder
  12. Heryck

    Fui assaltado e perdi o cartão e a senha (não a lembro de cabeça)
    Posso sacar com os dados da conta e identidade e CPF?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Heryck,

      Para saques normalmente depende do cartão, ou então é feito na boca do caixa. Sugerimos que procure sua agência e solicite ao gerente um novo cartão com a senha.

      Responder
  13. Robson

    Cadastrei minha senha biometrica, pois o banco Itaú garantiu que só eu poderei sacar ou fazer outra operação nos caixas eletronicos… Acontece que também tenho a senha para internet, onde faço pagamentos por debitos em conta. A pergunta é a seguinte: ALGUM FILHO MEU TENDO ESSA SENHA, PODERÁ FAZER TRANFERENCIA PELA INTERNET OU MESMO SACAR EM CAIXAS ELETRONICOS? POR FAVOR, ME TIREM ESSA DÚVIDA.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Robson,

      Operações realizadas em caixa eletrônico são autenticadas pela biometria e somente poderão ser feitas por você. Para as operações feitas pela internet quem tiver a senha poderá realiza-las. Para saques normalmente é exigido a biometria.

      Responder
  14. Rosana

    Uma duvida, uso a biometria já faz um tempo, mas algo inusitado aconteceu hoje, fui fazer um deposito, devido a greve não pude retirar meu novo cartão na agencia que foi emtido devido a prazo de validade, chegando no caixa eletronico digitei minha agencia, minha conta e coloquei minha biometria, nesse momento, o caixa eletronico travou e assim permaneceu ate o momento que estive no local, me dirigi a outro caixa e efetuei o deposito. Minha duvida, corro o risco desse caixa eletronico destravar e minha conta ter ficado aberta ao publico? Obrigada

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Rosana, corre o risco sim. Depois entra pela internet e confere se está tudo certo com sua conta.

      Responder
  15. Fausto

    Biometria bancária expira?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Depende do banco Fausto. Alguns podem te pedir para comparecer a agência de tempos em tempos para atualizar.

      Responder
  16. Cleusa Meireles

    Quero saber quanto da pra sacar só com a biometria?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Cleusa, se já tiver cadastrado a biometria em seu banco, os saques somente serão realizado com ela.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)