App de cartão de crédito é seguro? E com biometria?

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por André M. Coelho.

Se você é um usuário regular de cartão de crédito, ter o aplicativo para dispositivos móveis do seu cartão pode fornecer o acesso móvel que você precisa para ficar no topo da sua conta. E, dependendo do emissor do cartão, o aplicativo pode oferecer outros recursos e benefícios valiosos. Saber o que está disponível quando você escolhe e usa um cartão de crédito pode facilitar sua vida, além de oferecer também mais segurança.

Publicidade

Publicidade

O que procurar em um app para cartão de crédito?

Um aplicativo para dispositivos móveis pode facilitar o gerenciamento do seu cartão de crédito. Muitos dos maiores emissores de cartões de crédito têm aplicativos que permitem rastrear suas compras, efetuar pagamentos e visualizar seus extratos mensais. Mas dependendo de qual cartão você tem, você poderia fazer muito mais do que isso.

Um bom aplicativo móvel é essencial se você possui um cartão de crédito com vários recursos ou uma estrutura de recompensas complexa. Se você tem um cartão que gira sua agenda de recompensas ou tem relacionamentos com comerciantes, ter a capacidade de usar o aplicativo para navegar facilmente por essas coisas é algo que você certamente deve ter em mente.

Não se esqueça dos recursos que você não pode usar com frequência, mas que ainda podem economizar seu tempo. Imagine uma situação em que você esquece acidentalmente seu cartão de crédito em um restaurante enquanto viaja. Em vez de ligar para o emissor do cartão, basta relatar a perda do cartão por meio do aplicativo móvel. A empresa imediatamente cancelam o cartão e enviam um novo em poucos minutos.

Entendendo o aplicativo de cartão

Se você quiser saber o quanto um aplicativo para dispositivos móveis é bom, sua melhor opção é ver como os usuários atuais gostam dele. Você pode pesquisar nas lojas de aplicativos, e elas irão te ajudar a entender quais dos cartões oferecem os melhores serviços de forma bem simples. Os critérios mais importantes, no entanto, são os seguintes:

Publicidade

Publicidade

Consideramos, no entanto, segurança a parte ainda mais importante.

Apps de cartão para celulares

Diferentes apps de cartão atendem diferentes necessidades e oferecem um bom grau de segurança, se você souber usar o app corretamente. (Foto: Myce.com)

App com biometria

Publicidade

Muitos cartões de crédito já oferecem app com biometria, o que pode ser bem útil se seu aparelho celular tem um leitor de impressão digital. Isso adicionará uma camada extra de proteção para seu cartão de crédito e para seu aplicativo, evitando assim possíveis golpes e problemas. Bons apps também adicionam outras camadas de segurança, como uma dupla confirmação para transações, e o envio de avisos quando uma compra é realizada com o cartão.

Publicidade

Depois de encontrar um cartão de crédito com um bom aplicativo para dispositivos móveis, é bom enfatizar a importância de manter sua conta segura. Não use senhas simples e quando os dados biométricos (como impressão digital ou identificação facial) estiverem disponíveis, use-os.

Se estiver qualificado, você pode optar por adicionar seu cartão à carteira de celular proprietária do emissor ou a um cartão mais universal, como o Google Pay ou o Apple Pay. Antes de o fazer, compare todas as suas opções para se certificar de que obtém o melhor nível de conveniência e segurança.

Considere o aplicativo antes de aplicar para um cartão

Se você deseja obter um novo cartão de crédito, considere o aplicativo para dispositivos móveis de cada cartão ao fazer compras. Os clientes geralmente selecionam um cartão de crédito com base em recompensas e por alguma taxa de juros, mas o aplicativo móvel deve ser um critério secundário ou um bom desempate.

Se o cartão não tiver um aplicativo para dispositivos móveis, poderá dificultar o acesso à sua conta se você estiver viajando ou longe de um computador.

Publicidade

Publicidade

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário