A Firma, que é pedida por muitos documentos a ser reconhecida em um cartório, nada mais é do que a assinatura de um indivíduo. A Abertura de uma Firma é o depósito do padrão da assinatura em um cartório, ou seja, o fichamento da firma. O reconhecimento de uma firma, quando necessário, é feito quando a pessoa já fez a abertura da firma em um dado cartório previamente ou na mesma hora do reconhecimento. O reconhecimento só pode ser feito em um cartório que tenha sua firma registrada, sendo que não há limite para o número de cartórios onde você pode abrir firma.

Não há um prazo de validade para a firma. Mas com o tempo, algumas pessoas podem mudar suas assinaturas e é necessária uma atualização da ficha cadastral da firma no tabelionato, através do comparecimento ao cartório e a solicitação de renovação de firma.

Quem quiser abrir uma firma em um cartório deve comparecer com o RG e o CPF originais. Os documentos de RG mais recentes possuem já o CPF incluso, assim como as carteiras de motorista emitidas pelo DETRAN. Não se pode comparecer com cópias autenticadas pois as mesmas não serão aceitas. Após entregues os documentos, o interessado irá assinar três vezes em um formulário com uma assinatura idêntica à  da cédula de identidade. O mesmo formulário deve ser preenchido com seus dados, que serão inseridos no sistema e, após o pagamento da taxa de abertura de firma, ela estará aberta naquele cartório específico. Depois disso, é só comparecer ao cartório para reconhecer sua firma em documentos que precisem deste tipo de reconhecimento.

Abrir firma em cartório

A abertura de firma é necessária para que sua assinatura seja reconhecida e oficializada em documentos, principalmente em contratos. (Foto: dicasdiarias.com)

Para facilitar a vida de quem quer abrir a firma, o RG e/ou CPF originais podem ser substituído pelos seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação – modelo novo (com foto), Carteira de Conselhos Profissionais (ex: OAB, CREA, CRM, CRF, CRO, etc.), Cédula de Identidade expedida pelos Ministérios do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica. Se o interessado for mulher casada, separada ou divorciada, que tenha mudado de nome, mas não tenha atualizado o RG, é obrigatória também a apresentação da Certidão de Casamento.

Um comentário para “Como abrir firma em cartório?”

  1. Edvan Vieira

    Muito útil o Comentário

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)