Esqueci minha assinatura eletrônica, e agora?

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

A assinatura eletrônica é necessária para confirmar transações bancárias nos meios eletrônicos de atendimento como o internet banking e os apps bancários. Se você esquecer sua assinatura eletrônica, não será possível realizar as transações normalmente. Não é difícil recuperar sua assinatura eletrônica, basta apenas seguir alguns passos simples.

O que é assinatura eletrônica?

Antes de ensinar como recuperar sua assinatura eletrônica, é preciso entender o que ela é e para quê serve. A assinatura eletrônica do internet banking e dos aplicativos de bancos nada mais é do que uma senha de segurança adicional que você precisa ter para confirmar transações nos meios eletrônicos de atendimento.

Como fazer assinatura eletrônica?

O procedimento de criação da assinatura eletrônica varia um pouco entre diferentes instituições financeiras, mas o procedimento é bem semelhante.

Você deve começar acessando o internet banking da sua instituição financeira. Garanta que é o site oficial da instituição e que a barra de endereço do site começa com “https” e que há um cadeado antes ou depois do endereço do banco. Para acessar o internet banking, lembre-se que você precisa já ter a senha cadastrada. Se ainda não tem, pode ser necessário ir até um gerente para fazer esse cadastro.

No internet banking, vá até a opção de Segurança ou Configurar o acesso de contas.

Clique em Cadastrar Assinatura ou Ativar Assinatura digital e crie uma senha seguindo às instruções na tela. Decore essa senha e anote em um lugar seguro.

Vá até um terminal de autoatendimento com seu cartão da conta. Navegue no terminal até a opção Outros Serviços -> Senhas e validações de acesso -> Desbloqueio de assinatura eletrônica OU algo como Segurança -> Desbloqueio de assinatura eletrônica.

Para cartões múltiplos (crédito e débito) pode ser necessário conversar com um gerente para criar sua assinatura eletrônica.

Assinatura eletrônica

Esqueceu a assinatura eletrônica? Recupere seguindo alguns passos simples. (Foto: appvizer)

Esqueci a assinatura eletrônica, e agora?

Quem já teve uma assinatura eletrônica mas, por algum motivo, esqueceu, precisará geralmente ir até uma agência e conversar com um gerente para solicitar uma nova. Essa assinatura digital geralmente será provisória, com um prazo de 15 dias para ser trocada no Internet Banking seguindo os mesmos passos acima, bastando criar uma nova assinatura. Não se esqueça de guardar a assinatura digital dessa vez para não esquecer mais.

Assinatura eletrônica bloqueada, o que fazer?

Se o seu caso foi ter a assinatura eletrônica bloqueada, você tem algumas opções.

Você pode ligar para a Central de Atendimento do seu banco e solicitar o desbloqueio da assinatura eletrônica.

Outra opção é ir até um terminal de autoatendimento e procurar pela opção de Outros serviços/Segurança e desbloqueio de acesso.

Lembre-se que é necessário lembrar de sua assinatura para poder utilizá-la.

Posso alterar a assinatura eletrônica?

Pode. Basta seguir os passos acima dados para cadastrar sua assinatura eletrônica. No mesmo link, deve haver uma opção para a troca da assinatura eletrônica. Sempre que fizer a troca, lembre-se de memorizar a senha da melhor forma possível, preferencialmente sem ter que anotar em qualquer lugar.

Qual a diferença entre assinatura eletrônica e senha da internet?

A senha do internet banking ou dos aplicativos dos bancos serve apenas para fazer consultas, sem poder realizar transações. Já a assinatura eletrônica é uma senha que permite que você realize transações através do atendimento digital do seu banco, tais como transferências, pagamentos e investimentos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário