Se você planeja passar um tempo significativo no exterior, deve considerar seriamente a abertura de uma conta bancária internacional. Fazer isso não é uma tarefa muito difícil, mas é preciso pesquisa para não acabar com um serviço caro e demorado, que pode não ser vantajoso para suas transferências bancárias.

Quem precisa abrir uma conta no banco internacional?

Qualquer pessoa que passe tempo significativo no exterior, seja por um emprego, um curso, um programa de bolsa de estudos ou outro motivo – deve considerar abrir uma conta naquele país.

Os viajantes costumam usar seus cartões de crédito ou débito em qualquer lugar do mundo. Mas os bancos cobram taxas pelas transações internacionais.

As taxas podem não ser de mais de três a cinco por cento por transação, mas elas vão se somando. As taxas de câmbio na moeda de um novo país também podem afetar o valor do seu dólar.

Retirar dinheiro? Você também será atingido com uma taxa de caixa eletrônico estrangeira.

Para a viagem internacional ocasional, isso não é grande coisa. Mas durante três meses ou mais em um novo país, abrir uma conta bancária local além do seu banco no Brasil pode economizar muito dinheiro.

Usando o banco ao redor do mundo

Usar um banco ao redor do mundo te deixará sujeito a cobrança de taxas e do spread de câmbio. O spread é, basicamente, uma porcentagem que os bancos e instituições financeiras cobram a mais por cada transação. Esses valores são de 0% a mais de 5%, além das taxas fixas e dos impostos que você pode ter que pagar no Brasil, como o IOF, para transferir dinheiro para fora do país.

Como abrir conta bancária no banco internacional certo para você?

A melhor escolha dependerá um pouco dos seus planos de viagem. Se você estiver pulando de país para país, talvez queira um banco com caixas eletrônicos sem cobrança em vários locais. Se você estiver hospedado em um só lugar, tente escolher um banco com uma boa taxa de conversão para a moeda desse país.

Viajantes para o Reino Unido, a União Européia, a China, Austrália, Japão ou outras áreas ocupadas e grandes países do mundo terão muitas opções.

Os viajantes para países menores ou menos visitados podem não ter opções locais. Se esse for o seu caso, confira os bancos que permitem concluir a maioria ou todas as suas transações online para evitar problemas de ter que ir até agências do banco no exterior.

Banco internacional

Uma conta em um banco internacional pode te ajudar a reduzir os custos de transferir dinheiro ao exterior. (Foto: Finance)

Bancos do Brasil com filiais no exterior

O seu banco do Brasil tem uma filial no exterior? Se sim, descubra onde ele tem as filiais e como fazer para usar os serviços da instituição no seu país de destino. As transações podem ficar mais baratas e ser muito mais prático, além de possivelmente ser muito menos burocrático o processo de criação de uma conta.

Documentos para abrir uma conta em banco internacional

Requisitos específicos de documentos diferem de país para país. Mas não importa onde você esteja, você precisará:

  • Prova de identidade. Traga seu passaporte e carteira de motorista ou a identidade. Muitos bancos exigem duas formas de identificação (uma carteira de estudante pode ou não contar, mas a certidão de nascimento provavelmente contará).
  • Prova de residência. Você pode precisar de comprovante de residência no Brasil, comprovante de endereço no país estrangeiro ou ambos. Uma conta de serviços públicos, um contrato de aluguel ou uma identidade com seu endereço devem funcionar.
  • Fundos de inicialização. Os bancos geralmente têm um mínimo de fundos para o depósito (pense em cerca de US$500 a US$1000).
  • Um visto de estudante ou trabalho se você precisar de um para o país.
  • Uma carta universitária ou prova de matrícula escolar.
  • Uma carta de emprego ou contrato de trabalho.
  • Se você depositar valores muito altos, poderá precisar de documentos adicionais e comprovações para o Imposto de Renda.

Toda essa burocracia pode ser bem menor se você usar um serviço online, como a TransferWise. Basta que você e a pessoa para quem deseja fazer a transferência criem uma conta no serviço e pronto.

Transferência de dinheiro internacional

A maneira mais fácil de transferir dinheiro de uma conta doméstica para uma estrangeira é por meio de transferência bancária. Existem dois códigos que os bancos usam para transações internacionais e você precisará de um de cada.

Código Swift

O código SWIFT é um tipo de Código de Identificador de Banco (BIC) usado para identificar bancos em todo o mundo. Seu código SWIFT ou BIC geralmente aparece nos extratos de sua conta. Você também pode procurar seu código usando este localizador de código SWIFT.

Número IBAN

O IBAN ou o número da conta bancária internacional é um identificador da sua conta bancária específica. Esses códigos são usados ​​com mais frequência na União Européia. Caso contrário, nem todos os países os exigem. Deve ser incluído nos seus extratos bancários juntamente com o código SWIFT. Procure o código que começa com duas letras maiúsculas (estas identificam o seu país).

Quais são as taxas cobradas para transferências internacionals?

A transferência de dinheiro exige taxas para cada transação. Uma taxa fixa é cobrada, além de uma taxa sobre o câmbio. Para manter as taxas no mínimo, você pode usar um serviço de transferência como A TransferWise para taxas de câmbio baratas. Basicamente, a TransferWise é uma empresa de serviços financeiros que está presente ao redor do mundo, e faz transações em mais de 40 moedas com custos bem baixos.

Quanto mais cedo você puder cuidar desses detalhes, melhor. Ter dinheiro facilmente acessível fará com que sua aventura internacional seja muito mais suave.

Se você planeja passar um tempo significativo no exterior (estamos falando de três meses), considere seriamente abrir uma conta no exterior ou usar um serviço internacional, como a TransferWise. Isso pode ajudar você a evitar taxas pesadas de transações estrangeiras se você usasse um cartão de crédito.

Como você faz transferências internacionais? Qual serviço acha melhor?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)