Quando você vai fazer o uso de alguns serviços financeiros, principalmente online, é importante conhecer o IBAN para as contas. Mas o que é esse código, como ele é elaborado e como ele funciona? Vamos entender os detalhes desse código.

Note que o código IBAN só será usado em transações internacionais. Não é necessário um código IBAN ou SWIFT para transações dentro do mesmo país.

O que é código IBAN?

O IBAN significa International Bank Account Number e é um número anexado a todas as contas nos países da União Europeia, além da Noruega, Suíça, Liechtenstein e Hungria. O IBAN é composto por um código que identifica o país ao qual a conta pertence, o banco do titular da conta e o próprio número da conta. O IBAN facilita e acelera o processamento de pagamentos transnacionais. Sua função é semelhante ao do código SWIFT.

Como é formado um número IBAN?

O número compreende no máximo 34 caracteres alfanuméricos, estruturados da seguinte forma:

Duas letras representando o país de origem do banco emissor da conta (código de país ISO 3166 com duas letras, por exemplo, IE para a Irlanda)

Dois números que são uma chave de controle

Máximo de 30 caracteres alfanuméricos que identificam o banco e o número da conta comum

Os códigos variam de banco para banco, e não vai ter bancos diferentes.

Como consultar o IBAN?

Um IBAN geralmente consiste em 22 caracteres, que compreendem o código de país ISO + chave de controle + código de classificação + o número de conta comum de 8 dígitos.

Abaixo está um exemplo de como o IBAN é construído para uma conta fictícia, usando o código de classificação 951501 e o número da conta: 12345678

Código do país IE

Controle 08

Código de classificação DABA951501

Número da conta 12345678

Esse é apenas um exemplo, mas cada banco pode ter um método diferente para calcular o IBAN.

O banco atribui um IBAN a cada uma das suas contas. Você não pode calcular automaticamente um IBAN, pois cada banco pode ter métodos diferentes de registrar seus números de conta no IBAN. O IBAN aparece nos extratos de conta e nos sistemas online do banco. Caso você não consiga encontrar o código IBAN de um banco, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento da sua instituição financeira ou converse diretamente com seu gerente para ele fornecer o código IBAN para sua transação.

Código IBAN

Entenda o uso e formação do código IBAN para usar quando necessário. (Foto: abif.cl)

O que é um número BIC?

Um BIC (Bank Identifier Code) identifica o banco do beneficiário com rapidez e facilidade. A SWIFT possui e administra o sistema BIC. O BIC é o mesmo que o endereço SWIFT do banco. Esses são códigos alternativos ao IBAN usados também para transações internacionais.

Pode parecer complicado encotnrar e usar esses códigos, não não precisa ser. É fácil encontrar com um pouco de pesquisa e conversa com sua instituição financeira para obter as informações necessárias e realizar suas transações internacionais sem muitos problemas.

Esperamos que suas dúvidas em relação ao código IBAN tenham sido solucionadas. Se você ainda tem alguma pergunta, não se esqueça de deixar nos comentários. Aceitamos também críticas, elogios, e sugestões. Sua participação contribui para que possamos direcionar melhor nossos artigos para suas necessidades, atendendo a todas as suas dúvidas e melhorando e simplificando sua vida financeira.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)