Como escolher um banco internacional?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Usar um banco internacional é um componente chave para proteger os bens pessoais. Ele oferece um nível de diversificação e proteção de ativos que simplesmente não pode ser encontrado com todos os seus fundos em bancos domésticos. Reconhecemos os imensos benefícios que pode proporcionar aos nossos leitores. O setor bancário internacional pode muito bem ser o próximo passo para você conseguir uma melhor diversificação e proteção de ativos para seu dinheiro suado.

Leia também

Qual o melhor banco internacional: a localização

Muitos estão familiarizados com o velho mantra imobiliário que, ao comprar um imóvel, os três fatores mais importantes são “localização, localização e localização”. O setor bancário internacional é bastante semelhante. A localização, ou jurisdição, na qual você escolhe fazer seu banco internacional é muito importante, por várias razões.

Para alguns, a escolha de qual banco internacional é determinada por suas necessidades. Por exemplo, se você deseja começar a fazer negócios no Canadá, só faz sentido ter sua conta bancária internacional em um banco internacional do Canadá. Se, no entanto, você está interessado em serviços bancários internacionais simplesmente pela diversificação e proteção de ativos que pode oferecer, então sua escolha de jurisdição é muito mais ampla.

Para muitos, é simplesmente sobre conveniência. Você realmente quero ter que acordar às 01:00 para conversar com seu banqueiro?

Ao escolher dentre todas as possibilidades das jurisdições bancárias internacionais, há vários elementos que podem ser analisados ​​para restringir suas escolhas. Por exemplo, a reputação dessa nação e seu setor bancário internacional devem ser levados em consideração. A estabilidade da jurisdição também é importante. Isso inclui tanto a estabilidade política quanto a estabilidade da economia da jurisdição. A privacidade é outro fator a considerar. Ao discutir a privacidade em relação à banca internacional, é claro que é fundamental que todos os regulamentos financeiros sejam seguidos pelos brasileiros. Além disso, no entanto, pode ser útil indagar sobre a política de privacidade de um banco internacional em relação à divulgação de contas com os governos locais nessa jurisdição bancária.

Bancos internacionais

Um banco internacional facilitará transações ao redor do mundo com menores custos e maior eficiência. (Foto: Premier Offshore Company Services)

Problemas com transações internacionais

Outras coisas que você desejará considerar ao procurar um banco internacional incluem alguns problemas que podem ser uma pequena dor de cabeça.

Controles de Câmbio: existem controles de câmbio? O seu dinheiro pode ser livremente colocado e retirado da sua conta bancária internacional? Faça estas perguntas ao escolher um banco internacional.

Regime Tributário: qual o regime tributário da jurisdição bancária? A maioria dos bancos internacionais possui regimes fiscais especiais que permitem a redução de impostos locais sobre contas internacionais. Às vezes não há impostos locais. Você também deve perguntar sobre impostos sobre lucros e venda de ativos.

Estruturas de proteção de ativos oferecidas: determinadas estruturas podem ser usadas para aumentar a proteção de ativos de uma pessoa. Essas estruturas, por exemplo, podem servir para reduzir os riscos legais de ações judiciais e acordos de divórcio. Ao escolher um banco internacional, pergunte se eles oferecem estruturas de proteção de ativos.

Denominação de depósitos: muitos, embora não todos, bancos internacionais permitem que os depósitos sejam mantidos em várias moedas. Isso é excelente para quem procura utilizar uma conta bancária internacional para diversificar sua riqueza entre várias moedas. Alguns bancos internacionais até permitem que os depósitos sejam mantidos em ouro em vez de dinheiro.

Impostos e câmbio: você também vai querer acompanhar todos os impostos que terá de pagar pelas transações feitas com o banco, além das taxas de câmbio que devem ser pagas.

Outros fatores: você pode querer saber sobre outros fatores relacionados ao funcionamento do banco internacional. O índice de liquidez, por exemplo, lhe dará uma boa ideia de como o banco internacional estará lidando com seus depósitos.

Você tem conta em banco internacional? Como é? Recomenda que outras pessoas façam uma conta também?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário