SWIFT e códigos BIC são basicamente a mesma coisa. A Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT) lida com o registro desses códigos. Por esta razão, os Códigos de Identificação Bancária (BIC) são freqüentemente chamados de endereços ou códigos SWIFT.

Os códigos SWIFT ou os códigos de identificação bancária são fornecidos às instituições financeiras pela Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, que é aproveitado para identificar instituições financeiras bem como instituições não financeiras.

O código SWIFT (que também é conhecido como o código BIC) é um código único que é usado para reconhecer as instituições financeiras e não-financeiras. O código possui oito ou 11 caracteres que lançam luz sobre detalhes sobre o código do banco, código do país, código de localização e o código da agência. As quatro primeiras letras de um código SWIFT de 11 caracteres são o código do banco, seguido por outros dois dígitos que identificam o código do país, como as próximas duas letras ajudam a identificar a localização da instituição financeira. As três últimas letras nos dizem mais sobre o ramo relacionado a uma instituição financeira, que é apenas um código opcional de letras que vêm junto com os outros detalhes.

Quando um código de 8 dígitos é dado, pode-se supor que ele se refere ao escritório principal.

As empresas que pretendem efetuar transações com clientes localizados em outros países devem tomar nota do código do banco para permitir rápidas transações internacionais. Como parte inerente de transações internacionais, o SWIFT é utilizado para transferir dinheiro entre bancos, especialmente para transferências telegráficas e transferências bancárias. Este código também é usado por bancos em todo o mundo para trocar mensagens entre eles.

Códigos Swift

Na coluna esquerda da figura uma série de códigos SWIFT para alguns bancos. (Foto: bala-krishna.com)

Para um cliente que quer que o pagamento seja transferido para uma Deutsche Bank localizado em Frankfurt, o código SWIFT pertencente ao banco que é DEUTDEFF, e deve ser dadi para o parceiro de negócios localizado em outro país, para permitir um processo de pagamento seguro internacionalmente. Da mesma forma, fazendo uso do banco de código DABADKKK, um comerciante de negócios pode transferir o pagamento para o Banco Danske localizado em Copenhague  Ao saber como identificar o SWIFT, comerciantes e homens de negócios podem transferir dinheiro para clientes localizados em outros países, sem aborrecimentos.

Instituições financeiras sob a rede SWIFT melhoram a sua eficiência operacional, agilizam as operações e abrem caminho para uma melhor experiência do cliente. Quando as empresas fazem uso de uma instituição financeira que tem um código SWIFT, o tempo de resposta em relação a pagamentos é mais curto, o que acaba por resultar em um mais rápido e mais fácil processo de liberação de pagamentos a um cliente localizado em outro país.

Mais importante ainda, fazendo uso de padrões SWIFT, os bancos tendem a ganhar transparência relacionada com a cadeia de pagamento que é colocado em movimento, o que acaba por trazer benefícios para os clientes. Em termos simples, o SWIFT permite às instituições financeiras atenderem às necessidades e desejos dos clientes comerciais de uma maneira melhor.

2 comentários para “O que é o código SWIFT?”

  1. Paulo

    Muito conveniente este post, ajudou. Obrigado!

    Responder
  2. Maria Aparecida dos S Feliciano.

    Sou cliente santander, e me ajudou muito no esclarecimento, sobre o cod swift, obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)