Existem vários motivos que podem causar a recusa de seu cartão de crédito na hora de pagar por algum serviço ou produto. Seja esse pagamento feito online ou em algum terminal presencial, as causas são mais ou menos as mesmas para ambos os casos e entendê-las vai ajudá-lo a encontrar a solução para seu problema do cartão de crédito o mais rápido possível.

Abaixo, listamos as causas mais prováveis para seu cartão ter sido recusado e as soluções mais rápidas e práticas para cada um dos problemas.

Limite baixo do cartão ou Gastos que ultrapassem o limite

Este é o motivo mais comum e mais provável de recusa do cartão. E se você acabar conseguindo gastar além da fatura, você pode acabar com custos extras na análise emergencial de crédito, que é feita para permitir a um cliente do sistema financeiro gastar além do limite de seu cartão de crédito.

As prevenções possíveis aqui é manter um controle constante dos limites do seu cartão, evitando gastar além do limite estabelecido. Outra é pedir um aumento no sue limite de crédito, seja através de um pedido ao seu gerente ou à comprovação de uma renda maior para seu banco.

Se o cartão já foi recusado e você precisa utilizá-lo, você pode fazer um pagamento de parte da fatura para liberar parte do limite e assim, poder usar o cartão dentro do limite que você liberou através do pagamento. Você pode também pedir ao seu gerente um aumento do limite, mas pode ser recusado. O risco nas duas situações é que você acabe fazendo isso muitas vezes durante o mesmo mês e acabar saindo do seu orçamento, então tenha muito cuidado com seus gastos.

Prevenção de fraudes

Você digitou a senha do seu cartão errado ou está usando seu cartão para uma transação que normalmente não usaria como, por exemplo, fazer uma compra de alto valor pela internet. Como uma medida preventiva, a operadora de seu cartão pode bloqueá-lo, pois estes usos podem ser outras pessoas tentando usar seu cartão sem sua autorização. É uma forma da instituição financeira te proteger, mas pode acabar sendo um exagero e bloquear seu cartão sem motivo aparente. Este bloqueio também pode ocorrer quando você erra na digitação da senha ou quando você informar o código de segurança de seu cartão incorretamente. No caso de compras onde é necessário informar o número do seu cartão, você deve verificar se não informou o número errado.

Antes do bloqueio, a instituição financeira tem a obrigação de te avisar que o cartão foi bloqueado para uso. Por isso, sempre mantenha suas informações atualizadas no banco para evitar que eles não consigam falar com você. Caso suas informações estejam atualizadas e o banco não te avisou, pode ser o caso de ir ao PROCON garantir seus direitos como consumidor.

Geralmente, só é necessário que você ligue para a Central de Atendimento de seu banco para realizar o desbloqueio. Em outros casos, pode ser necessário que você compareça ao banco e refaça sua senha com o gerente.

Pesquise os motivos da recusa de seu cartão

Se seu cartão for recusado, tenha calma e busque encontrar o motivo para a recusa antes do desespero. (Foto: www.thisismoney.co.uk)

Não consigo comprar com meu cartão em viagem!

Alguns bancos e instituições financeiras podem bloquear seu cartão ao utilizá-lo em um estado ou país diferente de onde o cartão foi emitido. O banco geralmente avisa o cliente sobre a necessidade de desbloqueio para poder utilizar o cartão internacionalmente ou em trânsito.

O desbloqueio, nesse caso, é bem simples, geralmente exigindo apenas que o cliente ligue para a Central de Atendimento de seu banco ou cartão para solicitar o desbloqueio.

Cartão vencido

Você pode não ter percebido a data de validade de seu cartão e tentar utilizá-lo. Verifique a data de validade do cartão que está nele impressa e confirme se este pode ser o seu caso.

Para solucionar este problema, você deve solicitar pela Central de Atendimento um novo cartão ou verificar se, por acaso, você não acabou deixando de pegar seu cartão novo no endereço cadastrado na instituição financeira que emitiu o cartão. E você deverá utilizar outra forma de pagamento até receber o novo cartão, pois dificilmente o banco o autorizará utilizar o cartão vencido para transações.

Sistema usado pelo vendedor não aceita sua bandeira

Tanto máquinas de cartão quanto transações online podem ter limitações de acordo com a bandeira de seu cartão. Você deve sempre verificar se o vendedor ou loja aceitam a bandeira de seu cartão antes de realizar a venda, evitando que você tenha que cancelar uma compra ou ficar procurando outra forma de pagar por sua compra.

A solução aqui pode ser pedir a troca de máquina para o vendedor ou você mesmo trocar o cartão que usa para o pagamento por outro de outra bandeira.

Parcelamento da minha compra não autorizada

Se o vendedor tentar parcelar sua compra e não for autorizado a fazer o parcelamento, o seu cartão pode ser recusado pelo sistema por não ter aceito a quantidade de parcelas. Também pode ser recusado se o parcelamento não for aceito para aquela compra ou o parcelamento que você quer fazer não é possível.

Você deve pedir ao vendedor para tentar o parcelamento novamente, com menos parcelas, ou refazer o pagamento sem parcelar a compra.

Sistema do banco temporariamente fora de operação

Isso acontece quando sistema de seu cartão não consegue se comunicar com o sistema  não consegue se comunicar com o sistema de venda utilizado pela loja ou vendedor.

É necessário esperar e tentar efetuar a compra novamente, utilizar outro cartão ou outra forma de pagamento. Caso o erro persista, peça ao vendedor ou loja para trocar a máquina/sistema usado para o pagamento.

Seu cartão não é internacional

Com os preços atrativos de lojas online no exterior, além de mais pessoas viajando para o exterior, tem acontecido frequentemente a recusa de cartões que surpreende os clientes de bancos e instituições financeiras. Se o seu cartão não é internacional, você simplesmente não pode fazer compras no exterior, seja em lojas online ou em viagens.

Caso você queira fazer comprar internacionais, o que você deve fazer é a aplicação para um cartão internacional. Você pode pedir para seu banco mudar seu cartão atual para um internacional ou simplesmente fazer um novo. Se você estiver no exterior já, é hora de procurar outras formas de pagamento para suas compras.

O vídeo abaixo reúne alguns motivos para recusas de cartões em transações online.

Você não ativou seu cartão no intermediador de pagamentos

Quando você utiliza serviços como o PayPal, é necessário ativar seu cartão antes de utilizá-lo. Geralmente, a ativação envolve um código de ativação que é enviado na forma de um código de ativação em sua fatura do cartão.

Você deve ativar seu cartão no site procurando saber como fazer a ativação do seu cartão pelo site do intermediador e se há limites para cartões não ativados. Você pode também ver se existe alguma forma de pagar suas compras pelo intermediador sem utilizar um cartão, como por depósitos ou transferências bancárias.

Defeito no cartão

Tanto o chip quanto a tarja magnética dos cartões são partes sensíveis e que podem ser danificadas com o mau uso ou mau armazenamento do cartão. Isso pode acontecer devido à arranhões, cartões rachados, quebrados, magnetismo, extremos de temperatura e descargas elétricas.

Caso seu cartão seja recusado por este motivo ou você perceba que seu cartão está muito danificado, peça através da Central de Relacionamento ou com seu gerente a substituição do mesmo por um novo. Você poderá ter de pagar uma tarifa por esta substituição do cartão.

Você conhece outros motivos de recusa do cartão que não colocamos aqui? Já passou por situação parecida? Compartilhe nos comentários sua experiência!

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