Por que ter 2 cartões de crédito pode ser interessante?

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por André M. Coelho.

Hoje em dia não é incomum que as pessoas tenham vários cartões de crédito. Com a expansão do crédito no Brasil e a competição acirrada entre as várias instituições financeiras brasileiras, as oportunidades, produtos e serviços são dos mais variados. Se você está pensando sobre a utilização de vários cartões de crédito, aqui estão algumas das vantagens, bem como algumas coisas com as quais você deve tomar algum cuidado.

Publicidade

Publicidade

Ter um cartão separado com uma linha de crédito total baixo apenas para compras on-line pode ajudar a controlar seus gastos e ter uma segurança maior com a utilização de seu cartão.

Um segundo cartão de crédito pode ajudar bastante se um deles for perdido ou roubado, pois a demora para a obtenção de um novo cartão é de mais de um dia para obter um cartão de substituição. Ao viajar para o exterior, um segundo cartão de crédito pode ser um backup se o primeiro cartão de crédito não for amplamente aceito em um país, o mesmo valendo no caso de um dos cartões ser perdido lá fora.

Publicidade

Publicidade

Diferentes cartões oferecem recompensas diferentes. Quando você tem vários cartões de crédito, você pode optar por usar um cartão de recompensas para suas viagens, enquanto outro cartão pode oferecer um programa de relacionamento com maior acúmulo de pontos.

Opção para quem tem um bom controle financeiro

Quem tem um bom controle financeiro pode optar por mais de um cartão de crédito para ter um limite maior de gastos e compras. (Foto: debt-u.com)

Publicidade

Agora, pode ser um desafio para gerenciar múltiplas contas de cartão de crédito. Aumentam as chances de você acidentalmente falhar uma data de vencimento, ou pagar o valor errado em um ou mais de seus cartões. Esses tipos de erros podem resultar em onerosas taxas de atraso, e múltiplas faltas de pagamentos podem levar a aumentos nos custos gerais das compras. Para não esquecer os pagamentos, não se esqueça de cadastrar sua fatura em débito automático.

Publicidade

O simples fato de ter vários cartões de crédito não irá necessariamente te ajudar em vários aspectos financeiros diferentes. Em geral, mais de um cartão ajuda na hora de fazer compras ou mesmo para obter um limite maior de gastos, caso seu banco não queira aumentar o limite de um de seus cartões. O gerenciamento destes gastos se torna então uma grande responsabilidade financeira, uma vez que você tem de manter um controle apertado de todos os seus custos e gastos.

Às vezes as pessoas consideram a aplicação para um novo cartão de crédito como uma solução para outros problemas financeiros, mas que muitas vezes leva a uma dívida incontrolável e um fosso de débitos financeiros. No entanto, se você pode pagar integralmente seus cartões todos os meses, você pode apreciar os benefícios de ter vários cartões de crédito.

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário