Cartão bloqueado por senha errada: o que fazer?
Existem várias instâncias quando um cartão é bloqueado após o que o titular do cartão não é capaz de retirar dinheiro de caixas eletrônicos ou usar em máquinas de cartão. Pagamentos por meio de dispositivos de ponto de venda (POS), comerciantes online, transferências de equilíbrio de cartão para cartão e todas as outras transações relacionadas ao cartão são paradas pelo banco emissor de cartão, se o cartão estiver bloqueado.
Existem diferentes regras prescritas para vários bancos em relação ao bloqueio automático de cartão devido a várias entradas erradas da senha PIN.
Normalmente, a maioria dos bancos comerciais estabelece um limite de 3 tentativas, o que implica, o cartão será bloqueado se uma senha incorreta for inserida três vezes.
O que fazer se digitar a senha errada do cartão?
O cartão bloqueado pode ser desbloqueado por vários meios.
Alguns bancos oferecem a opção de desbloqueio do cartão via aplicativo móvel, número de atendimento ao cliente e até por SMS. Se nenhuma dessas instalações for disponibilizada pelo banco, então um cliente é obrigatório para visitar a agência bancária para colocar pessoalmente uma solicitação de desbloqueio de cartão.
No entanto, alguns bancos bloqueiam o cartão por apenas 24 horas, caso o cartão seja bloqueado devido a entradas incorretas do PIN. Enquanto alguns bancos bloqueiam o cartão por uma duração mais longa no caso de PIN incorreto.
Esqueci a senha do cartão, e agora?
Um cliente pode visitar a agência bancária para colocar uma solicitação de nova geração de senha se o usuário tiver esquecido o PIN do cartão e não conseguir recolher o pino direito após várias tentativas. O banco pode bloquear o cartão temporariamente até que a nova senha PIN seja gerada.
O que fazer se a sua senha estiver bloqueada?
Os bancos vão bloquear a sua senha, se você inserir incorretamente 3 vezes. Farão isso no caso de ser outra pessoa tentando usar sua conta.
Se você conhece a sua senha, você pode alterá-lo em um caixa eletrônico ou pelo app do banco ou instituição financeira:
- Insira seu cartão no caixa eletrônico ou acesse o app da instituição financeira.
- Digite sua senha existente.
- Selecione serviços de pinos.
- Selecione a alteração do pino.
- Escolha um novo PIN.
Se você não consegue se lembrar do seu PIN, você pode solicitar um novo pelo app, serviço de atendimento ao consumidor, pelo caixa eletrônico ou presencialmente.
Depois de ter um novo PIN, você precisará usar um caixa eletrônico ou usar o app novamente para fazer a nova senha.
Você ainda pode obter dinheiro ou fazer um pagamento sem o sua senha. Visite um banco com alguma identidade, como um passaporte ou carteira de condução. Um membro da nossa equipe irá ajudá-lo.
O que você faz quando tem seu cartão bloqueado? Já passou por um problema parecido? Como resolveu? Compartilhe sua experiência e dúvidas nos comentários abaixo!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Cartão de crédito não autorizado! O que fazer?
Erro 57 – Cartão de crédito ou débito! O que fazer?
Como recuperar senha silábica de caixa eletrônico?
Informação de cartão de crédito! Onde encontrar?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.