Atrasado no pagamento de empréstimos e financiamentos? O que fazer?
A maioria dos credores organizam as parcelas de seus financiamentos e empréstimos para as datas acordadas em contrato, podendo ser modificadas à pedido do cliente. Quando há atraso no pagamento, os credores acrescentam uma multa aos valores e que pode pesar um pouco mais no seu bolso.
Saber exatamente o que fazer quando há atraso em seus pagamentos é importante para evitar juros cumulativos e um prejuízo ainda maior.
Leia também
Comunique-se com a instituição financeira ou banco
A instituição financeira ou banco credor irá tentar contatá-lo quando um pagamento é atrasado. Normalmente, telefonemas e cartas enviadas informarão sobre o pagamento em falta. Você também pode acessar o internet banking para saber mais informações sobre o pagamento atrasado, multas envolvidas e soluções para atrasos no pagamento. Evitar estes não vai funcionar por muito tempo. Eventualmente, o credor terá que tomar outras ações. Evitar o credor só irá causar mais problemas, incluindo até a tomada da propriedade para a qual o empréstimo ou financiamento foi usado, no futuro. Comunique-se com o seu credor, o mais rapidamente possível, se o pagamento será atrasado.
Solução para o atraso de pagamentos de empréstimos e financiamentos
Se você se atrasar nos pagamentos, você pode estar se perguntando o que você pode fazer para corrigir a situação. Pode ser difícil para sair de uma espiral negativa, pois muitas vezes é porque você simplesmente não ganha dinheiro suficiente para cobrir suas despesas e lidar com emergências. É possível recuperar desta situação com planejamento e disciplina.
Organize um orçamento
Primeiro, você precisa sentar e fazer uma lista do que falta pagar e o que você precisa para ficar no “verde”. Você também deve ter o seu orçamento atual na mão. Se você não tem um orçamento, você precisa fazer um agora.
Priorize os pagamentos
Em segundo lugar, você terá que priorizar as contas. Você deve ir no sentido de financiamentos/empréstimos e, em seguida, contas de serviços públicos, e outras contas de acordo com quantidade ou taxa de juros. É importante que você tenha certeza de que você tem um lugar para morar e eletricidade pagas, mesmo que os financiamentos tenham que ser pagos. É por isso que o aluguel e utilitários devem vir em primeiro lugar. Além disso, se você tiver que escolher quais contas para pagar, priorizando o empréstimo/financiamento.
Determine as sobras financeiras
Em terceiro lugar, você precisa determinar quanto dinheiro extra que você tem disponível para voltar a ficar em dia com os pagamentos por mês. Quando você está atrasado nas contas, você precisa parar todos os gastos desnecessários. Isso inclui sair para comer, ir ao cinema, e outras formas de entretenimento. Você também pode suspender sua tv a cabo ou outras despesas mensais desnecessárias até que os empréstimos e financiamentos fiquem em dia.
Negocie
Depois de ter determinado o quanto você tem disponível, você deve ligar e falar com seus credores ou qualquer pessoa a quem você deve. Muitas empresas vão ser capazes de elaborar um plano de pagamento com você, afim de ajudá-lo a entrar em dia com o financiamento ou empréstimo. Na verdade, você deve tentar ligar antes de você atrasar os pagamentos. Isso é melhor ainda quando o atraso ocorrer por um esquecimento ou algum problema técnico: as instituições financeiras e bancos são quase sempre compreensivas quanto a essas situações. Há muita coisa que eles podem fazer para ajudar a se comunicar com eles, principalmente cortando juros extras e multas.
Faça mais dinheiro
Você pode precisar pegar um segundo emprego por um curto período de tempo, de modo que você possa pagar o financiamento . Isto pode ser muito temporário, mas pode ajudá-lo a limpar a bagunça e ajudá-lo a ter o controle de suas finanças. Você também pode considerar vender coisas para amigos ou em sites online, de forma a juntar uma grana extra.
Poupe
Depois de ter ficado em dia com os pagamentos, você deve começar a poupar dinheiro para um fundo de emergência, para evitar que isso aconteça novamente. Você também deve começar a procurar soluções de longo prazo para a sua crise de renda. Você pode considerar a procura de um trabalho pagando mais dinheiro ou se matricular em um curso superior, técnico, pós-graduação ou até cursos de aperfeiçoamento para se atualizar ao mercado.
http://youtu.be/BLPmlpSpZ6c
A prevenção é sempre o melhor remédio
Monitore cuidadosamente suas finanças, uma vez que o empréstimo ou financiamento estiverem em dia. Se o pagamento será atrasado, mesmo por apenas uma ou duas semanas, entre em contato com o seu credor imediatamente. Se o seu pagamento mensal foi reduzido de forma permanente, crie um plano de poupança no caso de surgir uma emergência futura.
Você deve ter um orçamento mensal escrito e você precisa cumpri-lo. Você deve prestar especial atenção às suas despesas variáveis e ser capaz de cortar em áreas que não são essenciais.
Tente deixar o maior número possível de contas no débito automático, evitando esquecimentos de pagamentos.
Como você faz quando atrasa o pagamento de um financiamento ou empréstimo? O que recomendaria a outros leitores? Compartilhe seus conselhos nos comentários abaixo!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
O guia completo para conseguir um empréstimo pessoal: tudo o que você precisa saber
Quais as taxas do empréstimo consignado?
Empréstimo para MEI, como fazer?
Como comparar 2 opções de financiamento entre si?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.