Embora os bancos geralmente façam um bom trabalho ao tornar o mais fácil possível o login em sua conta bancária online, isso nunca é totalmente perfeito. Sempre haverá um momento em que há algum motivo tecnológico para você não conseguir fazer login mesmo usando as credenciais certas. Sim, às vezes é culpa do banco, mas um bom número de vezes é um problema do seu próprio dispositivo ou app, e é algo que pode ser facilmente corrigido.

Veja uma pequena lista de verificação que você pode seguir passo a passo para garantir que não haja problemas com seu computador. Se houver, essas etapas ajudarão você a resolvê-lo, seja problema com o Itaú ou qualquer outra instituição. Essas etapas também podem ser usadas para praticamente qualquer outro site com o qual você tenha problemas de login, e não apenas bancos.

Aplicativo Itaú ou do banco não funciona? Atualize!

Para obter os melhores resultados, é importante manter seu aplicativo atualizado para a versão estável mais recente. As versões mais novas podem vir com novos recursos de segurança, correções de compatibilidade e muitos outros itens que podem aprimorar sua experiência de navegação – e corrigir quaisquer problemas de navegação que você possa ter, incluindo problemas de login. Vá ao site do banco ou loja de aplicativos para atualizar o programa.

Atualizar plugins se o site do Itaú ou banco não abre

Alguns bancos gostam de usar certos plugins para facilitar o seu sistema de login. Definitivamente, verifique se há novas versões de plugins comuns, como Java e Flash. Eu sei, é uma solicitação estranha, mas essas versões mais recentes também podem vir com correções que podem causar problemas com o login em seu banco. Além disso, você também pode fazer isso enquanto atualiza seu navegador. O próprio site do banco poderá te dar orientações de como atualizar o plugin ou programa de segurança. Só tenha certeza de que o site é o oficial, começando por “https” e tendo um cadeado na barra de endereço.

Limpe seu cache quando há problema no site do banco

Se a atualização do navegador e dos plug-ns não ajudarem, acesse a caixa de diálogo Limpar dados de navegação do seu navegador e, pelo menos, limpe todo o cache. Para resultados ainda melhores, limpe suas preferências de login e cookies também. Observe, no entanto, que a limpeza desses dois últimos itens desconectará você de todos os websites em que você estiver conectado. Por isso, você terá que lidar com a inconveniência de fazer login novamente em seus sites favoritos. Limpe o cache do app nas configurações de aplicativos no seu celular para poder realizar o login novamente.

Limpar esses itens pode ajudar, porque o seu navegador armazena os dados do cache para lembrar que você está logado; Além disso, o cache ajuda a carregar os elementos da página mais rapidamente a partir do disco rígido, em vez de recuperá-los novamente da Internet. No entanto, às vezes, os elementos da página são alterados e o navegador se recusa a baixar os novos elementos, em vez de usar os armazenados no cache. Às vezes, o navegador se recusa a corrigir um cookie corrompido que impede você de fazer login corretamente.

Aplicativos do banco com problema

Se o app do banco der problema, é possível consertar e voltar a usar normalmente no seu dispositivo. (Foto: YouTube)

Experimente o modo anônimo ou privado

Se a limpeza ainda não tiver sido feita, tente usar o modo Incógnito ou Privado para fazer login em sua conta bancária. Ao usar o modo de navegação anônima / privada, você está basicamente usando seu navegador normal sem plugins. É o mesmo motivo pelo qual sites como o Facebook ou o Google solicitam que você faça login novamente no modo anônimo / privado, mesmo que esteja conectado a eles durante a navegação normal. Em outras palavras, essa é uma maneira mais segura de saber que o seu navegador está livre de qualquer “impurezas” (ou seja, você é “à prova de cookies”) ao tentar fazer login em sua conta bancária.

Tente um navegador diferente

Quando você está no modo anônimo / privado e ainda não funciona, resta apenas mais uma opção: alternar para um navegador diferente. Agora, não se preocupe, não estou recomendando que você mude permanentemente, mas use um navegador diferente desta vez para ver se o uso funciona.

Recomendamos que você experimente o Firefox ou o Google Chrome se estiver usando qualquer outro navegador. Caso contrário, experimente o Firefox se estiver usando o Chrome e experimente o Chrome se estiver usando o Firefox.

Nem todos os navegadores são igualmente compatíveis com os padrões e nem todos os sites são igualmente compatíveis com os padrões. Portanto, às vezes, um website funciona melhor em um navegador do que em outro, e é por isso que vale a pena experimentar um navegador diferente.

Se você ainda não conseguir fazer login na sua conta bancária depois de realizar todas essas etapas, é mais provável que isso seja culpa do seu banco. Ligue para o helpdesk do banco e notifique-o sobre o problema, caso ele persista apesar dessas medidas corretivas. A menos que seu sistema detecte de repente um vírus que seu programa antivírus não detectou (que você pode testar tentando fazer login em sua conta bancária por meio de um ambiente Linux ao vivo, se estiver pronto), ou sua conexão com a Internet está agindo Não há virtualmente nenhuma outra causa possível para problemas. A única máxima para lembrar: sempre mantenha seu computador livre de malware.

Dúvidas? Deixe nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)