O online banking explodiu em popularidade, principalmente devido ao fato de que o gerenciamento de nossas finanças é muito mais fácil com o uso da internet. Cada banco popular agora tem sua versão para verificação de saldos, configuração de débito de automático e impressão de extratos de seus sites. E a maioria também tem um aplicativo de smartphone para que você possa verificar essas informações em movimento. Essa conveniência aumentada também aumenta o risco de se tornar vítima de fraude. Os cibercriminosos criaram malware especificamente para infectar seu computador e roubar detalhes de logon bancário, por exemplo.

Então, como você se mantém seguro quando faz transações bancárias no app do seu banco? Como instalar, baixar, e ativar o aplicativo? Vamos por partes.

A senha do aplicativo do banco

Alguns bancos tem aplicativos em que você cria seu próprio nome de usuário e senha. Em outros, você precisará ir até seu gerente e cadastrar o nome de usuário e senha para usar no app. Seja qual for a opção, ao configurar o aplicativo pela primeira vez, você deve criar uma senha segura. Você jamais deve anotar a nova senha em algum lugar fácil de achar, pois pessoas mal intencionadas podem usar ela contra você. Não é recomendável também armazenar a senha no seu dispositivo. Você não deve, em hipótese alguma, fornecer sua senha do aplicativo no telefone ou por email para qualquer pessoa, mesmo que diga que é do seu banco. Quando possível, crie uma senha com letras maiúsculas e minúsculas e que se misturam com caracteres especiais.

Baixar o aplicativo do banco

Apenas a loja oficial de aplicativos do seu sistema operacional é segura para baixar o app do seu banco. Essa loja de aplicativos pode ser a Play Store para dispositivos Android ou a App Store para dispositivos com iOS. Os links de instalação do app que vem do site do seu banco ou instituição financeira vão te direcionar para essas lojas também para realizar a instalação. Lembre-se de liberar espaço no seu dispositivo para instalar o app do banco.

Apps de bancos

Instale os apps de bancos e use com segurança e praticidade. (Foto: Dinatech)

Ativar aplicativo do banco

A ativação do aplicativo do seu banco possibilita que você possa realizar transações através do app. A ativação segue diferentes procedimentos dependendo da sua instituição financeira. Pode ser necessário, por exemplo, atualizar com seu gerente o número do seu telefone para que o banco possa enviar uma mensagem SMS ao seu aparelho.

Geralmente a ativação de um app de banco segue duas etapas. A primeira é baixar o app no seu dispositivo e entrar com seu login e senha do internet banking nele. A segunda etapa é a ativação, onde pode ser necessário fazer a liberação do app na opção de segurança dos terminais de autoatendimento, receber uma mensagem SMS ou ativar através de outro dispositivo que já esteja autorizado a se conectar ao seu internet banking.

Vários bancos também usam o app para autorizar transações feitas no internet banking. Verifique se esse é seu caso ao instalar o app, cadastrando tokens e leitores de QR do seu banco para aumentar sua segurança online.

Ativar autenticação biométrica do app do banco

Os smartphones de última geração usam scanners de impressão digital para impedir o acesso não autorizado a aplicativos. Se o seu telefone tiver essa tecnologia e o aplicativo do seu banco oferecer suporte, você deverá ativá-la. Autenticação biométrica é quase impossível de ser hackeada, de modo que os cibercriminosos não conseguirão acessar o aplicativo com muita facilidade, se for o caso. Seus dados bancários também serão protegidos se o seu telefone for perdido ou roubado. Para essa ativação, é preciso cadastrar sua impressão digital no app já ativado. Pode ser necessária a autorização no terminal de autoatendimento. Siga às instruções na tela para fazer a ativação.

Não use o aplicativo do seu banco em qualquer lugar

As redes Wi-Fi gratuitas são ótimas para navegar na Web ou possivelmente compartilhar uma atualização nas redes soviais, mas você nunca deve usá-las para atividades confidenciais, como serviços bancários. Se você não sabe quem está fornecendo a rede, não pode ter certeza de que os cibercriminosos não interceptarão sua senha. Se você absolutamente precisa acessar seus dados bancários em trânsito, desligue o WiFi e use sua conexão móvel celular, que é muito mais segura.

Instale o software anti-malware e antivírus no seu dispositivo

Os cibercriminosos adoram malware porque fazem todo o trabalho pesado para eles. Uma vez instalado (normalmente sem você perceber), o malware simplesmente coleta todas as senhas e detalhes de login que você usa em seu smartphone ou PC. Em seguida, envia essas informações de volta aos hackers automaticamente para que possam usá-las para esvaziar sua conta bancária quando estiverem prontas.

Sua melhor defesa é instalar um software anti-malware e antivírus pois isso irá bloquear a instalação de vírus e spyware em seus dispositivos. Ele também irá alertá-lo para atividades suspeitas para que você possa detectar e bloquear hackers antes que eles possam roubar seus dados bancários.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar a instalar e usar o app do seu banco.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)