Quando eu preparo um orçamento para uma viagem, eu gosto de adicionar um extra de cerca de 20% à minha estimativa original para despesas inesperadas. É difícil antecipar cada despesa que você vai encontrar quando você viajar, mas aqui estão algumas despesas comuns que podem te enganar.

Taxas de Embarque

Alguns países impõem taxas de embarque quando você sair. Você não pode evitar isso, então faça alguma pesquisa sobre o seu destino antes da viagem.

Um viajante que conheci, uma vez quase perdeu o voo porque ela deu toda a sua moeda da Indonésia a um amigo local antes de se aproximar do check-in no aeroporto. Se você não tem certeza se há uma taxa de embarque, mantenha a sua moeda local até que você passe por todos os postos de controle de imigração e de segurança. Algumas companhias aéreas têm envelopes de doação a bordo, onde você pode depositar qualquer troco restante para caridade.

Taxas de resort

Você pode acabar pagando por taxas de resort obrigatórias quando você faz o check-in em alguns hotéis. Estas taxas variam entre US$10 e US$30 por noite, e elas supostamente cobrem coisas como Internet, telefonemas, e jornais. Pergunte antes de fazer a reserva.

Lanches e aperitivos

Você provavelmente já tem incluídas refeições em seu orçamento, mas refeições rápidas e bebidas podem somar uma boa quantia também.

Por exemplo, se você escolher um voo mais barato com uma parada ao longo do caminho, você pode ser tentado a comprar um sanduíche e uma xícara de café enquanto aguarda no aeroporto. Isso pode acabar com todas as economias que você começa ao fazer a reserva no voo mais barato.

Sendo a segurança hoje em dia mais rigorosa do que nunca, você também não pode ter muita comida ou bebida para o avião. Você vai pagar um valor extra se você tem que comprá-los durante o voo ou até mesmo no aeroporto.

Taxas de Voo

Orçamento companhias aéreas são os maiores culpados quando se trata de taxas escondidas, mas há sempre uma chance de que você vai ser cobrado taxas extras por qualquer companhia aérea.

A taxa de excesso de bagagem é uma das mais comuns que você vai encontrar. Alguns agentes de check-in são menos estritos sobre limites de bagagem, mas é melhor prevenir do que remediar. Antes de seu voo, verifique sempre as políticas de bagagem aérea, em seguida, meça e pese suas malas. Você pode ser capaz de comprar sua franquia bagagem extra antes do voo, a um custo mais baixo.

Dependendo da sua companhia aérea, você também pode ser cobrado taxas extras por não fazer o check-in online, não imprimir seu cartão de embarque, erro ortográfico no seu nome, e chamar a linha de telefone da companhia aérea. Em 2010, a Ryanair ainda tentou impor taxas para usar o lavatório no avião.

Poupando em viagens

Planejando até mesmo para os gastos inesperados, você pode descobrir até como poupar mais dinheiro. (Foto: blog.taigacompany.com)

Estacionamento

As taxas de estacionamento nas grandes cidades podem ser extremamente caras. O seu hotel pode não fornecer um ponto de estacionamento para você, por isso leia o contrato antes de reservar. Em geral, você terá uma melhor chance de conseguir estacionamento gratuito se você fizer a sua reserva diretamente com o hotel. Mesmo que o hotel não inclua automaticamente uma vaga de estacionamento gratuita com todas as reservas, há uma possibilidade de que você pode ganhar um brinde se você pedir muito bem.

Tarifas de roaming celular

Mesmo se você viajar internamente, você pode ter que pagar tarifas de longa distância para chamadas telefônicas. Quando você viajar para o estrangeiro, você pode pagar uma fortuna em taxas de roaming.

Se você não acha absolutamente necessário ter uma conexão de Internet, desligue o serviço de dados e use apenas Wi-Fi gratuito. Quando entrar em contato com alguém em casa, use um aplicativo de bate-papo ou um serviço de VoIP, como o Skype. E se você vai ficar por um tempo em seu destino, considere a obtenção de um número pré-pago de telefone local.

Wi-Fi

É claro que é uma boa ideia se desligar quando você viaja, mas às vezes você precisa saber que tudo no trabalho está indo bem, afim de relaxar completamente. Ou talvez você precise acessar seus detalhes de reserva em sua caixa de entrada de email ou seu internet banking. Seja qual for o motivo, é bem provável que você vai precisar de conexão à Internet durante a sua viagem.

Alguns hotéis e aeroportos oferecem acesso Wi-Fi gratuito, mas há outros que cobram uma taxa substancial para cada dispositivo que você usa. Confira sites de aeroporto e os contratos em sua reserva de hotel para se preparar para essas taxas.

Despesas relacionadas ao clima

É difícil adivinhar o que o tempo vai ser como durante uma viagem. Eu experimentei neve na primavera, tempestades de granizo no verão, e enchentes na época de monção tropical.

Custos relacionados com o clima podem ser qualquer coisa a partir do preço de venda de um guarda-chuva para taxas de alteração de voo porque você não pode chegar ao aeroporto a tempo. Você poderia embalar roupas à prova d’água que podem ser usadas em camadas para antecipar dias frios, mas pode não ser possível preparar plenamente a si mesmo para os climas mais extremos.

Taxas de câmbio

Se você não tiver cuidado, você pode facilmente pagar bem caro em taxas de câmbio. Quando você retirar dinheiro de um caixa eletrônico que pertence a qualquer banco que não seja o seu próprio, você pode ser cobrado taxas por tanto o seu banco quanto o banco que possui o caixa eletrônico. É mais barato para retirar tanto dinheiro quanto você pode transportar com segurança a cada vez que você visita um caixa eletrônico. Se você viaja muito, considere a obtenção de um cartão de débito internacional ou o uso de um cartão de crédito internacional. Você será cobrado IOF sobre as transações.

Seu cartão de crédito pode também cobrar uma taxa de conversão de moeda e taxas extras por cada saque. Alguns cartões não cobram essa taxa, portanto verifique com seu banco antes de sua partida.

Você já foi atingido por alguma taxa inesperada enquanto viaja? Por favor, compartilhe nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)