Quando você viajar para outro país, pode ser necessário trocar moedas. Embora você possa trocar seu dinheiro antes de sair de seu país de origem, normalmente você vai ter uma melhor taxa de câmbio se você esperar até você chegar ao seu país de destino. Existem várias maneiras de realizar uma troca de moeda, e nenhuma delas requer qualquer grande investimento de tempo ou habilidades especiais. A casa de câmbio é apenas mais uma das opções que devem ser pesadas pelos viajantes.

Banco para o câmbio

Ligue para o seu banco local antes do início da sua viagem. Pergunte ao banco o que é necessário para trocar a moeda que você precisa. Alguns bancos podem precisar de vários dias para obter a moeda desejada. Quando o banco tem a moeda desejada, traga seu dinheiro e troque-a no setor específico do banco para este fim, que pode ser um setor internacional, um caixa ou um gerente. Se você tiver uma conta no banco, você também pode usar os fundos em sua conta para obter a moeda estrangeira.

Casas de câmbio

Encontre uma casa de câmbio no aeroporto, estação terminal portuário ou trem quando chegar ao país estrangeiro. Casas de câmbio em terminais de viagens internacionais geralmente têm sinais que dizem “Currency Exchange”, “Cambio”, “Geldwechsel” ou “Bureau de Change”. Tenha dinheiro ou cheques de viagem disponíveis para troca na casa de câmbio. Não será possível a troca de fundos de uma conta bancária em uma casa de câmbio. Verifique a taxa de câmbio publicada e seu recibo. Conte o seu dinheiro antes de sair da casa de câmbio. Vale também comparar casas de câmbio no país de destino e as casas de câmbio no seu país para saber qual vai valer mais a pena na hora da troca.

Cartão de débito pré-pago

Use seu cartão de débito pré-pago em países estrangeiros. Embora você será cobrado uma taxa bancária na hora do depósito no cartão, você pode aproveitar melhores taxas de câmbio do que se esperar até viajar par ao país de destino. Além disso, você não terá que levar muito dinheiro consigo. É uma das formas mais seguras de obter seu dinheiro quando no exterior. Pesquise o seu destino antes de sair para ter certeza de que haverá uma abundância de caixas eletrônicos e que eles são bastante confiáveis.

Cuidados com casa de câmbio

Em quase todo aeroporto internacional existe uma casa de câmbio. Só não viaje esperando que lá eles aceitem o real para troca. (Foto: mexdfmagazine.com)

Traveler’s checks e cartões de crédito internacionais

Use cheques de viagem ou o seu cartão de crédito para compras. No entanto, faça isso com moderação. Este é o método troca que incorre as mais altas taxas. Você talvez tenha de pedir uma autorização ao seu banco para utilizar o cartão de crédito no exterior. Portanto, entre em contato com a administradora de seu cartão antes de fazer sua viagem para liberar seu cartão de crédito para compras internacionais.

Casa de câmbio: compensa utilizar?

Com as novas regras estabelecidas pelo Governo Federal, aumentando o IOF sobre compras no exterior no débito e no crédito, as casas de câmbio voltaram a se tornar atraentes. Elas são a forma mais barata de conseguir recursos, principalmente se for possível fazer a troca no país de destino, fugindo de algumas taxas abusivas em nosso país superprotetor.

Por outro lado, andar com dinheiro vivo é sempre mais inseguro que andar com cartões que precisam de senhas para serem utilizados. Por isso, o preço pago pelo IOF pode acabar compensando pela segurança dada no uso do cartão ao invés do dinheiro.

O ideal é que você carregue consigo parte de seus recursos em dinheiro, parte dos recursos em um cartão de débito ou crédito internacional. A divisão fica a seu critério, mas nós recomendamos 40% do seu dinheiro para a viagem em espécie e 60% nos cartões. Lembre-se que pelo menos 30% desse dinheiro em espécie deve já sair do Brasil com você, te prevenindo contra problemas nas casas de câmbio no exterior. Desta forma, mesmo se algo acontecer com seu dinheiro vivo, você terá como se virar bem com seus cartões de crédito/débito lá fora. Só fuja dos traveler’s check, que são péssimas formas de pagamento no exterior.

Você prefere cartões ou dinheiro em espécie para comprar no exterior? Já teve problemas com casas de câmbio? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!

2 comentários para “O que é uma casa de câmbio? Compensa utilizar?”

  1. Indiana

    Tenho algumas dúvidas! Posso eu brasileiro com cartão de crédito no meu nome mas de outro país comprar euro na casa de câmbio ai no Brasil com cartão de crédito VISA! E qual o valor máximo que posso comprar! Att indiana

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Indiana, em alguns casos pode sim, desde que a casa de câmbio aceite cartão de crédito e seu cartão de crédito seja internacional

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)