Principalmente para casas com mais pessoas, os custos das contas de telefone tendem a ser cada vez mais altos, principalmente quando não há nenhum ou pouco controle sobre estes gastos. E é um dinheiro que você não verá mais em suas mãos e que quase nunca resultarão em retornos financeiros. Como nossos leitores já sabem, cortar os gastos é um dos primeiros passos rumo aos investimentos. E daremos as dicas para você cortar parte destes gastos na sua conta de telefone.

Praticamente todas as empresas de telefonia oferecem planos de ligações fixo para fixo ilimitados. Porém, com o grande número de celulares no mercado, é difícil hoje em dia alguém se comunicar por uma linha fixa. Ter uma linha fixa pode ajudar se você gosta muito de conversar com pessoas que tenham o mesmo meio de comunicação. Alguns planos possuem pacotes de minutos de ligações para celulares, o que pode ser vantajoso, dependendo do preço que for estabelecido. Tais preços são sempre melhores em promoções que envolvem a venda de um plano de internet e/ou TV a cabo. Se você precisa de pelo menos dois destes serviços, pensar em um pacote de minutos pode não ser lá tão mal negócio. O problema é que você terá de manter um controle bem rígido sobre seu tempo ao telefone.

E o controle sobre o tempo ao telefone é um problema de muitas pessoas. É fácil se deixar levar por uma boa conversa ao telefone e esquecer do tempo que você está lá. Difícil vai ser esquecer do valor da conta. Para te poupar deste problema, existem já algumas opções no mercado: telefonia VoIP, chats online e planos de operadoras com minutos ilimitados.

A primeira opção tem ligações mais baratas do que a maioria das operadoras. VoIP são programas como o Skype, que utilizam-se de créditos para fazer ligações para celulares e telefones fixos. Você pode utilizar um cartão de crédito normal para colocar estes créditos em sua conta, com muita facilidade. Este mesmo programa pode funcionar para a segunda opção, uma vez que duas pessoas que tenham uma conta Skype não pagam nada para conversar entre si. Porém, é necessária uma conexão de internet que seja pelo menos razoável para conversas de áudio e vídeo (5 Mbps). O Facebook também tem ferramentas similares de bate papo.

Custos telefonia

Cortar custos com telefonia pode ser o pontapé inicial para poupar uma grande quantia de dinheiro para investimentos. (Foto: pcworld.com)

Se a maioria das pessoas com quem você fala muito são de uma operadora específica, busque saber se esta operadora tem algum plano de minutos ilimitados em ligações para celulares da mesma operadora. Caso necessário, tenha mais de um celular, mas opte pelos planos pré-pagos. Apesar da quantidade de celulares poder assustar, um plano pré-pago com uso disciplinado pode resultar em ótimas economias.

Raramente hoje em dia um plano de conta é mais vantajoso. Pacotes de minutos, entretanto, podem ser atrativos. Uma boa forma de conseguir preços melhores é ter em mãos os valores de várias operadoras diferentes. Todas elas tem uma margem de negociação, desde que você saiba apresentar a eles as vantagens oferecidas pelos concorrentes. Importante para planos controle e de conta é a renegociação anual do contrato: prefira sempre fazê-las perto de datas festivas, como o dia das mães. As promoções tornam os serviços mais baratos ou dão a eles mais benefícios, que podem ser uma grande economia.

Agora, um outro cuidado é no uso de SMS. No Brasil, ainda não existem muitos planos de SMS ilimitadas, uma vez que elas são grande fone de lucro para as operadoras de telefonia. Prefira então utilizar torpedos via internet ou aplicativos para celulares, como o WhatsApp, para a troca gratuita de mensagens. Planos de dados caem no mesmo padrão, mas a grande maioria só sofre uma limitação de velocidade após a franquia se esgotar. Escolha um pacote pequeno inicialmente e veja como sua necessidade de dados funciona.

Por fim, escolha seu plano de acordo com suas necessidades. Planos pós-pagos são bons para aqueles que usam muito o celular por muita necessidade, principalmente de quem o trabalho depende deles. Telefones pré-pagos são bons para aqueles que tem pouca disciplina no uso de telefones e precisam aprender a se controlar. Planos controle são perfeitos para aqueles que já tem uma ideia dos custos mensais com telefone que querem ter e tem a disciplina certa para mantê-los.

Sempre opte pela comunicação via internet e pondere as opções mais baratas de se comunicar com alguém. Apesar de isso parecer um pouco chato e mecânico, o processo facilmente se tornará automático, deixando sua vida de comunicação muito mais barata.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)