Como comprar pela internet sem pagar 6.38% de IOF?

Em Câmbio por André M. Coelho

O brasileiro tem ganho a cada ano mais poder de compra. Ou seja, estamos consumindo mais e usando o dinheiro extra para realizar sonhos de consumo. E o dólar mais barato só ajuda a alimentar esse consumismo pois a cada ano que passa, compramos cada vez mais no exterior, seja pela internet, seja quando viajamos para fora do país.

Porém, toda compra no exterior feita com cartões de crédito, a forma mais comum para o pagamento de compras fora do Brasil, sobre a cobrança de IOF, o Imposto Sobre Operações Financeiras, que custa um total de 6,38% do valor original pago no cartão de crédito. Isso acaba encarecendo um pouco os produtos e podem fazer com que não valha tanto a pena fazer a compra deles fora do país. Será que temos alternativa para escapar do pagamento do IOF e assim, poder pagar menos pelos produtos?

Leia também

Como comprar no exterior sem pagar IOF?

No Brasil, existem instituições financeiras e bancos que emitem um tipo de cartão de débito internacional recarregável, um cartão pré-pago. Com o uso deste cartão, você paga 0,38% de IOF sobre a recarga e não sobre a compra, uma vez que não há fatura de cartão nem transação de câmbio no momento da compra. O cartão pré-pago paga um imposto menor e o câmbio é feito na hora que o cartão é recarregado.

Alguns destes cartões, não todos, podem ser usados para comprar em lojas na internet diretamente do exterior. Se você quer utilizar o cartão estritamente para este fim, entre em contato com a loja de onde você quer fazer a compra para saber se cartões pré-pagos são aceitos como forma de pagamento. Agora, em compras de lojas físicas no exterior, o cartão funciona como um cartão de débito normal.

Procurando menor IOF

O IOF é um dos impostos que podem tirar toda a vantagem de uma compra feira pela internet do exterior. Porém, com o cartão pré-pago, pelo menos você diminui o impacto que o IOF terá no seu bolso. (Foto: divercidade.com)

É possível o saque de dinheiro em espécie mediante o pagamento de uma tarifa extra no ato do saque, que depende da instituição que emitiu o cartão. Verifique estas tarifas antes de fazer o saque, pois elas são normalmente um pouco altas.

Cartões pré-pagos não possibilitam o parcelamento de compras e muito menos a participação em programas de milhas. Além disso, o cliente que opta por este cartão tem que lidar com o câmbio na hora do pagamento, quando é utilizado o dólar turismo, que é um pouco mais caro que o dólar comercial. Em alguns casos, fugir do IOF pode ficar mais caro por conta da cotação do dólar. Portanto, é bom ficar de olho nisso antes de confirmar a aquisição do seu cartão pré-pago.

Uma boa forma de fazer esse cálculo é pegar o dólar comercial (usado para o cartão de crédito) e o dólar turismo e multiplicar pelo valor original do produto. No primeiro resultado, do cartão de crédito, você ainda acrescenta o total de 6,38% correspondente ao IOF. No segundo, acrescente 0,38% de IOF e veja qual sai mais em conta.

Como adquirir um cartão pré-pago internacional?

Entre em contato com ser banco ou instituição financeira e solicite as opções de cartões pré-pago. Uma rápida pesquisa na internet  também te dará muitas outras opções e possibilita a comparação entre eles para você obter aquele que oferecer os melhores benefícios.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário